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Creativity and authentic leadership : a study in the Portuguese banking sector

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Sara Maria Leitão Jorge Marques de Almeida de Ibérico
dc.contributor.advisorAlmeida, Leonor
dc.contributor.authorBaptista, Mariana Bernardo de Mendonça
dc.date.accessioned2019-03-20T12:01:21Z
dc.date.issued2019-02-08
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractConsidering the importance of creativity in organisations, it is fundamental to understand which factors influence it. The workplace factors have a great influence on the individual’s creative process, both positively and negatively. Also, the type of leadership, as for instance the authentic leadership, is another factor that influences creativity, as the leader stimulates the workers to create new ideas. This study has the purpose of characterising the authentic leadership levels, the conditions to create in the workplace, and the levels of creativity in the Portuguese Banking sector. Moreover, a possible correlation between creativity levels and the factors that have an influence on them, such as authentic leadership, as well as the workplace factors that may have a positive or negative effect. The convenience sample has 202 employees from seven different bank institutions, 103 (51%) female and 99 (49%) male, with ages ranging between 24 and 62 years old (M=42.79). It was used a socio-demographic questionnaire and three instruments: the Test for Creative Thinking-Drawing Production (Urban and Jellen, 1996) which evaluates creativity, the Authentic Leadership Questionnaire (ALQ, Portuguese version by Rego et al. 2012) to evaluate the type of leadership, and a test to evaluate the favourable and unfavourable factors for creativity (Indicators of conditions to create in the workplace (ICCW, Bruno-Faria & Veiga, 2015). The obtained results display a correlation between the favourable factor for creativity in the workplace and the creativity Adaptiveness factor. There are more correlations between the conditions to create in the workplace and creativity in the private sector than in the public sector. Para investigações sugere-se que se faça a validação do ICCW e se investigue a relação entre a liderança autentica e os factores de ambiente de trabalho para a criatividade.pt_PT
dc.description.abstractConsiderando a importância da criatividade nas organizações é importante perceber quais os factores que a influenciam. Os factores do ambiente de trabalho têm uma grande influencia no processo criativo do individuo tanto positiva como negativamente. Também, o tipo de liderança, como por exemplo, a liderança autentica, é outro dos factores que influencia a criatividade pois este líder incentiva os trabalhadores a criarem novas ideias. Este estudo tem como objetivo fazer caracterização dos níveis de liderança autêntica, das condições para criar em ambiente de trabalho e dos níveis de criatividade no setor bancário português. E uma possível correlação entre os níveis de criatividade e os factores que os influenciam, sendo eles, a liderança autentica e os factores do ambiente de trabalho que a influência positiva e negativamente. A amostra, de conveniência, tem 202 trabalhadores de sete tipos de bancos diferentes, 103 (51%) do sexo feminino e 99 (49%) do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 24 e os 62 anos (M=42.79). Foram utilizados um questionário sócio demográfico e três instrumentos: the Test for Creative Thinking-Drawing Production (Urban e Jellen, 1996) que avalia a criatividade, o Quationário de Liderança Autentica (QLA, versão portuguesa de Rego et al. 2012) para avaliar o tipo de liderança e um teste para avaliar os factores favoráveis e desfavoráveis para a criatividade Indicadores de Condições para Criar no Ambiente de Trabalho (ICCAT) (Bruno-Faria & Veiga, 2015). Os resultados obtidos revelam existem uma correlação entre o factor favorável para a criatividade no ambiente de trabalho e o factor Adaptação da criatividade. Existem mais correlações entre os factores para criar em ambiente de trabalho e a criatividade no sector privado do que no sector público. Para investigações sugere-se que se faça a validação do ICCAT e se investigue a relação entre a liderança autentica e os factores de ambiente de trabalho para a criatividade.pt_PT
dc.identifier.tid202179141pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27107
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectAuthentic leadershippt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectBanking sectorpt_PT
dc.subjectLiderança autênticapt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectSector bancáriopt_PT
dc.titleCreativity and authentic leadership : a study in the Portuguese banking sectorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia na Gestão e Economiapt_PT

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