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A “Big Data” nos mercados digitais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Direitopt_PT
dc.contributor.advisorPais, Sofia Oliveira
dc.contributor.authorEstevinho, Luís Miguel João
dc.date.accessioned2018-12-19T13:51:17Z
dc.date.available2018-12-19T13:51:17Z
dc.date.issued2018-09-10
dc.description.abstractA big data representa nos dias de hoje uma alteração ao paradigma tradicional do funcionamento dos mercados. Devido às particularidades dos mercados digitais, como a atuação em plataformas multi-sided e a forte presença de efeitos network, que permitem aumentar os lucros das empresas, estas apostam cada vez mais na recolha, processamento e análise dos dados dos consumidores. Procura-se ao longo desta dissertação analisar o impacto desta nova realidade no Direito da Concorrência, nomeadamente os efeitos para as empresas, bem como para os consumidores, tendo em consideração as características próprias dos mercados digitais, a influência dos dados e as repercussões na privacidade Conclui-se que o recurso à big data contribui de forma eficaz para melhorar os produtos e serviços, reduzindo preços e incentivando as empresas a continuar a inovar. Os perigos que podem advir da utilização imprópria dos dados, parecem ser resolvidos na maioria das vezes pelo próprio mercado, sem ser necessário que as autoridades da concorrência intervenham.pt_PT
dc.description.abstractBig data represents today a change to the traditional paradigm of market functioning. Due to the particularities of the digital markets, such as multi-sided platforms and the strong presence of network effects that increase companies’ profits, they increasingly focus on the collection, processing and analysis of consumer data. Throughout this dissertation, it is sought to analyze the impact of this new reality on Competition Law, namely the effects for companies, as well as for consumers, considering the characteristics of digital markets, the influence of data and the consequences on privacy. It is concluded that the use of big data effectively contributes to improving the products and services, reducing prices and encouraging companies to continue to innovate. The dangers of improper use of data seem to be solved in most cases by the market itself, without the need for competition authorities to step in.pt_PT
dc.identifier.tid202103587pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/26465
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDireito da concorrênciapt_PT
dc.subjectDadospt_PT
dc.subjectMercados digitaispt_PT
dc.subjectPrivacidadept_PT
dc.subjectCompetition lawpt_PT
dc.subjectDatapt_PT
dc.subjectDigital marketspt_PT
dc.subjectPrivacypt_PT
dc.titleA “Big Data” nos mercados digitaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direitopt_PT

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