Repository logo
 
Publication

O impacto das estratégias de ensino de Karen Tuttle numa prática violetística natural e equilibrada

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorLloyd, David Win
dc.contributor.authorPires, Pedro Artur Tavares
dc.date.accessioned2022-09-19T14:58:59Z
dc.date.available2023-09-19T00:30:46Z
dc.date.issued2022-07-22
dc.date.submitted2022-06
dc.description.abstractO presente relatório, inserido no Mestrado em Ensino de Música da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, encontra-se dividido em duas secções. A Parte I - Relatório da Prática Profissional, consiste na descrição da minha prática profissional realizada no ano letivo 2021/22 na ARTAVE, nas áreas de especialização de Instrumento – Viola d’Arco e Classe de Conjunto. A Parte II - Relatório do Projeto de Intervenção Pedagógica, consiste na apresentação do relatório do projeto de intervenção pedagógica cujo tema é “O impacto das estratégias de ensino de Karen Tuttle numa prática violetística natural e equilibrada”. Este PIP teve como objetivo principal a apropriação de alguns dos ideais de Karen Tuttle de forma a melhorar a postura, eliminar tensões na performance instrumental e obter uma melhor consciência corporal por parte dos alunos de uma das classes de Viola d’Arco da ARTAVE. A intervenção foi dividida em duas sessões de quarenta e cinco minutos por aluno, baseando a metodologia de ensino nos ideais da violetista e pedagoga Karen Tuttle. Esta investigação tem caracter qualitativo e baseia-se numa metodologia de investigação ação, fazendo o uso da recolha de imagens, de questionários, notas de campo em diário de bordo e entrevistas semiestruturadas como técnicas de recolha, produção, análise e interpretação de dados.pt_PT
dc.description.abstractThis report, carried out within the scope of the Masters in Music Teaching at Escola das Artes of Universidade Católica Portuguesa, is divided into two sections. Part I - Professional Practice Report, consists on the description of my professional practice carried out in the academic year 2021/22 at ARTAVE, in the areas of specialization of Instrument - Viola d'Arco and Chamber Music. Part II - Pedagogical Intervention Project Report, consists of the presentation of the pedagogical intervention project report whose theme is “The impact of Karen Tuttle's teaching strategies on a natural and balanced violet practice”. This PIP had as main objective the appropriation of some of Karen Tuttle's ideals in order to improve posture, eliminate tensions in the instrumental performance and obtain a better body awareness of the students of one of the Viola d'Arco classes at ARTAVE. The intervention was divided into two separate sessions of forty-five minutes per student, basing the teaching methodology on the ideals of violist and pedagogue Karen Tuttle. This investigation has a qualitative character and is based on an action-research methodology, making use of the collection of images, questionnaires, field notes in a logbook and semistructured interviews as techniques for collecting, producing, analyzing and interpreting techniques.pt_PT
dc.identifier.tid203058895pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/38928
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática profissionalpt_PT
dc.subjectProjeto de intervenção pedagógicapt_PT
dc.subjectKaren Tuttlept_PT
dc.subjectPosturapt_PT
dc.subjectTécnica da viola d’Arcopt_PT
dc.subjectProfessional practicept_PT
dc.subjectPedagogical intervention projectpt_PT
dc.subjectPosturept_PT
dc.subjectViola d'Arco techniquept_PT
dc.titleO impacto das estratégias de ensino de Karen Tuttle numa prática violetística natural e equilibradapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203058895.pdf
Size:
3.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: