Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

“Deus, o grande mistério” : reflexão sobre a prática pedagógica relativa à UL 2 do 9º ano do programa de EMRC e contributos teológicos para a sua valorização

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_Plácido Santos.pdf5.28 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionado é realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas – Ensino de Educação Moral e Religiosa Católica, procura apresentar uma reflexão sobre a prática pedagógica da UL2 do 9º ano: Deus, o grande mistério e apresentar contributos teológicos para a sua valorização. Deus é um mistério que se vai desvelando na história e que promove uma experiência nova e edificante à humanidade, que se deixa contagiar e conduzir por ela. A questão de Deus surge na dimensão espiritual e religiosa da pessoa e por isso é uma questão universal e intemporal na qual os homens e mulheres sempre procuraram um significado existencial e de sentido, que nos tempos atuais requer uma leitura mais transversal que envolva, além da teologia, outras áreas das ciências humanas. Com o nosso trabalho pretendemos exatamente abrir novos horizontes que permitam uma perspetiva do tema de Deus duma forma mais abrangente, tendo em conta as inquietações atuais, fomentando assim uma hermenêutica mais próxima à sua realidade promovendo uma educação integral aos nossos alunos.
The following Final Report on Supervised Teaching Practice is prepared within the scope of the Master in Religious Sciences - Catholic Moral and Religious Teaching, and wishes to present a reflection on the pedagogical practice of the UL2 of the 9th grade: God, the great mystery and to present theological contributions for its valorization. God is a mystery which unfolds in history and promotes a new and edifying experience to mankind, that allows itself to be infected and guided by it. The question of God arises in the spiritual and religious dimension of the person and, therefore, it is a universal and timeless question in which men and women have always sought an existential and meaningful meaning, which today requires a more transversal reading that involves, in addition to theology, other areas of the human sciences. With our work we intend to open new horizons that allow a perspective of the theme of God in a more comprehensive way, taking into account the current concerns, thus fostering a hermeneutic closer to its reality, promoting an integral education to our students.

Description

Keywords

EMRC Educação Escola Currículo Deus Mistério Experiência religiosa Contemporaneidade Education School Curriculum God Mystery Religious experience Contemporary

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue