Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A felicidade enquanto experiência vivida na população adulta

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203036930.pdf865.18 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O objetivo principal deste estudo qualitativo é compreender a importância e o significado da Felicidade enquanto experiência vivenciada na população adulta atendendo à específicidade e compreensão da interpretação da forma como a população interpreta o conceito de Felicidade, à exploração da construção do conceito a partir dos relatos, na exploração da perceção do construto do conceito de Felicidade e nas suas implicações na vida dos adultos. Os participantes, neste estudo, são dez adultos, residentes em Portugal, com idades entre os trinta e os quarenta anos e entre os cinquenta e os sessenta anos, sem perturbações cognitivas. Como técnica de recolha de dados foram utilizados um questionário sóciodemográfico e uma entrevista individual semiestruturada. Na entrevista todas as perguntas foram direcionadas numa tentativa de se compreender o que é a Felicidade, a importância e significado que a mesma tem na vida de cada um. As entrevistas decorreram através de videochamada atendendo ao confinamento obrigatório advindo da pandemia Covid-19. Posteriormente foram criadas categorias a partir das respostas obtidas e posteriormente foi feita uma análise comparita com os dados do enquadramento teórico. Relativamente aos resultados, podemos inferir que é muito difícil a obtenção de uma definição única de Felicidade, devido ao seu caráter relativo, subjetivo, múltiplo e inconstante e pelo facto de existir uma grande pluralidade de conceitos relativos à mesma. A Felicidade tem muitos subprodutos positivos que têm consequências positivas para os indivíduos, famílias e comunidades. Indivíduos felizes obtêm benefícios nos mais variados domínios da vida. Experimentam recompensas sociais maiores: mais amigos, suporte social mais forte e interações sociais mais ricas. Há indícios de que a Unidade e diversidade caminham juntas, desde que seja considerada e respeitada a individualidade dos membros de uma sociedade. O Homem precisa do outro para completar a Felicidade, pois é difícil ser feliz sozinho.
The aim of this study is to understand the importance and meaning of Happiness as an experience lived in the adult population, given the specificity and understanding of the interpretation of how the population interprets the concept of Happiness, exploring the construction of the concept from the reports, in exploration of the perception of the construct of the concept of Happiness and its implications in the lives of adults. Our sample consists in ten adults, residing in Portugal, aged between thirty and forty years old and between fifty and sixty years old, without cognitive disorders. A sociodemographic questionnaire and a semi-structured individual interview were used as a data collection technique for this qualitative study. In the interview, all questions were directed to understand what Happiness is, as well as its importance and meaning in each one's life. The interviews took place via video call, given the mandatory confinement arising from the Covid-19 pandemic. Regarding the results, we can infer that it is very difficult to obtain a single definition of Happiness, due to its relative, subjective, multiple and inconstant character and the fact that there is a great plurality of concepts related to it. Happiness has many positive by-products that have positive consequences for individuals, families and communities. Happy individuals obtain benefits in the most varied domains of life. They experience greater social rewards: more friends, stronger social support, and richer social interactions. There are indications that Unity and diversity go together, as long as the individuality of the members of a society is considered and respected. Man needs the other to complete Happiness, because it is difficult to be happy alone.

Description

Keywords

Felicidade Bem-estar Emoções positivas Saúde mental Happiness Well-being Positive emotions Mental health

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue