Browsing by Issue Date, starting with "2013-11-26"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Acessibilidade e envelhecimento : diferentes perceções de espaços e usosPublication . Ferreira, Rui Pedro Lourenço; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo Nuno Pinheiro de SousaO envelhecimento populacional é hoje um fenômeno observado mundialmente e que teve início nos países desenvolvidos ainda no começo do século XX. Dentre as inúmeras preocupações relacionadas ao desafio de proporcionar qualidade de vida adequada a essa população, destaca-se a oferta de ambientes mais adequados às reais necessidades dos idosos. Quando se pensa em projetar ambientes para idosos, essa abordagem apresenta-se particularmente pertinente, tendo em vista que o processo de envelhecimento modifica profundamente as relações do indivíduo com o seu ambiente. Essas novas relações implicam necessidades que dificilmente são contempladas pelos ambientes construídos das cidades, os quais são quase sempre projetados tendo-se em vista o utilizador jovem. Promover a acessibilidade dos edifícios e dos espaços públicos com ganhos de funcionalidade, é garantia de melhor qualidade de vida para todos os cidadãos. Ao garantir autonomia, derrubam-se preconceitos e favorecem-se práticas inclusivas para todos, principalmente para as pessoas com incapacidades e dificuldades de mobilidade. A cidade e os seus espaços não precisam de ser adversos, não é inevitável que aconteça. (Portugal, citado em Guia: Acessibilidade e mobilidade para todos s.d.). Ao projetar espaços, os profissionais da área de Arquitetura devem pensar nas condições de acessibilidade e preocuparam-se com as especificidades de cada pessoa. Assim, o projeto realizado foi de encontro a esta problemática, e é integrado na exigência de meios e infraestruturas próprios diretamente direcionados para o tema das acessibilidades e envelhecimento.
- Expenditure policy in Angola : impact on economic development and inequalityPublication . Delgado, Albertina da Rosa; Correia, Isabel Horta; Rapouso, PedroGovernment Expenditure (GE) is an instrument by which the State distributes resources with efficiency and responsibility. Several studies have analysed the relationship between GE and economic growth, as well as the relationship between inequality and GE by region. Studies in Africa have found a positive relationship between education and health spending with respect to economic growth, which means that the greater public investment in education and health, the greater the economic growth. In order to investigate these relationships for the Angolan case, we used the data available of the period from 1991 to 2011. This dissertation analysed the impact of different types of GE on economic growth. It was found the GE is not moving towards equilibrium of economic growth, therefore we do not have causality between different types of GE and economic growth. After this analysis of the effects of aggregate sectorial GE on the GDP growth rate of Angola we tried to understand the regional impact of GE. We concluded that the distribution policy across provincial GE is a vector that does not help to solve the inequality of income and consumption in the country. It happens that, in per capita terms, 17 of the 18 provinces receive 66% of the total funds allocated, while Luanda receives 34% of these funds. The relationship between inequality, poverty and GE is negative, which shows that the higher the per capita GE, the lower is inequality and poverty. The major challenge for the country is going through a better allocation of GE resources, in order to increase economic growth and to reduce poverty and inequality.
- Um trajeto de aprendizagemPublication . Moreira, Jorge António Pinto; Rocha, Maria Lúcia daO presente documento surgiu, no âmbito da Unidade Curricular Relatório, inserida no Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, com o intuito de dar a conhecer o processo de aprendizagem efectuado. Os conteúdos apresentados tiveram por base o estágio realizado no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente da Urgência do Hospital de São João, no período compreendido entre 27 de Abril e 26 de Novembro de 2011, com a duração de 500 horas. A realização deste relatório teve como objectivos: apresentar de forma organizada e contextualizada o percurso efectuado ao longo do estágio, realçar as actividades desenvolvidas durante o estágio, relatar situações problema existentes e diagnosticadas, demonstrar uma atitude crítico-reflexiva face às situações encontradas, tornar o processo de aprendizagem transparente e visível, e por último, evidenciar os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas. A metodologia utilizada foi a descritiva, por me parecer a mais adequado para atingir os objectivos traçados. O trabalho foi dividido em duas partes: momentos de aprendizagem em contexto clínico e a referência às situações problema identificadas nos locais de estágio. Em ambas as partes descrevi o contexto em que surgiram, realçando a pertinência das mesmas, as actividades desenvolvidas, as estratégias sugeridas/implementadas, os trabalhos e as reflexões efectuadas, e as competências adquiridas e/ou desenvolvidas. Em último, salientei a importância da realização do estágio e do relatório para o meu desenvolvimento profissional e prática clínica, considerando que ambos contribuíram para a minha aprendizagem, permitindo-me adquirir e desenvolver as competências necessárias à especialização na área da enfermagem médico-cirúrgica.
- Espaço público : mobilidade e permanência, cidade e habitação : acessibilidadesPublication . Justino, Victor Manuel Lopes; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo Nuno Pinheiro de SousaEste trabalho final de projecto pretende articular vários pontos fundamentais para o bom funcionamento da cidade, tal como as acessibilidades tanto para o transeunte como para o habitante da cidade, as vivências e interacções no espaço público urbano e o modo como a arquitectura pode ser a responsável pela qualidade do espaço público, tendo sempre em conta a relação destas temáticas com o envelhecimento demográfico. Defende-se que a diversidade nas cidades é o factor mais importante para que estas ofereçam uma boa qualidade de vida, segurança, dinâmica e bem-estar tendo como resultado cidades civilizadas. Procurar saber de que modo é que o espaço público pode funcionar tanto como um meio de mobilidade e permanência, aliado à qualidade habitacional e de vivências na cidade, é o principal objectivo na elaboração e orientação deste trabalho. Parte-se de algumas premissas em constante mudança como a envolvente, população, necessidades actuais e dinâmicas locais, para se responder a um programa a implementar num sítio que é aparentemente estático, que é o terreno de implantação. Procura-se dotar esta pequena porção de cidade, de diversidade, coesão, usos e acima de tudo, de vida. Encara-se a cidade como sendo um organismo vivo em constante mutação, em que todos os órgãos que a constituem estão de certa forma interligados e onde a arquitectura tem um papel preponderante na articulação entre eles, flexibilizando-se em busca de respostas às necessidades inerentes à cidade. Este trabalho tem um carácter fortemente relacionado com o espaço público, pois crê-se que este é o principal responsável pela qualidade da cidade, considerando-se que a cidade fazse e desenvolve-se a partir do espaço público. É ao resolver bem o espaço público, dotando-o de acessibilidade, mobiliário urbano adequado, espaços e materiais confortáveis, pensando-se a cidade como sendo de todos e para todos que se parte para a qualidade arquitectónica dos edifícios que formam a cidade.
- Ericsson : calling for helpPublication . Cunha, Alberto José Carvalho Baceira Honório; Barreto, IlídioThe Dynamic Capabilities have been at the forefront of the recent Strategic Management theoretical debate, being one of the main theories attempting to explain how companies achieve a competitive advantage in a sustainable way. In contrast to previous approaches, this perspective directly addresses the concept of rapidly changing environments, something that past approaches did not include. In fact, it is the success of a firm in such environments that constitutes the main concern of the dynamic capabilities perspective. This dissertation intends to make a contribution for the consolidation of the DCs. To that end, it comprises a real-world teaching case that illustrates this perspective in practice and helps confirm its validity as a theory. The chosen business case is the Swedish company Ericsson (especially the SonyEricsson joint venture). It comprises a situation of a company in a rapidly changing industry, and aims at proving further evidence on the ability of the firm to address such an environment and thus significantly influence its performance. The case findings point to the fact that companies often fail to succeed if they lack dynamic capabilities, especially in dynamic environments.
- Da admissibilidade do direito de retenção no contrato de empreitada de construção imobiliáriaPublication . Correia, Armando Francisco Gonçalves; Proença, José Carlos Brandão
- Organizações Magis : o contributo de uma liderança inaciana para o desempenho organizacionalPublication . Lourenço, António Maria Gaspar da Encarnação dos Santos; Ilharco, FernandoNesta investigação, procurámos analisar as formas de liderança no seio da Companhia de Jesus e compreender de que modo esse modelo contribui para o desempenho organizacional desta Ordem religiosa com quase 500 anos de História. À luz de algumas teorias de liderança e de desempenho organizacional, verificámos que toda Companhia de Jesus está centrada em torno da missão, o que faz com que todos os instrumentos organizacionais sejam delineados tanto quanto contribuam para o mesmo fim. A forte centralização na estrutura é algo necessário para a grande autonomia individual dada a cada membro da organização e vice-versa. Tendo como pano de fundo a importância de atualizar a organização a partir daquela que é a sua essência, a consciência da missão é estrutural, a par de uma avaliação individual e coletiva, no sentido de tornar cada pessoa mais capaz e, assim, a organização o melhor possível. Parte deste ato de potenciar o máximo de cada um – o magis –, passa também pela capacidade de delegação e responsabilização dos colaboradores, confiando neles e contribuindo, deste modo, para que os próprios colaboradores se sintam verdadeiramente como parte integrante da organização e instrumentos que, pelo seu trabalho, fazem uma organização melhor, dando assim mais sentido à missão de cada um.
- The impact of stronger patent protection on innovation’s levelPublication . Pedro, Joana Filipa Fernandes; Vasconcelos, Hélder; Mendes, EvaristoO objetivo principal desta tese é estudar o impacto que uma maior protecção das patentes tem no nível de inovação, utilizando dados transversais para Portugal, Europa e Estados Unidos da América. Como medida do nível de inovação foi usado o número de pedidos de patentes e para avaliar o nível de proteção do sistema de patentes foram usados vários índices de direitos de patentes, como é o caso do Índice de Ginarte e Park e o Índice de Direitos de Propriedade Intelectual. Os resultados evidenciam um efeito positivo entre o nível de protecção das patentes e o nível de inovação.
- O significado do arranjo pessoal para o idoso e uma vida de qualidadePublication . Bastos, Vera Lúcia Pinto; Vieira, Margarida; Almeida, ArmandoO Arranjo Pessoal apresenta-se como um tipo de Autocuidado, e desta forma, como um foco de Enfermagem, no qual o enfermeiro possui toda a autonomia de intervenção. Apesar da investigação nesta área ser bastante extensa, relativamente a este tema específico, revela-se um pouco limitada. Assim, surgiu a necessidade de estudar as experiências de vida de um conjunto de idosos, de forma a perceber o significado do seu Arranjo Pessoal com vista a uma vida de qualidade. Neste contexto, e seguindo o caminho apontado por Van Manen (1990), desenvolvemos um estudo fenomenológico com o intuito de tentar perceber não só a vivência do Arranjo Pessoal, mas também o significado que as pessoas lhe atribuem. Neste sentido, selecionou-se uma amostra de conveniência, composta por seis idosos. Como método de colheita de dados foi utilizada a entrevista não estruturada e feita uma análise do significado da informação obtida. O Arranjo Pessoal apesar de variar de individuo para individuo, dependendo do contexto e do meio em que este se insere, mostra-se de enorme relevância na vida dos participantes, alguns com maior consciência disso, outros nem tanta. Percebe-se o quão lhes é benéfico cuidarem de si, e as consequências que essa atividade lhes traz por si mesmos, e lhes traz mediante o efeito que provoca nas pessoas que os rodeiam. Por outro lado, pode mostrar-se bastante danoso e limitador, quando ausente ou quando inadequado a determinado momento. Seja pela possibilidade de crítica externa, seja por não se reconhecerem na forma como se encontram. O enfermeiro poderá revelar um papel fundamental, no diagnóstico, na intervenção, e na avaliação das respostas que os indivíduos manifestam face a problemas/inadaptações decorrentes deste foco. Deverá perceber as expectativas de cada pessoa na sua especificidade, perceber de que forma o arranjo é vivenciado por cada um, e agir de forma a melhorar ou manter a qualidade de vida das pessoas com quem contacta.
- O papel ético da arquitectura : acessibilidades como elemento de coesão socialPublication . Pereira, Benjamim Fernandes; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo Nuno Pinheiro de SousaEste trabalho de projecto centra-se principalmente em três elementos fundamentais de análise, e desenvolve uma reflexão em torno das noções de cidade, sociedade e arquitectura. Como objectivo principal, pretende-se discutir a relação complexa destas temáticas apresentadas, inseridas no contexto demográfico actual, do papel ético das acessibilidades, dos modos de habitar e envelhecer no Séc. XXI. A materialização desta discussão constrói uma proposta de intervenção para um local e um programa específico. Como proposta de arquitectura num contexto citadino, a complexidade da paisagem urbana assume-se de um ponto de partida essencial, na compreensão do seu metabolismo heterogéneo, plural, diversificado e em constante mutação. Procura-se saber como a sociedade interage com este meio, sendo ele igualmente complexo, diversificado e em permanente transformação, percepciona, compreende e vivencia. Cabe então à arquitectura desenvolver essa articulação entre cidade e sociedade, procurar uma responsabilidade ética e social na construção de espaços. Perante uma realidade complexa, que características devem então fazer parte do desenho do espaço arquitectónico que traduzem à permanência e utilização de igual forma? Qual deve ser o papel da arquitectura na realidade actual? Como desenvolver uma arquitectura ética baseada nas necessidades de cada indivíduo? São estas interrogações que estruturam e organizam o pensamento ao longo deste trabalho. Apresentados os pressupostos teóricos, procede-se a uma análise e compreensão do local de intervenção, expondo todas as variáveis que concretizam a proposta final de projecto. São ainda apresentados as diversas escalas de intervenção, desde a componente urbana à escala do edifício. Este processo pretende oferecer uma resposta contextualizada com a realidade da cidade e da própria sociedade, onde se procede a uma regeneração urbana com a finalidade de desenvolver uma postura ética e de integração social. O papel ético da arquitectura é cada vez mais importante na construção de espaços acessíveis, de qualidade, que possam ser utilizados por todos sem excepção. A cidade como um espaço de todos para todos.