Repository logo
 
Publication

Da liderança do diretor aos resultados escolares dos alunos : um caminho a percorrer

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorAlves, José Matias
dc.contributor.advisorCabral, Ilídia
dc.contributor.authorPina, Raúl Manuel da Fonseca Janeiro Tavares de
dc.date.accessioned2016-05-13T10:03:33Z
dc.date.available2016-05-13T10:03:33Z
dc.date.issued2016-04-26
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO estudo apresentado tem como objetivo investigar, numa amostra de agrupamentos de escolas portuguesas, se existe impacto da liderança escolar, particularmente do diretor, nos resultados escolares dos alunos. O estudo adota uma metodologia mista, combinando a análise dos resultados dos exames nacionais no 6.º, 9.º e 12.º ano, da avaliação interna, de questionários, aplicados a diretores, alunos e professores, entrevistas semiestruturadas (aos diretores dos agrupamentos) e grupos de discussão focalizada (a alunos, professores e coordenadores de departamentos). Os dados apresentados foram analisados com recurso ao software NVivo 10 e SPSS 22. Na análise dos resultados concluímos que existe uma influência indireta entre as práticas de liderança do diretor e a melhoria dos resultados escolares dos alunos. Esta é feita através de processos de melhoria de escola e de uma distribuição de liderança pelos professores. As dinâmicas de melhoria de escola implicam a promoção de condições para os professores poderem desenvolver o seu trabalho e de melhorarem o processo de ensino, com impacto positivo direto nas aprendizagens, elevando o nível de envolvimento dos alunos na escola. É também realizada através da influência das práticas de liderança do diretor sobre o trabalho dos professores, em algumas situações diretamente mas na sua grande maioria através dos coordenadores de departamento. É também possível concluir que os resultados escolares influenciam a organização escolar e as ações do diretor, principalmente ao nível da distribuição de serviço docente e da elaboração de horários.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to explore, in a sample of Portuguese schools, if there is an impact of school leadership, particularly of the principal, on students` outcomes. The study adopts mixed-methods, combining the analysis of national examination, questionnaire surveys, structured open-ended interviews (Principals) and focus group (Students, Teachers and Head of Department). Data were analyzed using the software NVivo 10 and SPSS 22. From the analysis of the results, we conclude that there is an indirect influence between the Principal´s leadership practices and students´ outcomes. This one is done through school improvement processes and through the distribution of leadership among school teachers. School improvement promotes conditions for the teachers to develop their work and improve the quality of teaching, which has a positive and direct impact on learning and raises the level of student´s engagement in school. This is also accomplished through the influence of the Principal´s leadership practices on teachers´ work: directly or through the heads of department. On the other hand we can also imply the student´s outcomes influence school organization and Principal´s practices, especially in regard to the distribution of the teaching service and the preparation of timetables.pt_PT
dc.identifier.tid101427620
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20103
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectMelhoria de escolapt_PT
dc.subjectResultados escolarespt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectSchool improvementpt_PT
dc.subjectStudents´ outcomespt_PT
dc.titleDa liderança do diretor aos resultados escolares dos alunos : um caminho a percorrerpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
101427620.pdf
Size:
4.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: