Repository logo
 
Publication

Questionário sobre hiperatividade para professores

dc.contributor.authorLeal, Maria
dc.contributor.authorDias, Pedro
dc.date.accessioned2014-04-15T16:08:10Z
dc.date.available2014-04-15T16:08:10Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractA construção do Questionário sobre Hiperatividade para Professores (QHP) fundamentou-se no propósito de recolher dados sobre o conhecimento dos professores acerca da Perturbação de Hiperatividade com Défi ce de Atenção, no âmbito de um estudo académico. Neste sentido, foi necessário construir um instrumento para operacionalizar as seguintes variáveis: conhecimento dos professores acerca da PHDA, estratégias utilizadas face à problemática, comportamento do aluno e sua realização académica. De forma a avaliar as características psicométricas do QHP, a consistência interna das trinta e quatro questões relacionadas com o conhecimento do docente face à PHDA foi avaliada através do alpha de Cronbach, após a aplicação do QHP junto de uma amostra de 167 professores. O valor de alpha encontrado foi de 0.82, conferindo desta forma uma boa consistência interna do QHP.por
dc.description.abstractThe e Questionnaire on Hyperactivity for Teachers (QHT), was developed in order to collect data on teachers’ knowledge about Hyperactivity Disorder Attention defi cit as part of an academic study. Th e QHT operationalizes the following variables: teachers’ knowledge about ADHD, strategies used to address problematic student behaviour and their academic achievement. In order to evaluate the psychometric properties of the QHT, internal consistency of the thirty-four questions related to knowledge of the teacher in the face of ADHD was assessed, aft er applying the Questionnaire to a sample of 167 elementary school teachers. Cronbach’alpha coeffi cient was 0.82, showing that the QHT is a reliable instrument to use with elementary school teachers.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationLEAL, Maria ; DIAS, Pedro - Questionário sobre hiperatividade para professores. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Nº 10 (2011), p. 123-138por
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2011.3333
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/14055
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesapor
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectQuestionáriopor
dc.subjectConsistência internapor
dc.subjectHiperatividadepor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectQuestionnaire
dc.subjectInternal consistency
dc.subjectHyperactivity
dc.subjectTeachers
dc.titleQuestionário sobre hiperatividade para professorespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage138
oaire.citation.startPage123
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacional
oaire.citation.volume10
person.familyNameDias
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-idF01F-06AB-2F6D
person.identifier.orcid0000-0002-1936-5363
person.identifier.scopus-author-id37017249000
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication8bbc51da-41c8-4916-99c9-b5fab933a56e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8bbc51da-41c8-4916-99c9-b5fab933a56e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Questionário sobre hiperatividade para professores.pdf
Size:
105.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: