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Comunicação estratégica aplicada a clubes de futebol profissional : estudo de caso do Clube Desportivo Nacional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicação
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
datacite.subject.sdg08:Trabalho Digno e Crescimento Económico
datacite.subject.sdg11:Cidades e Comunidades Sustentáveis
dc.contributor.advisorSimão, João Duarte Borges Martins de Vasconcelos
dc.contributor.authorNascimento, José Maria Mendes de Matos Baião do
dc.date.accessioned2025-05-22T09:52:48Z
dc.date.available2025-05-22T09:52:48Z
dc.date.issued2025-01-07
dc.date.submitted2024-09
dc.description.abstractA investigação realizada na presente dissertação procurou dar resposta à questão de partida “Quais as características da estratégia de comunicação digital do Clube Desportivo Nacional na rede social Instagram nas temporadas 2020/2021 e 2021/2022?”. De forma a dar resposta à pergunta de partida foram utilizados dois métodos de investigação. O primeiro método foi a entrevista semi-estruturada. O segundo método correspondeu à análise de conteúdo dedutiva e indutiva. A análise de conteúdo incidiu sobre os 1245 posts publicados pela conta oficial do Clube Desportivo Nacional na rede social Instagram, no período compreendido entre 12 de setembro de 2020 e 22 de maio de 2022. Conclui-se que a equipa de futebol profissional foi o principal foco da estratégia de comunicação digital do Clube Desportivo Nacional no Instagram no período em análise. Mais concretamente, o principal conteúdo publicado, nas épocas 2020/2021 e 2021/2022, traduziu-se no acompanhamento em direto dos jogos da equipa de futebol profissional enquadrando-se este conteúdo na primeira estratégia de comunicação digital identificada, o marketing de relacionamento. A segunda estratégia utilizada pelo clube foi a partilha diária de posts sobre todas as áreas do clube, de forma a manter o interesse dos adeptos e por consequência aumentar o valor de marca do clube. O reforço da identificação dos adeptos com o clube constituiu outra das estratégias utilizadas. Por último, o clube utilizou também projetos de responsabilidade social como forma de envolver os adeptos na vida do clube. Nas épocas em análise, houve um maior acompanhamento na página oficial do clube da equipa de futebol profissional na época 2020/2021, do que na época 2021/2022 devido à situação pandémica da Covid-19. Outra das diferenças na estratégia de comunicação digital no Instagram durante as épocas em análise teve a ver com a mensagem passada aos adeptos, pois, na primeira época, essa mensagem era positiva, enquanto na segunda época, a mensagem tinha como objetivo a gestão de expectativas.por
dc.description.abstractThe research conducted in this dissertation aimed to address the initial question, "What are the characteristics of Clube Desportivo Nacional's digital communication strategy on the social network Instagram during the 2020/2021 and 2021/2022 seasons?" To answer this initial question, two research methods were used. The first method was the semi-structured interview. The second method was the deductive and inductive content analysis. This content analysis focused on all posts published by Clube Desportivo Nacional’s official Instagram page, from September 12th, 2020, to May 22nd, 2022. From this study, it is concluded that the professional football team was the main focus of Clube Desportivo Nacional's digital communication strategy on Instagram. More specifically, the main content published during the 2020/2021 and 2021/2022 seasons consisted of live coverage of the professional football team's matches, fitting this content into the first identified digital communication strategy, relationship marketing. The second strategy used by the club was the daily sharing of posts about all areas of the club to maintain the fans’ interest and consequently increase the club's brand value. Strengthening fans' identification with the club was another strategy used. Lastly, the club used social responsibility projects to engage fans in the club's activities. During the analyzed seasons, there was more coverage on the club's official Instagram page in the 2020/2021 season than in the 2021/2022 season due to the Covid-19 pandemic. Another difference in the digital communication strategy on Instagram during the analyzed seasons was the message conveyed to fans; in the first season, this message was positive, while in the second season, the message aimed at managing expectations.eng
dc.identifier.tid203898583
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/53373
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectClube Desportivo Nacional
dc.subjectEstratégias de comunicação
dc.subjectComunicação digital
dc.subjectInstagram
dc.subjectCommunication strategies
dc.subjectDigital communication
dc.titleComunicação estratégica aplicada a clubes de futebol profissional : estudo de caso do Clube Desportivo Nacionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação

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