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Foreign subsidiaries and innovation : evidence from Portugal

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Abstract(s)

A literatura em investimento direto estrangeiro em Portugal ainda não prestou atenção suficiente á importância da inovação local que estas subsidiárias estão a realizar. Para estudar este fenómeno, uma lista de subsidiárias estrangeiras localizadas em Portugal foi cruzada com informação sobre programas de financiamento públicos que suportam investigação e desenvolvimento (I&D). Um total combinado de 132 empresas (total de 262 projectos, 929.4 milhões de € de despesas elegíveis e 377.8 milhões de € em incentivos) tinham projectos aprovados. Um estudo de caso foi realizado de forma a podermos perceber de que forma uma subsidiária (Bosch Car Multimedia) iniciou processos de criação e transferência de conhecimento com parceiros locais (Universidade do Minho), assim como perceber quais os impactos económicos que esta interacção teve na economia do País. A capacidade de absorção, o stock de conhecimento de cada parceiro assim como o seu historial de interacção contribuiu para a formação da parceria. O túnel de inovação da subsidiária associado aos inputs do parceiro local foram factores decisivos na identificação, análise e validação das ideias do projecto. Recursos humanos com a visão ideal, um modelo de governação adequado, a proximidade geográfica que permitiu comunicação frequente, e políticas fiscais foram factores chaves no sucesso deste projecto de inovação indústria-universidade. A economia Portuguesa é beneficiada, a taxa de exportações aumentou, o talento das universidades é retido localmente, os níveis de empregabilidade aumentam e a inovação criada permite dar uma imagem positiva do País como uma localização ideal para actividades de I&D.
The literature review of foreign direct investment (FDI) in Portugal has not yet paid much attention to the importance of the innovation being created locally by foreign subsidiaries. To study this phenomenon, a list of foreign subsidiaries located in Portugal was cross-matched with public programs that support R&D activities. A combined total of 132 subsidiaries (total of 262 projects, with 929.4 million € of elegible expenses and 377.8 million € of incentives) had projects approved. A case-study was performed to understand how one subsidiary (Bosch Car Multimedia) has engaged in knowledge creation and transfer processes with local partners (University of Minho), as well as understanding the impact of this relationship on the Portuguese economy. The absorptive capacity, the knowledge stock of each partner and their history of interactions contributed to the establishment of the partnership. The innovation funnel of the company, together with inputs from the local partner, were decisive factors in the identification, analysis and validation of the project ideas. Having human resources with the ideal mind-set, an adequate governance model, along with the geographical proximity, that enabled frequent and broad-band communication, and local fiscal policies were key factors towards the success of an industry-university innovation project. The Portuguese economy benefited, exports have increased, fresh talent from universities is retained locally, local levels of employment rose and innovation was created leading to a positive image of the country as a prime R&D location.

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Keywords

Multinacionais Subsidiárias estrangeiras País de acolhimento Inovação Criação e transferência de conhecimento local Impacto económico Multinationals Foreign subsidiaries Host countries Innovation Local knowledge creation and transfer Economic impact

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