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Um trajeto de aprendizagem

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O presente documento surgiu, no âmbito da Unidade Curricular Relatório, inserida no Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, com o intuito de dar a conhecer o processo de aprendizagem efectuado. Os conteúdos apresentados tiveram por base o estágio realizado no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente da Urgência do Hospital de São João, no período compreendido entre 27 de Abril e 26 de Novembro de 2011, com a duração de 500 horas. A realização deste relatório teve como objectivos: apresentar de forma organizada e contextualizada o percurso efectuado ao longo do estágio, realçar as actividades desenvolvidas durante o estágio, relatar situações problema existentes e diagnosticadas, demonstrar uma atitude crítico-reflexiva face às situações encontradas, tornar o processo de aprendizagem transparente e visível, e por último, evidenciar os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas. A metodologia utilizada foi a descritiva, por me parecer a mais adequado para atingir os objectivos traçados. O trabalho foi dividido em duas partes: momentos de aprendizagem em contexto clínico e a referência às situações problema identificadas nos locais de estágio. Em ambas as partes descrevi o contexto em que surgiram, realçando a pertinência das mesmas, as actividades desenvolvidas, as estratégias sugeridas/implementadas, os trabalhos e as reflexões efectuadas, e as competências adquiridas e/ou desenvolvidas. Em último, salientei a importância da realização do estágio e do relatório para o meu desenvolvimento profissional e prática clínica, considerando que ambos contribuíram para a minha aprendizagem, permitindo-me adquirir e desenvolver as competências necessárias à especialização na área da enfermagem médico-cirúrgica.
This document has emerged within the report subject, included in the curriculum of the Nursing Master Degree with specialization in Medical-Surgical Nursing, with the aim of raising awareness about the learning process carried out during the course stage. The contents presented were based on the on-the-job training performed on the emergency department of the Hospital Centre of Vila Nova de Gaia/Espinho and on the Polyvalent Intensive Care Unit of S. João Hospital Emergency, in the period between April 27 and November 26 2011, with 500 hours duration. This report had as objectives: to present in an organized and contextualized way the journey performed along the on-the-job training accentuating the activities undertaken during the internship, report existing situations and problems diagnosed, show a critical and reflective attitude in the face of situations encountered, make the learning process transparent and visible and finally, show the knowledge gained and the skills developed. The methodology used was descriptive because I felt it was the most suitable to achieve the goals. The work was divided in two parts: learning moments in the clinical context and reference to the problem situations identified on the internship places. In both parts I described the context in which they arose, enhancing their relevance, the activities done, the suggested/implemented strategies, the work and the reflections made and the skills acquired and developed. Finally, I emphasized the importance of the internship and the report for my professional development and clinical practice, considering that both contributed to my learning, allowing me to acquire and develop the necessary skills for specialization in the medical-surgical nursing.

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