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- Progresso para especialista e mestre em cuidados de enfermagem à pessoa em situação críticaPublication . Moreira, Carla Marisa Antunes; Neves, Vasco Manuel da SilvaO desenvolvimento e evolução da enfermagem enquanto disciplina e ciência, envolve o enfermeiro na procura da excelência da sua prática clínica, tornando-a cada vez mais específica de acordo com a área onde é exercida. Aliar novos conhecimentos à aquisição de competências baseadas em evidência conduz à transformação pessoal e profissional, que se repercute em ganhos na qualidade dos cuidados prestados e acrescenta valor à enfermagem. O presente relatório reflete a mudança enquanto enfermeira e o progresso para Mestre em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, enquadra-se na unidade curricular designada por Estágio Final e Relatório referente ao plano de estudos do 15º curso de Mestrado do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa do Porto, foi desenvolvido numa unidade de Cuidados Intensivos Polivalente e em Emergência Extra-Hospitalar no período de 5 de setembro a 17 de dezembro de 2022. Os objetivos deste relatório são descrever os contextos para crescimento profissional; refletir sobre a obtenção de competências para o grau de Mestre em Enfermagem; redigir a análise crítica, reflexiva e descritiva da conceção da prática de cuidados especializados, com base na evidência científica e na aquisição de competências dos Domínios das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. A metodologia utilizada é descritiva, analítico-reflexiva e fundamentada pela pesquisa em bases de dados científicas. Encontra-se dividido em dois capítulos principais, no primeiro descreve-se a fundamentação que sustenta o desenvolvimento da aprendizagem, no segundo a abordagem às novas competências, experiências e atividades incrementadas. A vulnerabilidade da pessoa em situação crítica e o ambiente em que está inserido potenciam a ocorrência de incidentes com possíveis danos. Como tal, elaborou-se uma sugestão de melhoria da qualidade e segurança dos cuidados, intitulada de “Incidentes de Segurança em Cuidados Intensivos”. Na promoção da melhoria da gestão da qualidade, a Supervisão Clínica garante práticas consistentes e seguras, orientando o estudante e o profissional, tendo sido elaborado um “Guia de Supervisão Clínica para Estudantes da Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica”. Para o crescimento das aprendizagens profissionais, outro contributo foi concretizado através de uma revisão da literatura, sobre a temática ventilação não invasiva. Concluiu-se que a dispneia é uma ocorrência frequente e a VNI Bi-nível apresenta-se como medida não invasiva de eleição, a ser protocolada para que os enfermeiros a possam utilizar com segurança e qualidade em diversas causas respiratórias.
- Estratégias de ensino ativas para o desenvolvimento de competências técnico-artísticas e socioemocionais dos alunos de iniciação ao violinoPublication . Duarte, Helena Deolinda Sobreiro; Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa - Porto, encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, faz-se a descrição do percurso realizado durante a Prática Profissional (PP), efetuada no ano letivo de 2021/2022, nas áreas de especialização de Instrumento - Violino e Classe de Conjunto, e na segunda parte, apresenta-se, no formato de artigo científico, a investigação qualitativa que foi realizada na PP, relativamente à conceção, planificação, implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), subordinado ao tema “Estratégias de ensino ativas para o desenvolvimento de competências técnico-artísticas e socioemocionais dos alunos de Iniciação ao Violino”. A Prática Profissional foi realizada no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina (CRAMC), tendo como orientadora científica a Professora Doutora Luísa Orvalho e como orientador pedagógico cooperante o Professor Nuno Rodrigues. A motivação para a implementação deste projeto de intervenção surgiu da necessidade, sentida empiricamente, de proporcionar experiências inovadoras de aprendizagem aos alunos de Iniciação ao Violino do CRAMC, que, devido aos impactos da pandemia de COVID-19, viram o contexto de ensino e aprendizagem do Conservatório muito comprometido. O PIP, materializado numa série de 10 aulas de grupo temáticas denominadas “À Quarta…família com arte”, contou com a participação de 6 alunos de Iniciação ao Violino e respetivos pais/encarregados de educação. Perceber o impacto causado no desenvolvimento transversal de competências dos alunos participantes, com a criação das aulas de grupo heterogéneas, o envolvimento parental ativo e regulado e a utilização de recursos digitais, foi o principal objeto de estudo desta investigação. A investigação do tipo naturalista, de natureza essencialmente qualitativa, seguiu uma abordagem metodológica de aproximação à Investigação-Ação (I-A), utilizou como técnicas de recolha e produção de dados a observação direta e participante, notas de campo registadas no diário de bordo da investigadora, registos digitais e audiovisuais das sessões, o feedback qualitativo durante todo o processo e inquéritos por questionário aplicados aos alunos e encarregados de educação no início e no fim da intervenção pedagógica. Os resultados obtidos permitem afirmar que a inovação pedagógica das diferentes estratégias dinamizadas no decorrer do PIP, contribuíram de forma muito significativa para o desenvolvimento emparelhado de competências técnico-artísticas e socioemocionais dos alunos participantes, manifestadas na evolução do nível técnico do instrumento e no estabelecimento de relações interpessoais de qualidade.
- Harnessing the potential of older workers through relationships at work: social support, feedback, and performancePublication . Marques, Tatiana; Ramos, Sara; Patient, David; Bobocel, RamonaWith the aging of the global workforce, it is crucial to deepen our understanding of how to keep older workers healthy, motivated, and productive. In this research, we integrate job design with socioemotional selectivity theory to propose that social job characteristics relate to employee performance differently for older and younger workers. Specifically, in a 3-wave survey (N = 454), we tested employee age as a moderator of the relationships between receiving social support and feedback at work, and performance, as well as giving social support and feedback at work, and performance. The results showed that, in general, both receiving and giving social support and feedback are associated more strongly with the performance of older than younger workers. The findings provide important theoretical implications for the study of aging and work; they also offer practical applications for creating workplaces in which older workers can reap the benefits of social relationships to remain productive.
- Strategies to assess the impact of sustainable functional food ingredients on gut microbiotaPublication . Carvalho, Nelson Mota de; Oliveira, Diana Luazi; Costa, Célia Maria; Pintado, Maria Estevez; Madureira, Ana RaquelNowadays, it is evident that food ingredients have different roles and distinct health benefits to the consumer. Over the past years, the interest in functional foods, especially those targeting gut health, has grown significantly. The use of industrial byproducts as a source of new functional and sustainable ingredients as a response to such demands has raised interest. However, the properties of these ingredients can be affected once incorporated into different food matrices. Therefore, when searching for the least costly and most suitable, beneficial, and sustainable formulations, it is necessary to understand how such ingredients perform when supplemented in different food matrices and how they impact the host's health. As proposed in this manuscript, the ingredients' properties can be first evaluated using in vitro gastrointestinal tract (GIT) simulation models prior to validation through human clinical trials. In vitro models are powerful tools that mimic the physicochemical and physiological conditions of the GIT, enabling prediction of the potentials of functional ingredients per se and when incorporated into a food matrix. Understanding how newly developed ingredients from undervalued agro-industrial sources behave as supplements supports the development of new and more sustainable functional foods while scientifically backing up health-benefits claims.
- Cuidar da pessoa em situação crítica : desenvolvimento de competênciasPublication . Teiga, Cristina Marisa Alves; Neves, Vasco Manuel da SilvaPara a prática especializada em Enfermagem Médico-Cirúrgica é imprescindível o desenvolvimento de competências com vista a prestação de cuidados, à pessoa em situação crítica, seguros e com qualidade. Através da elaboração deste relatório, com recurso a uma metodologia descritiva e reflexiva das atividades desenvolvidas, pretendo demostrar a aquisição dessas competências obtidas ao longo da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório do 15º Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. O estágio decorreu em dois contextos distintos, primeiramente num Serviço de Urgência seguido de um Serviço de Cuidados Intensivos. Contextos que permitem o desenvolvimento de habilidades e capacidades para a aquisição de competências comuns do Enfermeiro Especialista e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. O estabelecimento prévio de objetivos, com base nestas competências, serviu como fio condutor tanto no percurso do estágio como na realização deste relatório. O desenvolvimento engloba três capítulos, o primeiro descreve o contributo do estágio do primeiro ano do curso, realizado em contexto de cuidados intensivos coronários. No segundo capítulo são contextualizados os campos de estágio, e posteriormente é feita a descrição e análise crítica e reflexiva das atividades desenvolvidas com o propósito de alcançar os objetivos previamente definidos e a aquisição de competências especializadas. Durante este percurso de desenvolvimento de competências foram realizadas revisões bibliográficas em cada contexto de estágio. Tiveram como objetivo procurar a melhor evidência de cuidados de enfermagem: na prevenção de complicações associadas à administração de amiodarona por veia periférica, nomeadamente a flebite; na prevenção da úlcera por pressão associada à ventilação mecânica não invasiva; e na comunicação de más notícias ao doente e família/cuidador. A elaboração destes trabalhos permitiu identificar oportunidades de melhoria na prática clínica, garantindo cuidados de enfermagem de qualidade, baseados em evidência. As experiências do estágio complementadas com a atividade reflexiva sobre as atividades desenvolvidas, baseadas em evidência científica, permitiram o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Traduzindo-se num contributo de relevo, enquanto futura enfermeira especialista, para a prestação de cuidados com qualidade.
- O percurso para a excelência nos cuidados à pessoa em situação críticaPublication . Rocha, Sandra Patrícia Santos; Neves, Vasco Manuel da SilvaO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa e evidencia o percurso efetuado durante os estágios na Unidade Curricular: Estágio Final e Relatório para aquisição de conhecimentos e de competências na área da pessoa em situação crítica, de modo a adquirir o título de enfermeira especialista e de mestre nesta área. Esta Unidade Curricular é composta por dois contextos de estágio, um que foi realizado no ambiente pré-hospitalar e o outro numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, no período de 5 de setembro de 2022 a 17 de dezembro de 2022. A metodologia selecionada foi a descritiva e crítico-reflexiva fundamentada com a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de descrever e fundamentar o caminho percorrido para a aquisição de conhecimento e competências. A preocupação na realização de uma prática de excelência nos cuidados à pessoa crítica traduziu-se na realização de algumas atividades que promovem a melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados e o desenvolvimento das aprendizagens profissionais. Com o intuito de melhorar a comunicação na transição dos cuidados da pessoa em situação crítica para o serviço de urgência, realizei uma revisão da literatura para identificar os fatores que influenciam a comunicação nesse período, sensibilizando os profissionais para uma melhoria da comunicação, traduzindo-se numa maior segurança para a pessoa em situação crítica. Com o objetivo de melhorar a prevenção e controlo de infeção na unidade de cuidados intensivos polivalente, realizei também uma revisão da literatura sobre as melhores práticas nos cuidados de higiene oral na pessoa em situação crítica submetida a ventilação mecânica invasiva para a prevenção da pneumonia associada à ventilação e concluí que a mesma deve ser realizada três vezes por dia com escovagem manual e gluconato de clorexidina a 0.2%. Ao longo deste caminho, adquiri competências no cuidar da pessoa em situação crítica e família/cuidador, na gestão de cuidados, na comunicação com a família, na identificação de focos de instabilidade, gestão da dor e na prevenção e controlo de infeção, promovendo segurança e qualidade dos cuidados prestados. Os objetivos delineados, as atividades realizadas, as aprendizagens profissionais e o desenvolvimento e aquisição de competências apresentam um objetivo comum, a execução de uma prática de excelência nos cuidados de enfermagem contribuindo para uma melhoria da qualidade dos mesmos e fundamentar a prática na evidência. No decorrer deste percurso surgiram algumas limitações como a inexperiência na procura pela evidência científica e a analise crítico – reflexiva do cuidar da pessoa em situação crítica.
