Repository logo
 
Publication

Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorAraújo, Joaquim Machado
dc.contributor.authorAndré, Paula Maria Gonçalves
dc.date.accessioned2014-07-29T10:59:22Z
dc.date.available2014-07-29T10:59:22Z
dc.date.issued2014-04-10
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractA escola como instituição é transmissora da cultura que a sociedade produz. Mas também ela tem uma cultura própria e única, cuja visibilidade varia entre crenças, valores abraçados e os “artefactos”. Para saber que cultura desenvolve a Escola Franciscana Hospitaleira em Portugal, importa perceber qual a identidade própria desta escola. Uma escola onde a hospitalidade e o acolhimento são expressos no viver com o outro e para o outro, fazendo da educação um “segundo nascimento”, para a vida e para a fé, e onde assume papel essencial uma liderança de diálogo. No estudo empírico procuramos aferir o modo como, em cada colégio da Congregação, cada liderança vigente gere o património carismático, que é a razão da existência destas escolas, e qual a implicação desse no seu modo de liderar e se articular com as outras escolas que comungam da mesma identidade, valores, estilo e missão. A Identidade da Escola Franciscana Hospitaleira se desenvolve e se distingue na sua essência pelo cuidar o outro, pelas práticas específicas da Escola Franciscana Hospitaleira delineadas no seu estilo educativo e definidas pela pedagogia do amor, por primar pela prática dos valores da simplicidade, da alegria, do acolhimento e da hospitalidade expressos na proximidade ao outro e pela sua missão de “servir de mães, educando" (Pe. Raimundo Beirão). Este estudo visa contribuir para o conhecimento do ideário da escola Franciscana Hospitaleira e para a promoção da articulação transversal dos respetivos Colégios no que concerne à liderança da ação educativa Franciscana Hospitaleira, em torno da identidade, do estilo educativo e dos valores desta escola, pois é aos líderes que cabe a maior responsabilidade na definição e desenvolvimento de uma ação educativa conjunta.por
dc.description.abstractThe school, as an institution, conveys the culture that society generates. But it has its own and unique culture, whose visibility ranges between beliefs, embraced values and “artifacts”. In order to know what culture is developed by the Franciscan Hospitaller School in Portugal, it is important to understand this school’s very own identity. A school where hospitality and welcome are expressed by living with others and for others, turning education into “a second birth”, for life and for faith, and where a leadership based on dialogue plays an essential part. In the empirical study we aim to assess, in each college of the Congregation, how actual leaderships are managing the charismatic heritage, which is the reason why these schools exist, and what its implications are, regarding leadership structure and articulation with other schools that share the same identity, values, style and mission. The identity of the Franciscan Hospitaller School is built up and distinguished by caring for others, by the Franciscan Hospitaller School’s specific practices outlined in its educational style and defined by a pedagogy of love, by excelling through the practice of values of simplicity, joy, welcome and hospitality expressed by the proximity to others and by the mission of “acting as mothers, educating” (Father Raimundo Beirão). This study aims to add to the awareness of the Franciscan Hospitaller School’s ideas and to promote each College’s transversal articulation concerning the leadership of the Franciscan Hospitaller’s educational action around identity, educational style and values of this school, since the responsibility of defining and developing a joint educational action belongs to leaders.por
dc.identifier.tid201498430
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/15008
dc.language.isoporpor
dc.subjectCultura escolarpor
dc.subjectIdentidade Franciscana Hospitaleirapor
dc.subjectValorespor
dc.subjectEstilo educativo e missãopor
dc.subjectSchool culturepor
dc.subjectFranciscan Hospitaller identitypor
dc.subjectValuespor
dc.subjectEducational style and missionpor
dc.titleEscola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratóriopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201498430.pdf
Size:
2.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: