Repository logo
 
Publication

Digital Sock : estudo e desenvolvimento de instrumentos musicais digitais com ênfase em Interface Gestual, Análise do Movimento e Interatividade

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
dc.contributor.advisorFerreira-Lopes, Paulo
dc.contributor.authorvan Lammeren, Slavisa Rupar Lamounier
dc.date.accessioned2020-10-09T16:50:06Z
dc.date.available2020-10-09T16:50:06Z
dc.date.issued2020-01-20
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractMotivados pela interseção entre Artes, Ciências e Tecnologia, buscamos por meio deste estudo, investigar o movimento humano, para compreender de que modo os gestos expressivos e musicais são concebidos durante os processos interativos envolvendo corpo-instrumento-ambiente. No âmbito desta pesquisa, desenvolvemos o Digital Sock, um instrumento musical digital, concebido com tecnologia vestível e orientado para controle do som por meio do movimento do pé. Disponibilizado em duas versões – samples e síntese sonora – o Digital Sock foi utilizado, durante a análise dos processos interativos, como ferramenta pedagógica para o ensino musical (séries iniciais), como estímulo comunicacional em contextos psicopedagógicos envolvendo estudantes com Necessidades Educativas Especiais; e como instrumento musical em performances artísticas com músicos e bailarinos. O desenho metodológico desta pesquisa foi orientado por um eixo teórico e outro prático dividindo o trabalho em quatro fases: a) análise do gesto expressivo (primeira fase); b) desenvolvimento do Digital Sock (segunda fase); c) análise do gesto musical (terceira fase); d) análise dos ciclos interativos pedagógico, psicopedagógico e artístico (quarta fase). As três primeiras fases foram orientadas por uma pesquisa exploratória e a última fase, voltada para uma investigação-ação. A pesquisa realizada para o desenvolvimento deste trabalho deu origem a conceituação de interface, como sendo um espaço de comunicação, dotado de uma energia (suporte físico), uma consciência (identidade) e um conhecimento interacional (relacionamentos), Este espaço, onde as relações acontecem de forma transitória, propiciando a atribuição de novos significados às mensagens percebidas, pode ser humano (interface humana), instrumental (interface instrumental) ou ambiental (interface ambiental). O processo de comunicação realizado entre as interfaces pode ser definido pela interdependência e transitoriedade na circulação das informações, sendo os interlocutores dos processos interativos entre corpo-instrumento-ambiente, a dualidade gesto-som. A este processo comunicacional demos o nome de Teoria das Interfaces. Com base neste conceito investigamos de que modo o Digital Sock poderia estimular a criação de narrativas cénico-musicais nos contextos pedagógico, psicopedagógico e artístico. No âmbito pedagógico, o instrumento mostrou ser uma ferramenta didática eficaz no estímulo de uma aprendizagem ativa, no qual o protagonismo do estudante se evidencia. No domínio psicopedagógico, o dispositivo musical mostrou ser uma importante ferramenta no estímulo da expressão e da comunicação, configurando-se neste sentido, como uma extensão do corpo humano durante os relacionamentos. No contexto artístico, o Digital Sock provou ser capaz de estimular a improvisação, a criação de narrativas cénico-musicais e a performance.pt_PT
dc.description.abstractMotivated by the intersection between Arts, Sciences and Technology, we seek through this study investigate the human movement, in order to understand how expressive and musical gestures are conceived during the interactive processes involving body-instrument-environment. In the scope of this research, we developed the Digital Sock, a digital musical instrument, conceived with wearable technology and oriented towards sound control through the movement of the foot. Available in two versions - samples and sound synthesis, Digital Sock was used, during the analysis of the interactive processes, as a pedagogical tool for musical education (initial series), as a communicational stimulus in psychopedagogical contexts involving students with special educational needs; and as a musical instrument in artistic performances with musicians and dancers. The methodological design of this research was guided by a theoretical and practical axis dividing the work into four phases: a) expressive gesture analysis (first phase); b) development of Digital Sock (second phase); c) musical gesture analysis (third phase); d) interactive cycles analysis – pedagogical, psycho-pedagogical and artistic (fourth phase). The first three phases were guided by an exploratory research and the last phase, focused on an action research. The research carried out for the development of this work has the conceptualization of interface, as a space of communication. Each interface is constituted of an energy (physical support), a consciousness (identity) and an interactional knowledge (relationships). In this space, where relations happen in a transient way, allowing the attribution of new meanings to perceived messages, can be human (human interface), instrumental (instrumental interface) or environmental (environmental interface). The communication process between interfaces can be defined by interdependence and transience in the circulation of information. The gesture-sound duality are the interlocutors of the interactive processes between body-instrument-environment. The name we give to this communicational process is Interfaces Theory. Based on this concept, we investigated how the Digital Sock could stimulate the creation of scenic-musical narratives in the pedagogical, psycho-pedagogical and artistic contexts. In the pedagogical context, the instrument showed to be an effective didactic tool, stimulating an active learning which the protagonist of the student is evident. In the psycho-pedagogical domain, the musical device has proved to be an important tool in the stimulation of expression and communication, configuring itself in this sense as an extension of the human body during relationships. In the artistic context, Digital Sock proved to be able to stimulate improvisation, the creation of scenic-musical narratives and performance.pt_PT
dc.identifier.tid101464584pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31069
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDigital sockpt_PT
dc.subjectInterface gestualpt_PT
dc.subjectInstrumento musical digitalpt_PT
dc.subjectAnálise do movimentopt_PT
dc.subjectGesto musical e expressivopt_PT
dc.subjectInteratividadept_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectEducação musicalpt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectGestural interfacept_PT
dc.subjectDigital musical instrumentpt_PT
dc.subjectMovement analysispt_PT
dc.subjectMusical and expressive gesturept_PT
dc.subjectInteractivitypt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectMusical educationpt_PT
dc.subjectSpecial educationpt_PT
dc.titleDigital Sock : estudo e desenvolvimento de instrumentos musicais digitais com ênfase em Interface Gestual, Análise do Movimento e Interatividadept_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameRUPAR LAMOUNIER VAN LAMMEREN
person.givenNameSlavisa
person.identifier.ciencia-idF819-4428-8D07
person.identifier.orcid0000-0002-0951-9955
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication4770cac9-cad6-471a-9ccd-05c923f71f83
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4770cac9-cad6-471a-9ccd-05c923f71f83
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciência e Tecnologia das Artespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Digital Sock Tese.pdf
Size:
16.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format