Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relação entre o uso dos meios de comunicação eletrónicos, as competências socioemocionais e a saúde mental em jovens : um estudo exploratório

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203691601.pdf878.74 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo está enquadrado no projeto “Media Activity and Mental Health”, tendo como objetivo geral explorar a relação entre o tempo e o impacto percebido do uso dos Meios de Comunicação Eletrónicos (MCE), as competências socioemocionais e a saúde mental de jovens do 3º ciclo. O estudo envolveu uma amostra de 275 jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos de idade (M = 13.16; DP = 0.69), de quatro escolas do norte de Portugal. Os resultados demonstraram que os jovens passam mais horas nos MCE num dia típico de fim-de semana, comparando com um dia típico de semana. O grupo de jovens com níveis elevados de isolamento social e níveis reduzidos de autocontrolo reportaram utilizar mais tempo os MCE ao fim-de-semana, quando comparados com jovens com níveis reduzidos de isolamento social e níveis elevados de autocontrolo. Por sua vez, jovens com níveis elevados de tomada de decisão responsável e competências relacionais e com níveis reduzidos de ansiedade percecionaram um impacto mais positivo do uso dos MCE, quando comparados com jovens com níveis reduzidos de tomada de decisão, competências relacionais e níveis elevados de ansiedade social. Estes resultados realçam a importância da promoção do desenvolvimento de competências nos jovens, constituindo-se estas como variáveis centrais para o controlo do tempo de uso dos MCE, para a atenuação do impacto negativo e promoção do impacto positivo dos MCE.
This study is part of the "Media Activity and Mental Health" project, and its general aim is to explore the relationship between the time and perceived impact of using Electronic Media (EM), socio-emotional skills, and mental health in young people in the 3rd cycle. The study involved a sample of 275 young people aged between 12 and 15 (M = 13.16; SD = 0.69), from four schools in the north of Portugal. The results showed that young people spend more hours on EM on a typical weekend than on a typical weekday. The group of young people with high levels of social isolation and low levels of self-control reported spending more time on EMs during the weekend, compared to young people with lower levels of social isolation and higher levels of self-control. Participants with high levels of responsible decision-making, relational skills and low levels of anxiety perceived a more positive impact of using EMs, when compared to young people with low levels of responsible decision-making, relationship skills and high levels of social anxiety. These results emphasize the importance of promoting the development of skills in young people, which are key variables in controlling the time spent using EMs, mitigating the negative, and promoting the positive impact of EMs.

Description

Keywords

Meios de comunicação eletrónicos Tempo de uso Saúde mental Competências socioemocionais Jovens Electronic media Time of use Mental health Social and emotional competencies Young people

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue