Repository logo
 
Publication

O andebol como estratégia de inserção social de raparigas filhas de imigrantes cabo-verdianos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Isabel Maria Paula Amado de Freitas
dc.contributor.authorTavares, Maria Assunção Fernandes Lopes
dc.date.accessioned2016-12-07T14:10:57Z
dc.date.issued2015-03-17
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractEsta dissertação é um caso de estudo de um projeto andebolístico aqui analisado como estratégia de inclusão social de raparigas filhas de imigrantes cabo-verdianos. Considera-se o projeto a partir de 3 momentos de desenvolvimento, de acordo com o local físico em que as jovens atletas estiveram envolvidas (Bairro da Pedreira dos Húngaros, Bairro da Outurela ou ambos os locais), ao longo de 22 anos de existência. Foram entrevistadas 22 atletas. Visa identificar as competências treinadas no andebol que podem ser transferidas para a vida pessoal, familiar, social, escolar e profissional, identificar as motivações das jovens para a prática desportiva e recensear os vetores que fazem do desporto uma prática social inclusiva. A construção teórica é alicerçada num quadro concetual que considera três eixos problematizadores: os lugares da exclusão social, conforme propostos por Stoer, Magalhães e Rodrigues (2004); o processo de inclusão pelo desporto, proposto por Bailey (2005;2008) e Maxwel (2013); e os processos de aprendizagem tomando-os como elementos necessários para o desenvolvimento positivo dos jovens, segundo a visão de Fraser et al (2005) e Coutinho (2008). A análise de conteúdo está estruturada em cinco dimensões do discurso das atletas: as condições de habitabilidade e vida comunitária, o ambiente familiar e a relação entre pais e filhas, as memórias da escola e do percurso escolar, a vida desportiva e associativa e os processos de identidade e pertença. Os resultados sugerem que o andebol (I) contribuiu para o desenvolvimento pessoal e social das atletas, (II) transformou-se em enpowerment, com reforço da identidade e promotor da inclusão social e (III) as sinergias que assim surgiram entre as atletas, a família e a comunidade permitiram melhorar o percurso social das atletas e afirmar uma cultura de pertença dupla – cabo-verdianas e portuguesas.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation is a case study of a handballistic project which here is analysed as a social inclusion strategy for girls, daughters of Cape Verdean immigrants. The project is approached from three perspectives of development taking into account the physical environment that the young athletes were involved in (Pedreira dos Húngaros and Outurela neighborhoods, or both) throughout 22 years of the existence of this project. 22 athletes were interviewed. First, it aims to identify the competences acquired in handball, which may be transferred to personal, familiar, social, educational and professional life; secondly, it aims to identify young girls’ motivations for the practice of sports; and, last, it aims to analyse the mentors who have contributed to make sports an inclusive social practice. Theory is supported by concepts that highlight three issues: the places of social exclusion, as proposed by Stoer, Magalhães e Rodrigues (2004); the process of inclusion through sports, proposed by Bailey (2005;2008) e Maxwel (2013); and the learning processes as being an elemental tool for the positive development of youth, according to Fraser et al (2005) and Coutinho (2008). The content analysis is structured in five sub-areas based on the athletes’ discourse: housing conditions and community life, family environment and the relationship between parents and daughters, school memories and its path, sporting and associative life, and the processes of identity and belonging. The results suggest that handball (I) contributed to the athletes’ personal and social development, (II) transformed itself through empowerment reinforcing identity and promoting social inclusion, and (III) created synergies among the athletes, their family and community allowing an improvement on the social route of the athletes and an affirmation on a culture of dual belonging - Cape Verdean and Portuguese.pt_PT
dc.identifier.tid201328011pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20989
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectExclusão e inclusão socialpt_PT
dc.subjectInserção pelo desportopt_PT
dc.subjectAndebolpt_PT
dc.subjectAtletas femininas descendentes de cabo-verdianaspt_PT
dc.subjectSocial exclusion and inclusionpt_PT
dc.subjectIntegration/insertion through sportpt_PT
dc.subjectHandballpt_PT
dc.subjectFemale athletes Cape Verdean descendantspt_PT
dc.titleO andebol como estratégia de inserção social de raparigas filhas de imigrantes cabo-verdianospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Serviço Social

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201328011.pdf
Size:
762.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: