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Relatório de estágio

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Abstract(s)

A elaboração do presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, na Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa. Este traduz a concretização de um caminho realizado ao longo de diferentes contextos de estágio, dividido por módulos, que decorreram inseridos na Unidade Curricular Estágio, no período entre 23 de Abril e 10 de Novembro de 2012. A obesidade infantil constitui-se atualmente como um grave problema de saúde pública, uma epidemia silenciosa, que deve ser reconhecida antecipadamente pela gravidade das suas complicações inerentes. Um diagnóstico tardio dificulta o seu tratamento eficaz, acrescentado a fatores culturais, existência de hábitos alimentares e de vida desadequados. Assim, justifica-se a intervenção dos profissionais de saúde no âmbito da promoção da adoção de estilos de vida saudáveis. A mudança de comportamentos requer uma interligação multissetorial e multidisciplinar para a implementação de estratégias de educação para a saúde. Neste contexto, insere-se o papel desempenhado pelo Enfermeiro Especialista que, integrado em qualquer dos contextos da prática, encontra-se privilegiadamente posicionado, junto à criança/família, alvo dos cuidados a serem prestados. Assim, pretendeu-se selecionar e investir num tema pertinente e atual, que fosse transversal aos vários contextos, de forma a permitir a interligação de saberes e experiências. Deste modo, centralizou-se o trabalho desenvolvido na aquisição de competências e consolidação de conhecimentos no âmbito da prevenção da obesidade infantil, direcionando concomitantemente para o papel desempenhado pelo enfermeiro especialista como promotor de saúde nos diferentes contextos da prática profissional, decisivo para a otimização de uma prática de Enfermagem Avançada refletida e fundamentada. A metodologia utilizada nos objetivos traçados, atividades desenvolvidas, experiências vivenciadas e competências adquiridas é descritiva e reflexiva, alicerçada com o apoio e recurso de bibliografia baseada na evidência científica, suportada por uma revisão sistemática da literatura e conhecimentos adquiridos retirados da prática profissional. Assim, nos diferentes módulos de estágio, pretendeu-se ir ao encontro das necessidades encontradas em cada local, evidenciando todo o trabalho realizado com base na observação e reuniões informais com os profissionais de saúde, no âmbito da promoção da saúde evidenciada por Nola Pender. Neste contexto, destacaram-se as seguintes atividades, promotoras de ganhos em saúde, identificando, sensibilizando e esclarecendo: no âmbito dos cuidados de saúde primários e na neonatologia, a implementação de estratégias promotoras de hábitos alimentares saudáveis; na urgência pediátrica, a elaboração de um procedimento sectorial que vise a articulação/referenciação de utentes com Pré-Obesidade/Obesidade Infantil com a consulta de endocrinologia do mesmo hospital.
The working up of the present report appears due to the Mastership Course in Nursing, Specialization field about Nursing Pediatric and Child’ Health, from Health Sciences’ Institute, of the Portuguese Catholic University. This indicates the accomplishment of a direction, wich was followed during different apprenticeships contents, divided by modules, wich are insert in the Apprenticeship Curriculum Unit, between the 23rd of April and the 10th of November of the year 2012. Childhood obesity is at the present moment a serious public health problem, a silent epidemic, that must be recognized in advance by the severity of its complications related with. A late diagnosis difficults an efficient treatment, adding to cultural factors, the existence of improper food habits, and an inadequate life. So, we can completely justify the intervention of health professionals in promoting the adoption of healthy lifestyles. The behaviours change requires a multisectorial and multidisciplinary interconnection to implement strategies for health education. In this matter, it fits the role of the Specialist Nurse who integrates in any of the contexts of practice as a privileged place, with the child/family target of care to be provided.In this sence, we intended to select and invest in a relevant and present subject, that we can employ to several contents, allowing a link between knowledge and experiences. Therefore, we centralized the developed work, skills acquisition and consolidation of knowledge, to obtain the prevention of childhood obesity, sending all towards to the role performed by the expert nurse as health promoter, in the different contents of the professional practice, conclusive to arrive to the top of a practice, accomplishing a thoughtful and expert Advanced Nursing. The methodology used in the planned objetives, activities, lived experiences and skills acquired is descriptive and reflexive, founded with the support and resource bibliography based on scientific evidence, supported by a systematic review of the literature and acquired knowledge taken from the professional practice. So, in the different steps of apprenticeship, it is intended to meet the needs found at each site, showing all the work done based on observation and informal meetings with health professionals, within the health promotion evidenced by Nola Pender. Related whith this subject, it stands out the development of the following activities promoting health gains, identifying, explaining and sensitizing: under Primary Health Care framework and also in Neonatology, the implementation of healthy eating habits strategies; in Pediatric Emergency Room, the development of a sectorial procedure which aims the linkage/referral of the clients with overweight/childhood obesity from the same endocrinology consultation’s hospital.

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Keywords

Obesidade infantil Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica Criança/família Promoção da saúde Childhood obesity Specialist Nurse in Pediatrics and Child Health Child/family Health promotion

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