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- Envelhecimento (cri)ativo : teatro e outras artes performativasPublication . Lemos, Inês da Cruz; Pereira, Henrique ManuelO envelhecimento da população representa hoje um dos maiores dilemas sociais no mundo, exigindo soluções e estratégias de intervenção mais diretas nos idosos e nas futuras gerações. Relacionado com este envelhecimento, os números de inatividade e de dependência dos idosos têm vindo a aumentar, perspetivando-se uma acentuada baixa na qualidade de vida dos mesmos. O presente projeto configura uma proposta de solução para esta problemática, convocando o Teatro, outras Artes Performativas e a Saúde, perspetivando um Envelhecimento Ativo/Criativo. Por meio de estudos de casos e de revisão de literatura, pretendo demonstrar que os projetos artísticos e comunitários podem trazer benefícios para os seus participantes e, ao mesmo tempo, podem promover e consciencializar para a importância do desenvolvimento de papéis mais ativos na sociedade. Este documento apresenta também um exemplo de projeto artístico que pode ser desenvolvido a nível internacional, num diálogo entre Portugal e Espanha, com objetivo de contribuir para a diminuição do número de idosos dependentes nas regiões transfronteiriças e interiores dos dois países. Para a realização deste projeto discrimino todos os pormenores da sua produção, desde o imaginário a toda a logística necessária, bem como o seu orçamento final. A criação deste projeto servirá de base para mais e novos projetos artísticos e comunitários que primem, por intermédio de soluções sociais e económicas, pela criação de relações dialogantes entre as áreas da cultura e da saúde.
- Psychological symptoms and behavioral changes in children and adolescents during the early phase of COVID-19 quarantine in three European countriesPublication . Francisco, Rita; Pedro, Marta; Delvecchio, Elisa; Espada, José Pedro; Morales, Alexandra; Mazzeschi, Claudia; Orgilés, MireiaThe coronavirus disease (COVID-19) pandemic forced the home confinement of the majority of population around the world, including a significant number of children and adolescents, for several weeks in 2020. Negative psychological effects have been identified in adults, but research about the impact of this type of social distancing measure on children and adolescents is scarce. The present study aimed to describe and compare the immediate psychological and behavioral symptoms associated with COVID-19 quarantine in children and adolescents from three southern European countries with different levels of restrictions (Italy, Spain, and Portugal). Parents of 1,480 children and adolescents (52.8% boys) between 3 and 18 years old (M = 9.15, SD = 4.27) participated in the study. An online survey using snowball sampling techniques was conducted during 15 days between March and April 2020, representing the early phase of the quarantine associated with COVID-19 outbreak. Parents answered questionnaires about sociodemographic data, housing conditions, immediate psychological responses during quarantine (e.g., anxiety, mood, sleep, and behavioral alterations), patterns of use of screens, daily physical activity, and sleep hours before and during the quarantine. The results revealed an increase in children's psychological and behavioral symptoms, increased screen-time, reduced physical activity, and more sleep hours/night. Italian children presented less psychological and behavioral symptoms compared with Portuguese and Spanish children. In general, hierarchical multiple regressions revealed that having an outdoor exit in the house (e.g., garden, terrace) contributed to lower levels of psychological and behavioral symptomatology. Future studies are needed to identify family and individual variables that can better predict children and adolescents' well-being during and after quarantine. Recommendations for families and implications for practice are discussed.
- “Deus, o grande mistério” : reflexão sobre a prática pedagógica relativa à UL 2 do 9º ano do programa de EMRC e contributos teológicos para a sua valorizaçãoPublication . Santos, Plácido José Marques dos; Angélico, José Pedro LopesO presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionado é realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas – Ensino de Educação Moral e Religiosa Católica, procura apresentar uma reflexão sobre a prática pedagógica da UL2 do 9º ano: Deus, o grande mistério e apresentar contributos teológicos para a sua valorização. Deus é um mistério que se vai desvelando na história e que promove uma experiência nova e edificante à humanidade, que se deixa contagiar e conduzir por ela. A questão de Deus surge na dimensão espiritual e religiosa da pessoa e por isso é uma questão universal e intemporal na qual os homens e mulheres sempre procuraram um significado existencial e de sentido, que nos tempos atuais requer uma leitura mais transversal que envolva, além da teologia, outras áreas das ciências humanas. Com o nosso trabalho pretendemos exatamente abrir novos horizontes que permitam uma perspetiva do tema de Deus duma forma mais abrangente, tendo em conta as inquietações atuais, fomentando assim uma hermenêutica mais próxima à sua realidade promovendo uma educação integral aos nossos alunos.
- Pallco – Performing Arts School & Conservatory : experiência profissional e proposta de implementação de musicoterapiaPublication . Magalhães, Maria João Montenegro Pinto de; Castro, Laura Lucinda OliveiraA instituição Pallco – Performing Arts School & Conservatory, localizada no Porto, foi a entidade acolhedora do estágio curricular com a duração de seis meses, integrado no Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas. O presente relatório de estágio estrutura-se em duas partes: uma primeira parte é dedicada a um panorama geral da instituição de estágio e à experiência que ali desenvolvi; uma segunda parte aborda o tema da musicoterapia e a possível implementação desta terapia na instituição de estágio. A instituição é integrada no contexto do sector de atividade, o ensino artístico, com os seus aspetos diferenciadores, e é caracterizada no que se refere à sua estrutura e funcionamento. As ações de estágio são descritas de forma detalhada, procurando evidenciar as competências adquiridas. O segundo aspeto do relatório apresenta a definição e aspetos da história musicoterapia, enquadrando esta prática no contexto escolar, a nível nacional e a nível internacional e explanando a figura e a profissão do musicoterapeuta. Finalmente, explora-se uma proposta de implementação de musicoterapia na instituição de estágio.
- As práticas e políticas de gestão ambiental nos hotéis portugueses : hotéis na região de LisboaPublication . Rajabali, Malik Moez; Julião, Jorge Manuel Soares; Gaspar, MarceloA presente dissertação foi realizada na modalidade de dissertação, com o tema sobre as práticas e políticas de gestão ambiental nos hotéis da região de Lisboa. Tendo em consideração o anteriormente exposto, a questão de investigação definida é: “Como se definem as práticas e políticas de gestão ambiental nos hotéis de Lisboa?”. Foram definidos objetivos subjacentes à questão de investigação, sendo eles “Quais os motivos que influenciam um hotel a adotar as práticas e políticas de gestão ambiental?” e “Qual é o maior entrave à adoção das práticas e políticas de gestão ambiental nos hotéis?”. O modelo de investigação adotado foi o modelo survey, com recurso a entrevistas formais semiestruturadas aos decision-makers dos hotéis em análise. Posteriormente, foram analisados os dados que permitiram a obtenção e comparação de uma maior abrangência de dados recolhidos, bem como a antecipação de erros lógicos e respostas mais concretas. Os resultados obtidos demonstram que 100% dos hotéis analisados implementaram, no mínimo, uma prática ou política de gestão da sustentabilidade ambiental, há uma preocupação acrescida em constituir um departamento específico desta área nos hotéis e há uma pressão dos stakeholders para a sua constituição. Adicionalmente, a razão principal para a adoção destas práticas é a melhoria do desempenho do hotel a longo prazo consegue retirar e o maior entrave a essa adoção está divido entre o custo associado e a cultura dos diretores, dos clientes e dos intervenientes da supply chain. O presente estudo tem como principal contributo expor a evolução da adoção destas práticas e políticas ambientais nos hotéis, expondo a realidade nas unidades hoteleiras da região de Lisboa.
- O procedimento do jus variandi funcionalPublication . Oliveira, Fabiana Alexandra Correia; Silva, Luís Artur Almeida Rocha Gonçalves daO jus variandi funcional consiste no direito de o empregador, verificadas certas circunstâncias excecionais, exigir do trabalhador por um determinado período de tempo funções diferentes das contratadas. Por se estar perante um conflito de direitos, nomeadamente na esfera do empregador do direito à livre iniciativa económica e na esfera do trabalhador do direito à estabilidade no emprego, sendo que ambos gozam de tutela constitucional, o legislador instituiu um procedimento que serve principalmente para efetivação do direito em causa e auxilia também no seu controlo. O procedimento subjacente a esta figura circunscreve-se à ordem de alteração que deve ser justificada indicando a duração previsível da mesma e mencionando, se for caso disso, o acordo de regulação deste direito que existe entre empregador e trabalhador. A inobservância deste ato não é sancionada explicitamente pela lei, sendo que o presente estudo tem como objetivo primordial a construção de uma tese que lhe atribua um desvalor jurídico e suas demais consequências em consonância com os princípios de Direito de Trabalho vigentes.