Repository logo
 
Publication

Estratégias para a igualdade e inclusão no ensino superior : o caso das pessoas com deficiência

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorBaptista, Isabel Maria de Carvalho
dc.contributor.authorMadureira, Carla Manuela de Sousa
dc.date.accessioned2024-06-19T13:12:34Z
dc.date.available2024-12-01T01:30:38Z
dc.date.issued2024-01-19
dc.date.submitted2023-10-30
dc.description.abstractO presente trabalho corresponde ao relatório de uma investigação conducente à obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação. O estudo em causa aborda a temática da integração dos alunos com deficiência, ou com necessidades educativas especiais, no sistema de ensino superior. Um fenómeno amplamente estudado nos graus de ensino básico e secundário, contudo, existe pouca evidência empírica que permita conhecer esta manifestação no ensino superior. Do ponto de vista teórico, o estudo, enquadra-se na Pedagogia Social, reconhecida como ciência da educação que permite enquadrar a pluralidade de experiências socioeducativas desenvolvidas em comunidade e ao longo da vida. Do ponto de vista empírico, recorremos à pesquisa documental e à inquirição de atores, feita através de entrevista semiestruturada junto de personalidades com pensamento relevante sobre esta questão de política educativa. No essencial, os dados recolhidos e analisados permitem fundamentar a convicção de que os alunos com deficiência, ou com necessidades educativas especiais, no ensino superior, carecem de um suporte legislativo e pedagógico de apoio; que ajude a superar barreiras e vencer desafios, sugerindo a necessidade de aposta em políticas e medidas de educação inclusiva especificamente desenhadas para este setor de ensino.pt_PT
dc.description.abstractThe present thesis corresponds to a report of an investigation leading to the obtaining of a master’s degree in educational sciences. The study in question addresses the issue of integrating students with disabilities, or special educational needs, into the education system. A phenomenon widely studied in Primary and Secondary Education, however, there is little empirical evidence that allows us to understand this manifestation in Higher Education. From a theoretical point of view, the study falls within Social Pedagogy, recognized as a science of education that allows framing the plurality of socio-educational experiences developed in the community and throughout life. From an empirical point of view, we resorted to documentary research and questioning of stakeholders, carried out through semi-structured interviews with personalities with relevant thoughts on this issue of educational policy. Essentially, the data collected and analysed allows us to support the conviction that students with disabilities, or special educational needs, in Higher Education, contrary to the reality of Basic and Secondary Education, do not yet have legislative and pedagogical support, which helps to overcome barriers and overcome challenges, suggesting the need to invest in inclusive education policies and measures specifically designed for this education sector.pt_PT
dc.identifier.tid203560825pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/45544
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_PT
dc.subjectIgualdade e inclusãopt_PT
dc.subjectPedagogia socialpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectPeople with disabilitiespt_PT
dc.subjectEquality and inclusionpt_PT
dc.subjectSocial pedagogypt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleEstratégias para a igualdade e inclusão no ensino superior : o caso das pessoas com deficiênciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203560825.pdf
Size:
757.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: