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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
It is known that technological development continuously contributes to making people's lives
more efficient. In particular, the development of artificial intelligence (AI) has impacted many
different fields including medicine, transportation, public security, telecommunications, and so
on. This dissertation addresses the influence of artificial intelligence in the field of art. More
specifically, it aims to test how the type of artist (human vs. algorithm/robot) impacts
willingness to pay through emotional intelligence and perceived quality. AI agents are
perceived as beings without emotional intelligence and, as the art creation process is linked to
the expression of emotions, people tend to think that these systems are not as capable of creating
works of art as humans. On the other hand, AI-made artworks have been valued in the art
auctions of renowned museums in recent years. Thus, it is interesting to understand how
consumers evaluate the AI art, as it might revolutionize the art world in the future. The results
of this study did not support expectations, however, they are a good starting point for future
research on this topic.
Sabe-se que o desenvolvimento tecnológico contribui continuamente para tornar a vida das pessoas mais eficiente. Em particular, o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) tem impactado muitas áreas de estudo diferentes, incluindo medicina, transporte, segurança pública, telecomunicações, e assim por diante. Esta dissertação aborda a influência da inteligência artificial no campo da arte. Mais especificamente, visa testar como é que o tipo de artista (humano vs. algoritmo/robô) impacta a disposição a pagar por meio da inteligência emocional e da qualidade percebida. Os agentes de inteligência artificial são percebidos como seres sem inteligência emocional e, como o processo de criação de arte está ligado à expressão de emoções, as pessoas tendem a pensar que esses sistemas não são tão capazes de criar obras de arte quanto os humanos. Por outro lado, as obras de arte criadas por agentes de inteligência artificial têm sido valorizadas nos leilões de arte de museus renomados nos últimos anos. Assim, é interessante entender como é que os consumidores avaliam a arte IA, pois isso poderá revolucionar o mundo da arte no futuro. Os resultados deste estudo não apoiaram as expectativas, no entanto, são um bom ponto de partida para futuras pesquisas sobre este tema.
Sabe-se que o desenvolvimento tecnológico contribui continuamente para tornar a vida das pessoas mais eficiente. Em particular, o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) tem impactado muitas áreas de estudo diferentes, incluindo medicina, transporte, segurança pública, telecomunicações, e assim por diante. Esta dissertação aborda a influência da inteligência artificial no campo da arte. Mais especificamente, visa testar como é que o tipo de artista (humano vs. algoritmo/robô) impacta a disposição a pagar por meio da inteligência emocional e da qualidade percebida. Os agentes de inteligência artificial são percebidos como seres sem inteligência emocional e, como o processo de criação de arte está ligado à expressão de emoções, as pessoas tendem a pensar que esses sistemas não são tão capazes de criar obras de arte quanto os humanos. Por outro lado, as obras de arte criadas por agentes de inteligência artificial têm sido valorizadas nos leilões de arte de museus renomados nos últimos anos. Assim, é interessante entender como é que os consumidores avaliam a arte IA, pois isso poderá revolucionar o mundo da arte no futuro. Os resultados deste estudo não apoiaram as expectativas, no entanto, são um bom ponto de partida para futuras pesquisas sobre este tema.
Description
Keywords
Artificial intelligence Art Type of artist Emotional intelligence Emotions Perceived quality Willingness to pay Emotional painting Abstract painting Robot Algorithm Consumer behavior Inteligência artificial Arte Tipo de artista Inteligência emocional Emoções Qualidade percebida Disposição a pagar Pintura emocional Pintura abstrata Robô Algoritmo Comportamento do consumidor