Repository logo
 
Publication

Estimulação cognitiva em pessoas idosas : intervenção individual na fragilidade cognitiva

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorApóstolo, João Luís Alves
dc.contributor.authorSilva, Rosa Carla Gomes da
dc.date.accessioned2021-01-02T12:33:49Z
dc.date.available2021-01-02T12:33:49Z
dc.date.issued2020-07-28
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractÉ uma prioridade societal disponibilizar condições que promovam o envelhecimento da população na comunidade. A par do envelhecimento temos o aumento da prevalência de doenças crónicas, como é o caso das Perturbações Neurocognitivas (PNC). Neste contexto, viver na comunidade, pelo maior tempo possível, inclui a prestação de cuidados multimodais pelo cuidador familiar/informal. Este estudo centra-se na estimulação cognitiva (EC) individual, como uma intervenção a ser promovida pelo cuidador, em ambiente familiar. Objetivo: avaliar a aceitabilidade, aplicabilidade e o impacto de um programa de EC individual (PECI) em pessoas com PNC (PcPNC), implementado pelo cuidador em contexto domiciliário. Metodologia: O PECI testado foi o Making a Difference 3 - Individual Cognitive Stimulation Therapy (MD3), em português Fazer a Diferença 3 - Intervenção Individual de Estimulação Cognitiva (FD3). Metodologicamente o trabalho foi organizado em seis tarefas. As duas primeiras tarefas foram duas revisões sistemáticas da literatura (RSL) sobre a evidência de eficácia, segundo a metodologia do Joanna Briggs Institute. Estas duas RSL serviram de fundamentação conceptual para o presente trabalho. A primeira centra-se na eficácia das intervenções cognitivas promovidas pelo cuidador na cognição e a segunda sobre a eficácia da estimulação multissensorial (EM) na gestão dos sintomas neuropsiquiátricos (SNP). As três tarefas seguintes (Tarefa III, IV e V) consistiram na preparação do estudo piloto: a Tarefa III corresponde à tradução e adaptação para cultura e língua portuguesa do PECI-MD3, que metodologicamente segui as orientações do Formative Method For Adapting Psychotherapy; na Tarefa IV identifica-se o ponto de corte e as propriedade psicométrica do Teste de Declínio Cognitivo de Seis Itens (6CIT, instrumento de rasteio cognitivo); a Tarefa V corresponde à tradução e validação para a língua e cultura portuguesa da escala Quality of the Carer-Patient Relationship, que decorreu em quatro etapas (tradução, síntese, retroversão e criação da versão consensual). Por fim, na Tarefa VI, apresenta-se o estudo piloto que metodologicamente foi um ensaio clínico randomizado controlado (RCT). Resultados: A RSL sobre de eficácia das intervenções cognitivas promovida pelos cuidadores identifica efeitos benéficos a favor desta abordagem, em vários domínios cognitivos como memória, atenção, fluência verbal e resolução de problemas. Na segunda RSL (sobre a eficácia da EM) os resultados, dos estudos primários incluídos, apoiam o uso desta intervenção no controlo do comportamento fisicamente não agressivo, como agitação comportamental e verbal, do humor e da ansiedade. Pelo desenvolvimento da Tarefa III, obteve-se a versão pré-final do PECI-FD3 (versão β) que permitiu a condução do estudo piloto (Tarefa VI). Pela Tarefa V afere-se que o 6-CIT, pelas suas propriedades psicométricas e de precisão, é um instrumento de rastreio robusto; e também adequados pontos de corte, ajustados à população portuguesa, para o 6CIT são aferidos. A escala QCPR versão portuguesa apresenta propriedades psicométricas consistentes para uma das suas duas subescalas. É necessário o desenvolvimento de trabalhos futuros que permitam a continuidade deste processo de validação. Por último, na Tarefa VI, verifica-se pelo desenvolvimento do RCT, que grupo que recebeu a EC pelo programa FD3 apresenta ganhos na cognição, em comparação com o grupo controlo, mais especificamente na orientação e compreensão de ordens. Discussão/Conclusão: A evidência identificada pelas RSL e pelo RCT apoiam as intervenções não farmacológicas na gestão dos domínios cognitivos e SNP. Este trabalho colocou à disposição para a população portuguesa um PECI, com 75 sessões de EC, que permite ao cuidador familiar/informal ter um papel mais ativo no cuidado à PcPNC. Considera-se que, no global, este trabalho fornece instrumentos essenciais para o cuidado à PcPNC/cuidador, como o 6CIT (rastreio cognitivo) e a escala QCPR (que avalia da qualidade da relação entre a díade).pt_PT
dc.description.abstractProviding conditions that promote ageing in community settings is a societal priority. On account of ageing, there is an increase in the prevalence of chronic diseases, such as Neurocognitive Disorders (NCD). In this respect, living in community settings for as long as possible includes the provision of multimodal care by the family/informal caregiver. This study focuses on individual cognitive stimulation (iCS), as a home-based intervention to be promoted by the caregiver. Objective: To assess the feasibility and effectiveness of an individual CS home-based program (iCSP) in people with NCD (PwNCD), implemented by the caregiver. Method: The iCSP assessed was the Making a Difference 3 - Individual Cognitive Stimulation Therapy (MD3), in Portuguese Fazer a Diferença 3 - Intervenção Individual de Estimulação Cognitiva (FD3). Methodologically the work was organized in six main tasks. The initial two tasks were related to the conduction of two systematic reviews of the literature (SRL) of efficacy, according to the methodology proposed by the Joanna Briggs Institute. The conduction of both SRL served as the conceptual starting point for the following tasks. The first SRL focused on the effectiveness of caregiver-provided cognitive interventions in PwNCD’s cognition, while the second on aimed to assess the effectiveness of multisensory stimulation (MS) in the management of PwNCD’s neuropsychiatric symptoms (NPS). The three following tasks (Task III, IV, and V) consisted of the preparation of the pilot study. Task III corresponded to the translation and adaptation for the Portuguese language and culture of the iCSP-MD3, following the guidelines of the Formative Method for Adapting Psychotherapy. In Task IV, the cut-off point and the psychometric properties of the cognitive screening instrument Six Items Cognitive Decline Test (6CIT) were identified. Task V corresponds to the translation and validation for the Portuguese language and culture of the Quality of the Carer-Patient Relationship scale, following four stages (translation, synthesis, retroversion, and creation of the consensual version). Lastly, in Task VI, a pilot study was conducted, following a two-arm randomized controlled trial (RCT) design (iCS-MD3 versus control). Results: The SRL on the effectiveness of cognitive interventions promoted by caregivers identified beneficial effects of this approach in several cognitive domains such as memory, attention, verbal fluency and problem-solving. Regarding the second SRL (on the effectiveness of MS), the results from the included primary studies indicated the potential therapeutic effect of such interventions in the control of PwNCD’s physically non-aggressive behavior (e.g., behavioural and verbal agitation), mood and anxiety. For the development of Task III, a pre-final version of the iCSP-FD3 (β version) was obtained, allowing for the conduction of a feasibility and effectiveness pilot study (Task VI). In Task IV, the 6-CIT demonstrated robust screening properties with suitable cutoff points for the Portuguese population. The Portuguese version of the QCPR scale presented consistent psychometric properties for one of its two subscales (Task V). Future work is necessary to continue its validation process. In Task VI, positive effects in cognition were identified in the PwNCD from the iCSP-FD3 group, compared to the control group, more specifically in the orientation and understanding of instructions. Discussion/Conclusion: The evidence identified through the conduction of the SRL and RCT support the positive impact of non-pharmacological interventions in the management of cognitive domains and NPS. As an output of this project, the FD3 was made available to the Portuguese population, with 75 sessions of iCS, which allows the family/informal caregiver to play a more active role in the provision of multimodal care to PwNCD. Moreover, this project allowed for the development and dissemination of essential tools that can assist health professionals in this field of practice, such as 6CIT (cognitive screening) and the QCPR scale (assessing the quality of the relationship between dyads).pt_PT
dc.identifier.tid101652593pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31534
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnvelhecimentopt_PT
dc.subjectPerturbação neurocognitivapt_PT
dc.subjectIntervenção não farmacológicapt_PT
dc.subjectEstimulação cognitiva individualpt_PT
dc.subjectCuidadorpt_PT
dc.subjectCogniçãopt_PT
dc.subjectAgingpt_PT
dc.subjectNeurocognitive disorderpt_PT
dc.subjectNon-pharmacological interventionpt_PT
dc.subjectIndividual cognitive stimulationpt_PT
dc.subjectCaregiverpt_PT
dc.subjectCognitionpt_PT
dc.titleEstimulação cognitiva em pessoas idosas : intervenção individual na fragilidade cognitivapt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameSilva
person.givenNameRosa
person.identifier.ciencia-idB81B-B2D4-8405
person.identifier.orcid0000-0002-3947-7098
person.identifier.scopus-author-id57195148788
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication270b2002-a12c-4abf-b919-cdfd1d84e77f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery270b2002-a12c-4abf-b919-cdfd1d84e77f
thesis.degree.nameDoutoramento em Enfermagempt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Estimulacao_Cognitiva_Individual_em_Pessoas_Idosas_RosaSilva_UCP.pdf
Size:
4.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format