Repository logo
 
Publication

O diretor de turma e a gestão do absentismo dos alunos dos cursos profissionais : relatório de atividade profissional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorEstêvão, Carlos Alberto Vilar
dc.contributor.authorSantos, Ana Cristina Rangel Costa dos
dc.date.accessioned2016-10-13T14:14:57Z
dc.date.available2016-10-13T14:14:57Z
dc.date.issued2015-06-03
dc.description.abstractNo estudo do Parlamento Europeu de 2011, sobre a redução do abandono escolar precoce (AEP) na União Europeia, é reconhecida a necessidade de monitorizar o absentismo discente por este ser um dos fatores de apoio à prevenção daquele fenómeno, funcionando como um sistema de alerta rápido que permitirá às escolas uma intervenção oportuna efetiva. Sendo política europeia a aposta cada vez maior na formação profissional de nível secundário e sendo os cursos profissionais, desde 2004, uma percentagem considerável da oferta formativa das escolas secundárias, verificando-se nos mesmos um elevado AEP, apresenta-se como cada vez mais pertinente o estudo do absentismo doa alunos deste cursos. Cabendo ao diretor de turma (DT) o levantamento dos dados que permitem a monitorização da assiduidade dos discentes, surge como de todo relevante a reflexão sobre que papel terá o DT na gestão do absentismo dos alunos e consequentemente na permanência dos mesmos na escola. Neste trabalho é apresentada uma fundamentação teórica sobre a escola como organização; a análise da evolução das políticas nacionais e europeias relativamente à implementação dos cursos profissionalizantes, com particular incidência nos cursos profissionais na oferta formativa do secundário; a identificação dos tipos, causas e consequências do absentismo; e as competências gerais do DT, como gestor do absentismo, nomeadamente de acordo com as especificidades dos cursos profissionais. Este trabalho apresenta também uma reflexão sobre os temas estabelecidos anteriormente, perspetivados do ponto de vista da prática diária da escola onde exerço funções.pt_PT
dc.description.abstractIn the 2011 European Parliament’s study, about the scale and nature of the problem of early school leaving (ESL) in the European Union, one recognizes the need to monitor student’s absenteeism since this is one of the motor factors in the prevention of that phenomena, acting as an early warning system that enables schools to have an efficient early intervention. Bearing in mind than as an European policy, there is an increasing bet in the vocational training of secondary level and being professional courses, since 2004, a considerable percentage of the training offer in secondary schools, where there is a high percentage of ESL, the study of absenteeism in these courses is more and more pertinente. As the gathering of data that allows monitoring the attendance of students is the class director (CD) function, i tis extremely importante to wonder what role will the CD perform on the student absenteeism management and consequently in their attendance to school. This work presents a theoretical basis on the school as an organization; the analysis of the evolution in national and European policies regarding the implementation of training courses, with particular emphasis on professional courses in secondary education offer; the identification of the types, causes and consequences of the student’s absenteeism; and the general responsabilities of CD as absenteeism manager and as he/she deals with specific technical features of professional courses. This paper also presents a careful consideration on the themes described above, from the point of view of the daily practice of the school where I teach and I’m a CD.pt_PT
dc.identifier.tid201698579
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20882
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAbsentismo escolarpt_PT
dc.subjectCursos profissionaispt_PT
dc.subjectDiretor de turmapt_PT
dc.subjectModelos organizacionais da escolapt_PT
dc.subjectStudent’s absenteeismpt_PT
dc.subjectProfessional coursespt_PT
dc.subjectClass directorpt_PT
dc.subjectOrganizational models of schoolpt_PT
dc.titleO diretor de turma e a gestão do absentismo dos alunos dos cursos profissionais : relatório de atividade profissionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201698579.pdf
Size:
2.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: