Publication
Argumentação oral e escrita em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Martins, José Cândido de Oliveira | |
dc.contributor.author | Weng , Un Cheong | |
dc.date.accessioned | 2019-07-10T08:22:29Z | |
dc.date.issued | 2019-06-28 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.description.abstract | Tendo em consideração a importância da ação de elaborar argumentos na vida quotidiana, e sendo a argumentação uma das técnicas comunicativas entre os seres humanos, o presente trabalho pretende promover uma abordagem centrada na argumentação oral e escrita realizada em contexto de Português Língua Estrangeira (PLE) / Português Língua Segunda (PL2), por um lado; e por outro, refletir, de modo crítico, sobre a experiência de estágio pedagógico, através do tratamento deste tema em sala de aula. De facto, o desenvolvimento de competências comunicativas, a nível oral e escrita, ao longo dessa abordagem surgem-nos, neste estudo, como bases fundamentais para ajudar os alunos a produzir textos orais e escritos no dia a dia, aplicando noções básicas do discurso argumentativo. Para a dita abordagem de reflexão-ação, descrever-se-á neste estudo quer conhecimentos teóricos ligadas à argumentação e ao ensino-aprendizagem; quer também o que foi feito acerca da promoção da argumentação oral e escrita durante cinco aulas do estágio pedagógico, apresentando as planificações de aulas, as metodologias estratégicas e as atividades pedagógicas realizadas para a prática dos alunos sobre a produção textual da argumentação na oralidade e na escrita, assim como o treino de desenvolvimento de competências necessárias deles. A fim de completar esse trabalho, compararemos ainda o uso argumentativo ocorrido nos manuais de Português Língua Materna (PLM) a os de PLE/PL2. Concluiremos, finalmente, a situação do ensino-aprendizagem da argumentação oral e da escrita na aula de PLE/PL2, comprovando com os resultados de observações nas aulas de PLE/PL2 e a avaliação de utilidade dessa abordagem. | pt_PT |
dc.description.abstract | Taking into account the importance of the action of composing arguments in daily life, which is comprehended one of the communication techniques between humans, the present work intends to promote a approach targeted to oral and written arguments held in the context of Portuguese Foreign Language (PLE) / Portuguese Second Language (PL2), as well as reflect critically on the experience of pedagogic training. In this study, the development of oral and written communicative competences in the process of this approach are defended as fundamental bases to help students produce oral and written text with coherent discourses in daily life and in future learning. For the approach-reflection, it will be described in this study, in addition to theoretical knowledge related to argumentation and teaching-learning, also about what has been done for the promotion of oral and written argumentation during five classes of the pedagogic stage, presenting the strategic methodologies and the pedagogical activities that were carried out for the students' practice on the textual production of oral and written argumentation, as well as the training of the necessary skills development. In order to complete this work, we will also compare the argumentative use that occurred in the manuals of Portuguese First Language (PLM) to those of PLE / PL2. We will conclude, finally, the teaching-learning situation of oral argumentation and writing in the PLE / PL2 class, proving with the results of observations in the PLE / PL2 classes and evaluating the usefulness of this approach. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202261131 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/27889 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Argumentação | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Competência comunicativa | pt_PT |
dc.subject | Português Língua Estrangeira/Língua Segunda | pt_PT |
dc.subject | Argumentation | pt_PT |
dc.subject | Teaching-learning | pt_PT |
dc.subject | Communicative competence | pt_PT |
dc.subject | Portuguese Foreign Language/Second Language | pt_PT |
dc.title | Argumentação oral e escrita em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda | pt_PT |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: