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Progresso para especialista e mestre em cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica

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O desenvolvimento e evolução da enfermagem enquanto disciplina e ciência, envolve o enfermeiro na procura da excelência da sua prática clínica, tornando-a cada vez mais específica de acordo com a área onde é exercida. Aliar novos conhecimentos à aquisição de competências baseadas em evidência conduz à transformação pessoal e profissional, que se repercute em ganhos na qualidade dos cuidados prestados e acrescenta valor à enfermagem. O presente relatório reflete a mudança enquanto enfermeira e o progresso para Mestre em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, enquadra-se na unidade curricular designada por Estágio Final e Relatório referente ao plano de estudos do 15º curso de Mestrado do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa do Porto, foi desenvolvido numa unidade de Cuidados Intensivos Polivalente e em Emergência Extra-Hospitalar no período de 5 de setembro a 17 de dezembro de 2022. Os objetivos deste relatório são descrever os contextos para crescimento profissional; refletir sobre a obtenção de competências para o grau de Mestre em Enfermagem; redigir a análise crítica, reflexiva e descritiva da conceção da prática de cuidados especializados, com base na evidência científica e na aquisição de competências dos Domínios das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. A metodologia utilizada é descritiva, analítico-reflexiva e fundamentada pela pesquisa em bases de dados científicas. Encontra-se dividido em dois capítulos principais, no primeiro descreve-se a fundamentação que sustenta o desenvolvimento da aprendizagem, no segundo a abordagem às novas competências, experiências e atividades incrementadas. A vulnerabilidade da pessoa em situação crítica e o ambiente em que está inserido potenciam a ocorrência de incidentes com possíveis danos. Como tal, elaborou-se uma sugestão de melhoria da qualidade e segurança dos cuidados, intitulada de “Incidentes de Segurança em Cuidados Intensivos”. Na promoção da melhoria da gestão da qualidade, a Supervisão Clínica garante práticas consistentes e seguras, orientando o estudante e o profissional, tendo sido elaborado um “Guia de Supervisão Clínica para Estudantes da Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica”. Para o crescimento das aprendizagens profissionais, outro contributo foi concretizado através de uma revisão da literatura, sobre a temática ventilação não invasiva. Concluiu-se que a dispneia é uma ocorrência frequente e a VNI Bi-nível apresenta-se como medida não invasiva de eleição, a ser protocolada para que os enfermeiros a possam utilizar com segurança e qualidade em diversas causas respiratórias.
The development and evolution of nursing as a discipline and science involves nurses in the search for excellence in their clinical practice, becoming increasingly specific according to the area where it is exercised. Grounding new knowledge to the acquisition of evidence-based competencies leads to personal and professional transformation, which has repercussions on gains in the quality of care provided and adds value to nursing. This report reflects the change as a nurse and the progress for a Master in Nursing with specialization in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing to the Person in Critical Situation, is part of the curricular unit designated as final internship and report referring to the study plan of the 15th Master's course of the Institute of Health Sciences of the Universidade Católica Portuguesa of Porto, was developed in a Multipurpose Intensive Care unit and In Extra-Hospital Emergency from September 5 to December 17, 2022. The objectives of this report are to describe the contexts for professional growth; reflect on obtaining competencies for the Master's degree in Nursing; to write the critical, reflexive and descriptive analysis of the specialized care practice, based on scientific evidence and the acquisition of competencies of the Domains of Common Competencies of the Specialist Nurse and the Specific Competencies of the Specialist Nurse in Medical-Surgical in the area of Nursing to the Person in Critical Situation. The methodology used is descriptive, analytical-reflective and based on research in scientific databases. It is constituted into two main chapters, the first describes the foundation that sustains the development of learning, in the second approach to new skills, experiences and increased activities. The vulnerability of the person in critical situation and the environment in which they are inserted enhance the occurrence of incidents with possible damage. As such, a suggestion was made to improve the quality and safety of care entitled "Safety Incidents in Intensive Care". In promoting the improvement of quality management, Clinical Supervision ensures consistent and safe practices, guiding the student and the professional, and a "Clinical Supervision Guide for Students of the Specialization in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing to the Critical ill" has been elaborated. For the growth of professional learning, another contribution was made through a literature review on the theme of non-invasive ventilation. It was concluded that dyspnoea is a frequent occurrence and Bi-level NIV is a non-invasive measure of choice, to be filed so that nurses can use it safely and quality in various respiratory causes.

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Enfermagem Especialista Supervisão clínica Incidentes de segurança Ventilação não invasiva Pessoa em situação crítica Nursing Specialist Clinical supervision Safety incidents Non-invasive ventilation Critical ill

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