Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.76 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Introduction : Empathy can lead to a better patient-professional relationship in the
health area. Empathy is a skill that can be learned and trained, and the university is
the ideal place to start this training. The aim of this systematic review is to assess
whether training and education interventions have an impact on increasing empathy in
health students. Materials and Methods: The acronym PICOS was used to formulate
the research question. The high-sensitivity search combined indexed terms, entry
terms, and Boolean OR/AND operators. In addition to the 9 databases searched, we
included a grey literature search and a manual search of retrieved articles. Two
researchers selected the studies based on previously established eligibility criteria.
The risk of bias was verified using the RoB2 tool and a meta-analysis was performed
using RevMan 5.4. Results: The present analysis included 30 studies in the qualitative
synthesis and 20 studies that presented adequate data for the meta-analysis. An
overall moderate effect on participants' empathy was found after the intervention
(standardized mean difference 0.45, 95% CI 0.25 to 0.65). However, heterogeneity
was high (I2=79%). More than half of the studies were considered at high risk of bias.
Conclusion: The results suggest that interventions can be effective in increasing
empathy. This topic has been in the spotlight in health education in recent years. More
quality studies will be needed, as well as long-term evaluation of interventions to
ensure the durability of empathy enhancement.
Introdução: A empatia pode levar a uma melhor relação paciente-profissional na área da saúde. A Empatia é uma competência que pode ser aprendida e treinada, sendo a universidade o local adequado para o início dessa formação. O objetivo desta revisão sistemática é avaliar se as intervenções de formação e educação têm impacto no aumento da empatia nos estudantes da área da saúde. Materiais e Métodos: O acrónimo PICOS foi utilizado para formular a pergunta da pesquisa. A busca de alta sensibilidade combinou os termos indexados, termos livres e os operadores booleanos OR/AND. Além das 9 bases de dados pesquisadas, incluímos uma busca na literatura cinzenta e pesquisa manual nos artigos recuperados. Dois pesquisadores fizeram a seleção dos estudos através dos critérios de elegibilidade previamente estabelecidos. O risco de viés foi verificado através da ferramenta RoB2 e realizou-se uma meta-análise através do RevMan 5.4. Resultados: A presente análise incluiu 30 estudos na síntese qualitativa e 20 estudos que apresentavam dados adequados para realização da metanálise. Foi encontrado um efeito geral moderado na empatia dos participantes após a intervenção (diferença padronizada das médias 0,45, 95% IC 0,25 a 0,65). Porém a heterogeneidade foi alta (I2=79%). Mais da metade dos estudos foi considerada de alto risco de viés. Conclusão: Os resultados sugerem que as intervenções podem ser eficazes para o aumento da empatia. Este tema tem tido destaque na área de educação em saúde nos últimos anos. Mais estudos de qualidade serão necessários, bem como a avaliação a longo prazo das intervenções para assegurar a durabilidade do aumento da empatia.
Introdução: A empatia pode levar a uma melhor relação paciente-profissional na área da saúde. A Empatia é uma competência que pode ser aprendida e treinada, sendo a universidade o local adequado para o início dessa formação. O objetivo desta revisão sistemática é avaliar se as intervenções de formação e educação têm impacto no aumento da empatia nos estudantes da área da saúde. Materiais e Métodos: O acrónimo PICOS foi utilizado para formular a pergunta da pesquisa. A busca de alta sensibilidade combinou os termos indexados, termos livres e os operadores booleanos OR/AND. Além das 9 bases de dados pesquisadas, incluímos uma busca na literatura cinzenta e pesquisa manual nos artigos recuperados. Dois pesquisadores fizeram a seleção dos estudos através dos critérios de elegibilidade previamente estabelecidos. O risco de viés foi verificado através da ferramenta RoB2 e realizou-se uma meta-análise através do RevMan 5.4. Resultados: A presente análise incluiu 30 estudos na síntese qualitativa e 20 estudos que apresentavam dados adequados para realização da metanálise. Foi encontrado um efeito geral moderado na empatia dos participantes após a intervenção (diferença padronizada das médias 0,45, 95% IC 0,25 a 0,65). Porém a heterogeneidade foi alta (I2=79%). Mais da metade dos estudos foi considerada de alto risco de viés. Conclusão: Os resultados sugerem que as intervenções podem ser eficazes para o aumento da empatia. Este tema tem tido destaque na área de educação em saúde nos últimos anos. Mais estudos de qualidade serão necessários, bem como a avaliação a longo prazo das intervenções para assegurar a durabilidade do aumento da empatia.
Description
Keywords
Empathy Education Healthcare students Randomised controlled trials Empatia Educação Estudantes de saúde e ensaios clínicos controlado e randomizados