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Na procura da excelência no cuidar…

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Mestrado de Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, este relatório pretende demonstrar todo o trabalho e percurso efetuados na aquisição de competências na área de especialização nos diferentes contextos da prática, ou seja, serviço de urgência e serviço de medicina intensiva. Na sua elaboração foi adotada a metodologia descritiva, crítico-reflexiva, com recurso à pesquisa bibliográfica em bases de dados científicas rigorosas e credíveis. O presente trabalho encontra-se estruturado em quatro partes, sendo elas: a introdução, os contributos na aquisição de competências área de especialização, a contextualização da prática e por fim a conclusão. Deste percurso posso realçar o desenvolvimento de competências, nas várias áreas de atuação do enfermeiro especialista, tais como, responsabilidade profissional, ética e legal; melhoria contínua da qualidade, desenvolvimento das aprendizagens profissionais e na gestão de cuidados. Assim, salienta-se as atividades desenvolvidas para a aquisição destas competências, sendo a base de todo o processo de aprendizagem. O serviço de urgência e o serviço de medicina intensiva são hoje contextos facilitadores na aquisição destas competências, exigindo do enfermeiro a capacidade de saber ser, de saber fazer e de saber estar. A formação contínua é hoje a essência dos cuidados, tornando-se fundamental para a qualidade dos mesmos. A criação da uma metodologia de trabalho eficaz, o desenvolvimento de habilidades técnicas e comunicacionais, a elaboração de diagnósticos nas áreas/situações potencialmente problemáticas na prestação de cuidados, a aplicação da prática baseada na evidência, são hoje os fundamentos da enfermagem enquanto ciência do cuidar. O tema da segurança do doente foi o caminho identificado para a implementação de estratégias que visam a utilização segura do medicamento, uma vez que, estes contextos da prática são propícios à ocorrência de eventos adversos. Para terminar, este relatório vem assim, servir de ferramenta para o reconhecimento da aquisição das competências anteriormente enumeradas, bem como, para obtenção de grau de mestre, tendo permitido o meu desenvolvimento pessoal e profissional enquanto enfermeira, na prestação de cuidados.
Within the course unit – final internship and report, of the 12th Master of Nursing course syllabus with specialization in medical-surgical nursing, this report aims to demonstrate all the work and the skill acquisition approach in the area of specialization in different practice contexts, such as, emergency and intensive care unit. In its conception, it was adopted the descriptive, critical-reflexive methodology, using bibliographic research in rigorous and credible scientific databases. This report is structured in four parts, which are: introduction, the contributes of acquiring competencies in an area of specialization, practice contextualization, and lastly, the conclusion. From this journey, I can point out the competency's improvement in many specialist nurse areas of expertise, such as, professional responsibility, ethical and legal; quality continuous improvement; professional learnings development and care management. Therefore, it should be noted that the activities performed to acquire competencies are the base of all learning process. The emergency and the medical intensive care unit are currently the enablers for these skills acquisition, demanding nurses to know how to be and how to do. Continuous training is now the essence of care, becoming essential for their quality. The establishment of an effective work methodology, the development of technical and communication skills, the diagnosing in potentially problematic areas / situations in providing care, the implementation of evidence-based practice are currently the fundamentals of nursing as a care science. The patient safety subject was the identified path for the strategy's implementation, aiming the drug safe use, since these practices are conducive to the occurrence of adverse events. In conclusion, this report serves as an acknowledging of the acquired skills previously listed, as well as obtaining a master's degree, having allowed my personal and professional development as a nurse, in providing care.

Description

Keywords

Segurança do doente Enfermagem Qualidade dos cuidados Segurança do medicamento Patient safety Nursing Quality care Drug safety

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