Repository logo
 
Publication

A formação da escrita saramaguiana

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.contributor.advisorMartins, José Cândido de Oliveira
dc.contributor.authorAlbuquerque, Everaldo Bezerra de
dc.date.accessioned2021-11-29T17:17:15Z
dc.date.available2021-11-29T17:17:15Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021-01
dc.description.abstractSob o interesse de investigar a formação da escrita de José Saramago (1922-2010), este trabalho dissertativo, numa perspectiva de análise diacrónica e sincrónica, tem como meta analisar, principalmente, a construção dos primeiros romances deste escritor português. Para isso, propomos uma tipologia dos componentes ficcionais e dos recursos lítero-linguísticos, presentes nos escritos produzidos e publicados entre 1947 e 1980, abandonados e ou acentuados, nesta fase inicial, que configuram os aspectos fundacionais de sua obra. E os nossos objetivos são: (i) conceptualizar as mundividências e ambiências, que formaram a escrita saramaguiana, a partir, respectivamente, das noções de narrador e personagem, de tempo e dos espaços, advindos da produção romanesca e da diversidade genológica do escritor; (ii) identificar o processo de ficcionalização da relação história-tempo, intermediada pelas ideias de memória e imaginação, nesse demarcado corpus; (iii) mapear fundamentações sobre intertexto e outras vozes (ecos), e sobre a intertextualidade como operação estéticoestilística, que foi enredando o percurso inicial das personagens e do narrador, pressupondo-se uma retórica intertextual à Saramago; e (iv) demonstrar uma génese do romance saramaguiano, mediada por comparações, desdobramentos e relações entre os romances (Terra do Pecado, Claraboia, Manual de Pintura e Caligrafia e Levantado do Chão) com outros géneros, nessa fase, e outras narrativas do mesmo género, de outra fases, na medida em que for cabível e válido serem invocados. Numa investigação exploratória e bibliográfica, a presente dissertação se fundamenta, para além da anterior Crítica literária sobre esta fase do escritor e de alguma autorrecensão, numa abordagem estética e teórico-historiográfica, mas também nos estudos sobre texto e intertexto literários, a partir do conceito de memória, a permear tanto a noção de imaginação quanto a de eco, em sublinha a Estética recepcional e a Literatura e Psicanálise. À medida que a escrita se foi formando e encontrando sua voz autoral, o molde (peripatético, fabuloso e intertextual) do romance saramaguiano se foi delineando e ganhando os contornos, que podemos observar, e pelos quais ficou reconhecido o autor, nos romances de fases posteriores.pt_PT
dc.description.abstractUnder the interest of investigating the formation of writing of José Saramago (1922-2010), this dissertation, in a perspective of diachronic and synchronic analysis, aims to study, mainly, the construction of first novels of this Portuguese writer. Thus, we propose a typology of fictional components and literary-linguistic resources, present in writings produced and or published from 1947 until 1980, abandoned and or accentuated, in this initial phase, that configure the foundational aspects of his work. Our aims are: (i) to conceptualize worldviews and ambiences, that formed the saramaguian writing, from, respectively, the notions of narrator and character, of time and spaces, arising from the novelistic production and the writer’s genological diversity; (ii) to identify the fictionalization process of the history-time relationship, mediated by ideas of memory and imagination, in this demarcated corpus; (iii) to research foundations on intertext and other voices (echoes), and on intertextuality as an aesthetic-stylistic operation, that was intermingling the initial journey of the characters and the narrator, assuming a Saramago’s intertextual rhetoric; and (iv) to demonstrate a genesis of the saramaguian novel, mediated by comparisons, developments and relationships among the novels (Terra do Pecado, Claraboia, Manual de Pintura e Caligrafia e Levantado do Chão) with other genres, at this phase, and other narratives of the same genre, from another phases, when it is appropriate and valid to be called. In an exploratory and theoretical-bibliographic research, the present dissertation work is based, in addition to the previous Literary Criticism about this phase of the writer and some self-criticism, in an aesthetic and historiographical approach, but also in studies on literary text and intertext, from the concept of memory, permeating both the notion of imagination and the echo, and it underlines the Aesthetic of Reception and Literature and Psychoanalysis. As the writing was formed and found its authorial voice, the mold (peripathetic, fabulous and intertextual) of the saramaguian novel was outlined and gained the contours, that we can observe, and for which the author was recognized, in novels of posterior phases.pt_PT
dc.identifier.tid101723016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/36088
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFasept_PT
dc.subjectCronótopopt_PT
dc.subjectMemóriapt_PT
dc.subjectIntertextualidadept_PT
dc.subjectPhasept_PT
dc.subjectChronotopept_PT
dc.subjectMemorypt_PT
dc.subjectIntertextualitypt_PT
dc.titleA formação da escrita saramaguianapt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Literatura Portuguesapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Everaldo_Albuquerque.pdf
Size:
1.68 MB
Format:
Adobe Portable Document Format