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Abstract(s)
As a result of several studies and reports published in the 21st century, which demonstrated the significant environmental impact caused by the production of audio-visual content, the Green Production trend has emerged, urging film production companies to start adopting sustainable practices within the production process. While the trend has gained prominence in recent years
within the feature film and television industries, the advertising film industry still seems to be lagging in the implementation of Green Production measures. In this regard, the main objective of this internship report is to determine the extent to which advertising film production companies are reluctant to implement sustainable practices and whether there are external factors influencing this reluctance. The methodology employed in this research includes an indepth literature review about the environmental footprint of filmmaking and Green Production, the descriptive memory of the conducted internship and three expert interviews. A comprehensive analysis of the various sources confirmed a persistent reluctance in the implementation of Green Production practices among most advertising film production companies worldwide and resulted in two main conclusions. First, the reluctance is rooted in a lack of media coverage and governmental support which leads to misinformation on the subject and a lack of motivation among those working in the industry to start implementing sustainable measures. Second, the main factor contributing to the reluctance is the fear of additional costs associated with sustainable film production, which would be eliminated if clients or governments would start providing an extra budget for the implementation of Green Production measures. Overall, the research found a gradual increase in interest and awareness towards the Green Production trend in recent years, particularly in the television and feature film sector and less so in the advertising film sector.
Na sequência de vários estudos e relatórios publicados no século XXI, que demonstraram o impacto ambiental significativo causado pela produção de conteúdos audiovisuais, surgiu a tendência da Produção Ecológica, que insta as empresas de produção cinematográfica a começarem a adotar práticas sustentáveis no processo de produção. Embora esta tendência tenha ganho proeminência nos últimos anos nas indústrias cinematográfica e televisiva, a indústria cinematográfica publicitária parece ainda estar atrasada na implementação de medidas de produção ecológica. Neste sentido, o principal objetivo deste relatório de estágio é determinar até que ponto as empresas de produção de filmes publicitários estão relutantes em implementar práticas sustentáveis e se existem fatores externos que influenciam esta relutância. A metodologia empregue nesta investigação inclui uma revisão aprofundada da literatura sobre a pegada ambiental da produção cinematográfica e a Produção Verde, a memória descritiva do estágio realizado e três entrevistas a especialistas. Uma análise abrangente das várias fontes confirmou uma relutância persistente na implementação de práticas de Produção Ecológica entre a maioria das empresas de produção de filmes publicitários em todo o mundo e resultou em duas conclusões principais. Em primeiro lugar, a relutância radica na falta de cobertura mediática e de apoio governamental, o que conduz a uma desinformação sobre o assunto e a uma falta de motivação entre os que trabalham na indústria para começarem a aplicar medidas sustentáveis. Em segundo lugar, o principal fator que contribui para a relutância é o receio de custos adicionais associados à produção sustentável de filmes, que seriam eliminados se os clientes ou os governos começassem a disponibilizar um orçamento adicional para a aplicação de medidas de produção ecológica. De um modo geral, a investigação revelou um aumento gradual do interesse e da sensibilização para a tendência da produção ecológica nos últimos anos, em especial no sector da televisão e das longas-metragens e menos no sector dos filmes publicitários.
Na sequência de vários estudos e relatórios publicados no século XXI, que demonstraram o impacto ambiental significativo causado pela produção de conteúdos audiovisuais, surgiu a tendência da Produção Ecológica, que insta as empresas de produção cinematográfica a começarem a adotar práticas sustentáveis no processo de produção. Embora esta tendência tenha ganho proeminência nos últimos anos nas indústrias cinematográfica e televisiva, a indústria cinematográfica publicitária parece ainda estar atrasada na implementação de medidas de produção ecológica. Neste sentido, o principal objetivo deste relatório de estágio é determinar até que ponto as empresas de produção de filmes publicitários estão relutantes em implementar práticas sustentáveis e se existem fatores externos que influenciam esta relutância. A metodologia empregue nesta investigação inclui uma revisão aprofundada da literatura sobre a pegada ambiental da produção cinematográfica e a Produção Verde, a memória descritiva do estágio realizado e três entrevistas a especialistas. Uma análise abrangente das várias fontes confirmou uma relutância persistente na implementação de práticas de Produção Ecológica entre a maioria das empresas de produção de filmes publicitários em todo o mundo e resultou em duas conclusões principais. Em primeiro lugar, a relutância radica na falta de cobertura mediática e de apoio governamental, o que conduz a uma desinformação sobre o assunto e a uma falta de motivação entre os que trabalham na indústria para começarem a aplicar medidas sustentáveis. Em segundo lugar, o principal fator que contribui para a relutância é o receio de custos adicionais associados à produção sustentável de filmes, que seriam eliminados se os clientes ou os governos começassem a disponibilizar um orçamento adicional para a aplicação de medidas de produção ecológica. De um modo geral, a investigação revelou um aumento gradual do interesse e da sensibilização para a tendência da produção ecológica nos últimos anos, em especial no sector da televisão e das longas-metragens e menos no sector dos filmes publicitários.
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Keywords
Green production Advertising film industry Environmental footprint of filmmaking Sustainable film production Produção verde Indústria cinematográfica publicitária Pegada ambiental do cinema Produção cinematográfica sustentável
