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As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorJorge, Ana Margarida Ferreira
dc.contributor.authorAntunes, Catarina Baêta
dc.date.accessioned2020-09-29T10:23:43Z
dc.date.available2020-09-29T10:23:43Z
dc.date.issued2020-05-04
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractA presente dissertação pretende investigar as novas dinâmicas de marketing que as operadoras de telecomunicações estão a implementar para se destacar face ao crescimento dos serviços Over-The-Top (OTT), como a Netflix, o WhatsApp e o YouTube. Desta forma, o enquadramento teórico aborda a história das telecomunicações, as principais temáticas provenientes da convergência entre os serviços OTT e as operadoras de telecomunicações, e das estratégias de marketing implementadas pelo setor das telecomunicações. Destacamos entre estas o Brand Equity, o Brand Loyalty e o Celebrity Endorsement. A investigação empírica consistiu num Estudo de Caso Único sobre a Vodafone Portugal de modo a compreender que estratégias a operadora adota para se destacar num mercado sobrelotado. Neste ponto percebemos então que fatores como a comunicação, publicidade e inovação são elementos chave para a empresa enquanto marca num ambiente de crescimento dos serviços OTT.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate which marketing dynamics are adopted by telecommunications operators in order to face the growing popularity of Over-The-Top (OTT) services as Netflix, WhatsApp and YouTube. In the theoretical framework, we focused on the history of telecommunications, the convergence between OTT services and telecommunications operators’ main subjects, and marketing strategies implemented by the telecommunications’ sector. Among those strategies we highlight Brand Equity, Brand Loyalty and Celebrity Endorsement. Finally, in the empirical research we opted for a single Case Study based on Vodafone Portugal in order to clarify which strategies this operator is developing to stand out in an overloaded market. The research found that communication, advertising and innovation as decisive factors to the company as a brand in the face of the growth of OTT services.pt_PT
dc.identifier.tid202508722pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31003
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTelecomunicaçõespt_PT
dc.subjectServiços OTTpt_PT
dc.subject5Gpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectCelebrity endorsementpt_PT
dc.subjectTelecommunicationspt_PT
dc.subjectOTT servicespt_PT
dc.titleAs novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

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