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Abstract(s)
EDP, a major Portuguese energy company, recently underwent a rebranding process and unveiled a new logo. The new logo represents a change in the company's visual identity, with the aim of reflecting the evolution of its values and strategic focus on sustainability and innovation. The updated design features a more modern and simplified aesthetic compared to the previous logo, which had a more traditional appearance and was red. In the context of brand strategy, a strong brand identity is very important for establishing a distinctive brand image and improving customers' perception of quality and reliability. Given the importance of these elements for business success, this research aimed to assess the impact of EDP's new logo on perceived brand quality. The study collected opinions from a sample of 242 Portuguese participants to assess how the rebranding influenced the perceived quality of the EDP brand. For this purpose, quantitative methods were used, collected through an online survey. The conclusion is that the change of logo is generally evaluated positively, establishing an association with sustainability and the energy transition. However, it is important to note that a significant proportion of the sample was not fully aware of aspects of the new logo, suggesting the need for marketing efforts to bridge this gap. It was also observed that the brand was already perceived with high levels of perceived quality, positive image, reputation, association with sustainability, quality of service and overall positive opinion. Based on these results, it was clear that the new logo has no impact on perceived quality, since this variable remained at the same high level with both the new and old logos.
Recentemente, a EDP, uma grande empresa portuguesa de energia, passou por um processo de rebranding e revelou um novo logótipo. O novo logótipo representa uma mudança na identidade visual da empresa, com o objetivo de refletir a evolução dos seus valores e o foco estratégico na sustentabilidade e na inovação. O design atualizado apresenta uma estética mais moderna e simplificada em comparação com o logótipo anterior, que tinha uma aparência mais tradicional e era vermelho. No contexto da estratégia de marca, uma identidade de marca forte é muito importante para estabelecer uma imagem de marca distinta e melhorar a perceção de qualidade e fiabilidade por parte dos clientes. Dada a importância destes elementos para o sucesso do negócio, esta investigação teve como objetivo avaliar o impacto do novo logótipo da EDP na qualidade percebida da marca. O estudo recolheu opiniões de uma amostra de 242 participantes portugueses para avaliar a forma como o rebranding influenciou a perceção da qualidade da marca EDP. Para o efeito, foram utilizados métodos quantitativos, recolhidos através de um inquérito online. Conclui-se, assim, que a mudança de logótipo é, de um modo geral, avaliada positivamente, estabelecendo uma associação com a sustentabilidade e a transição energética. No entanto, é importante notar que uma parte significativa da amostra não estava totalmente ciente dos aspetos do novo logótipo, sugerindo a necessidade de esforços de marketing para colmatar esta lacuna. Observou-se também que a marca já era percebida com altos níveis de qualidade percebida, imagem positiva, reputação, associação com a sustentabilidade, qualidade de serviço e opinião geral positiva. Com base nestes resultados, ficou claro que o novo logótipo não tem impacto na qualidade percebida, uma vez que esta variável se manteve no mesmo nível elevado tanto com o novo logótipo como com o antigo.
Recentemente, a EDP, uma grande empresa portuguesa de energia, passou por um processo de rebranding e revelou um novo logótipo. O novo logótipo representa uma mudança na identidade visual da empresa, com o objetivo de refletir a evolução dos seus valores e o foco estratégico na sustentabilidade e na inovação. O design atualizado apresenta uma estética mais moderna e simplificada em comparação com o logótipo anterior, que tinha uma aparência mais tradicional e era vermelho. No contexto da estratégia de marca, uma identidade de marca forte é muito importante para estabelecer uma imagem de marca distinta e melhorar a perceção de qualidade e fiabilidade por parte dos clientes. Dada a importância destes elementos para o sucesso do negócio, esta investigação teve como objetivo avaliar o impacto do novo logótipo da EDP na qualidade percebida da marca. O estudo recolheu opiniões de uma amostra de 242 participantes portugueses para avaliar a forma como o rebranding influenciou a perceção da qualidade da marca EDP. Para o efeito, foram utilizados métodos quantitativos, recolhidos através de um inquérito online. Conclui-se, assim, que a mudança de logótipo é, de um modo geral, avaliada positivamente, estabelecendo uma associação com a sustentabilidade e a transição energética. No entanto, é importante notar que uma parte significativa da amostra não estava totalmente ciente dos aspetos do novo logótipo, sugerindo a necessidade de esforços de marketing para colmatar esta lacuna. Observou-se também que a marca já era percebida com altos níveis de qualidade percebida, imagem positiva, reputação, associação com a sustentabilidade, qualidade de serviço e opinião geral positiva. Com base nestes resultados, ficou claro que o novo logótipo não tem impacto na qualidade percebida, uma vez que esta variável se manteve no mesmo nível elevado tanto com o novo logótipo como com o antigo.
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Marcas Qualidade percebida Logótipos Sustentabilidade EDP Brands Perceived quality Logotypes Sustainability
Pedagogical Context
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