Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Questionário sobre hiperatividade para professores

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A construção do Questionário sobre Hiperatividade para Professores (QHP) fundamentou-se no propósito de recolher dados sobre o conhecimento dos professores acerca da Perturbação de Hiperatividade com Défi ce de Atenção, no âmbito de um estudo académico. Neste sentido, foi necessário construir um instrumento para operacionalizar as seguintes variáveis: conhecimento dos professores acerca da PHDA, estratégias utilizadas face à problemática, comportamento do aluno e sua realização académica. De forma a avaliar as características psicométricas do QHP, a consistência interna das trinta e quatro questões relacionadas com o conhecimento do docente face à PHDA foi avaliada através do alpha de Cronbach, após a aplicação do QHP junto de uma amostra de 167 professores. O valor de alpha encontrado foi de 0.82, conferindo desta forma uma boa consistência interna do QHP.
The e Questionnaire on Hyperactivity for Teachers (QHT), was developed in order to collect data on teachers’ knowledge about Hyperactivity Disorder Attention defi cit as part of an academic study. Th e QHT operationalizes the following variables: teachers’ knowledge about ADHD, strategies used to address problematic student behaviour and their academic achievement. In order to evaluate the psychometric properties of the QHT, internal consistency of the thirty-four questions related to knowledge of the teacher in the face of ADHD was assessed, aft er applying the Questionnaire to a sample of 167 elementary school teachers. Cronbach’alpha coeffi cient was 0.82, showing that the QHT is a reliable instrument to use with elementary school teachers.

Description

Keywords

Questionário Consistência interna Hiperatividade Professores Questionnaire Internal consistency Hyperactivity Teachers

Citation

LEAL, Maria ; DIAS, Pedro - Questionário sobre hiperatividade para professores. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Nº 10 (2011), p. 123-138

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue