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Desenvolvimento de um jogo physics-based em ambiente iOS

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
dc.contributor.advisorKunz, Sahra
dc.contributor.advisorMegre, Ricardo
dc.contributor.authorCunha, João Nuno de Oliveira e
dc.date.accessioned2015-05-18T14:36:19Z
dc.date.available2015-05-18T14:36:19Z
dc.date.issued2013-06-21
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractThis dissertation aims to study and analyze the evolution of mobile gaming, as well as its market and change brought to the society due to its expansion and usage. The focus of study passes through physics-based games that have become very popular in the digital stores of producers of smartphones and tablets. It will also focus on the processes required to develop a game with its gameplay centered on physics. The industry of smartphones and tablets has grown strong in the market of gadgets and has become more present in people's lives. The concept of mobile technology is no longer a surprise, surpassing the portability of personal computers. This dissertation seeks to make an approach to the history of the growth of the mobile industry, passing through the mobile gaming industry, the rise of mobile applications, physics-based games popular App Store and the Google Store, and also the use of Unity 3D engine while trying to understand the advantages and methods of its operation that allow developing similar games for the same platforms. Among the most popular games refered, we can talk about Angry Birds, Cut the Rope, World of Goo, Tiny Wings, Bastion and Fruit Ninja. Along with the dissertation it a mockup of a video game was developed for a mobile platform (Dead Harvest for iPhone) in which were put into practice some methods of 3D production that enable aim to have good results in terms of performance on a platform such as the iPhone. Since this was a mockup of the game it was not needed the use of a game engine such as Unity.por
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo o estudo e análise da evolução do mobile gaming, bem como do seu mercado e das tendências criadas por associação. Em concreto, o foco de estudo passa pelos jogos physics-based que se tornaram muito populares nas lojas digitais das produtoras de smartphones e tablets mais populares do mundo. Será também feita uma análise dos processos necessários para desenvolvimento de um jogo com a jogabilidade centrada na física. A indústria dos smartphones e dos tablets tem vindo a ganhar um lugar forte no mercado de gadgets e tem vindo a tornar-se cada vez mais presente na vida das pessoas. O conceito de tecnologia móvel já não é uma novidade, ultrapassando a portabilidade dos computadores pessoais. Na dissertação procura-se fazer uma aproximação à história do crescimento da indústria móvel, abordando-se o mobile gaming, a indústria das aplicações móveis, os jogos physics-based mais populares da App Store e da Google Store e também a utilização do motor de jogo Unity tentando entender as vantagens e métodos de funcionamento que permitem desenvolver jogos semelhantes para as mesmas plataformas. Entre os jogos mais populares podemos falar de Angry Birds, Cut the Rope, World of Goo, Tiny Wings, Bastion e Fruit Ninja. Juntamente com a dissertação foi desenvolvido um mockup de um videojogo para uma plataforma móvel (Dead Harvest) onde foram colocados em prática alguns métodos de produção de 3D que permitem obter bons resultados em termos de performance numa plataforma como é o caso do iPhone. Já que se tratou apenas de um mockup e não da concepção do jogo propriamente dito, ultrapassou-se a utilização de um motor de jogo como é o caso do Unity.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/17644
dc.language.isoporpor
dc.subjectiPhonepor
dc.subjectAppspor
dc.subjectPhysics-basedpor
dc.subjectGamepor
dc.subjectMobile gamingpor
dc.subjectDevelopmentpor
dc.subjectJogospor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.titleDesenvolvimento de um jogo physics-based em ambiente iOSpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Som e Imagem

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