Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ser especialista : a intervenção especializada na pessoa em situação crítica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203954556.pdf4.89 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, integrada no plano curricular do 17º Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica, na área de Enfermagem a Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem, da Universidade Católica Portuguesa. O seu propósito visa descrever as experiências e aprendizagens de acordo com as atividades desenvolvidas durante os diferentes estágios realizados e documentar a aprendizagem adquirida. Por fim, foi ainda realizada uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de confrontar as experiências vividas com as mais recentes evidências. Este documento tem por base a utilização de uma metodologia critico-reflexiva e descritiva, utilizando a observação direta nos contextos de estágio como método de análise. Foi, ainda, através do registo das diversas experiências e atividades desenvolvidas relacionadas com a prestação de cuidados, que se relacionou a teoria com a prática. O primeiro capítulo explica e reflete sobre o estágio realizado no primeiro ano deste Curso de Mestrado. O segundo capítulo, por sua vez, integra três subcapítulos, que se inicia com uma breve caracterização dos contextos clínicos de estágio e, posteriormente, uma análise critico-reflexiva e fundamentada das atividades desenvolvidas na aquisição e desenvolvimento de competências nos diversos contextos. Cuidar da pessoa que vivencia um conjunto de processos complexos de doença crítica, esteja ela num serviço de urgência ou numa unidade de cuidados intensivos, implica uma dinamização de respostas a situações de exceção e catástrofe. Desta forma, a maximização da intervenção na prevenção e controlo da infeção, bem como na segurança da pessoa foram algumas das principais competências adquiridas ao longo deste percurso. Foi desenvolvido ainda um conjunto de projetos de melhoria que contribuíram para que o papel do enfermeiro especialista na promoção de prática de cuidados fosse enfatizado. Este relatório contribuiu para um conjunto de reflexões críticas relativas ao impacto da intervenção do Enfermeiro Especialista na prestação de cuidados, tendo em conta o papel fundamental da humanização dos cuidados na qualidade dos cuidados prestados. Todos os objetivos delineados foram atingidos, ficando registado neste relatório o percurso de aquisição e desenvolvimento de competências.
This internship report is part of the “Final Internship and Report” curricular unit, which is part of the curriculum of the 17th Master's Degree in Nursing, specializing in Medical-Surgical Nursing, in the area of Nursing for People in Critical Situations, in Universidade Católica Portuguesa. Its purpose is to describe the experiences and learning from the activities carried out during the different internships. In addition, it is essential to demonstrate the skills acquired and document the learning acquired. Finally, bibliographical research was carried out in order to compare experiences with the latest evidence. This document is based on the use of a critical-reflective and descriptive methodology, using direct observation in the internship contexts as a method of analysis. It was also by recording the various experiences and activities developed in relation to the provision of care that theory was linked to practice. The first chapter explains and reflects on the internship carried out in the first year of this Master's course. The second chapter, in turn, is made up of three subchapters, which begin with a brief characterization of the clinical contexts in which the internship took place and, subsequently, a critical-reflective and reasoned analysis of the activities carried out in the acquisition and development of skills in the various contexts. Caring for people experiencing a set of complex critical illness processes, whether they are in an emergency department or an intensive care unit, implies streamlining responses to exceptional and catastrophic situations. In this way, maximizing intervention in infection prevention and control, as well as in the safety of the person, were some of the main skills acquired during this course. A series of improvement projects were also developed which helped to emphasize the role of the specialist nurse in promoting care practice. This report has contributed to a number of critical reflections on the impact of the Specialist Nurse's intervention in the provision of care, taking into account the fundamental role of humanizing care in the quality of care provided. All the objectives outlined were achieved, and this report records the journey of acquiring and developing skills.

Description

Keywords

Enfermagem médico-cirúrgica Pessoa em situação crítica Competências Intervenções de enfermagem Medical-surgical nursing Critically ill person Skills Nursing interventions

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue