Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relação entre a participação em atividades desportivas e o uso e impacto dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com jovens do 3º ciclo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Bárbara Nobre_Dissertação.pdf639.91 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo teve como principal objetivo explorar a relação entre a participação em atividades desportivas e o uso e impacto dos MCE em jovens do 3º ciclo do ensino básico (CEB). A amostra englobou 729 participantes e foi utilizado um protocolo composto pelo Media Activity Form e um questionário sociodemográfico e de caracterização do uso de MCE. Os principais resultados revelaram uma associação positiva entre o tempo e o impacto negativo percebido da utilização de MCE e uma associação negativa entre o tempo de permanência em atividades extracurriculares (AEC) e a perceção de impacto negativo do uso de MCE, especialmente nos jovens que praticam desportos coletivos. Adicionalmente, jovens que frequentam AEC (desportivas e não desportivas) utilizam menos os MCE e percecionam o seu impacto como menos negativo, comparativamente com aqueles que não realizam qualquer atividade. Estes resultados realçam o papel das AEC, especialmente as desportivas, na forma como os jovens vivenciam o impacto dos MCE, sendo necessários estudos que possam aprofundar esta temática.
The present study had a main objective to explore the relationship between participation in sports activities and the use and impact of EM in young people in the 3rd cycle of basic education (CBE). The sample comprised 729 participants with a protocol which combined the Media Activity Form and a sociodemographic and characterization questionnaire about their use of EM. The main results highlighted a positive association between time and the perceived negative impact of using EM and a negative association between their length of stay in extracurricular activities (EA) and their perception of the negative impact of the use of EM, especially in young people who practice team sports. Additionally, young people who attend EA (sports and non-sports) use EM less and perceive its impact as less negative, compared to those who do not perform any activity. These results highlight the role of EA, especially sports, in the way young people experience the impact of EM, requiring studies that can deepen this subject.

Description

Keywords

Meios de comunicação eletrónicos Jovens Atividades extracurriculares Desporto Electronic media Young people Extracurricular activities Sport

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue