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Abstract(s)
Pain is a complex and subjective, multifactorial experience with sensory components, but also emotional, cognitive, and behavioral components. It is a frequent experience in a child’s life that can result from trauma, illness, or invasive procedures. When a family and child or young person seek health care (either hospital units or primary health care units) painful procedures may occur and lead to pain discomfort. Pain in the child and/or youth and his family is complex in the way it is expressed, due to the specificities of each age group. Painful procedures are associated with pain and/or discomfort and these lead to fear and anxiety in children and their families. This report aimed at providing a critical and reflective perspective that contributed to the development of common skills of generalist specialist nurses, specialist nurses in Child Health and Pediatrics, and skills of specialist nurses with a master’s degree. Throughout the course of the Master’s in Nursing with a specialization in Child Health and Pediatrics Nursing, Katharine Kolcaba’s Theory of Comfort and the scooping review were used as support. General objectives were defined in all internship settings with a focus on comfort promotion and, subsequently, specific objectives were defined for each internship through the project methodology. This report includes the introduction to the report, the theoretical framework, its application in the area of pediatrics and the scooping review, the journey and the development of the nurse specialist’s skills in the different internship settings, and the conclusion.
A dor é uma experiência complexa e subjetiva, multifatorial com componentes sensoriais, mas também emocionais, cognitivos e comportamentais. É uma experiência frequente na vida da criança que pode resultar de traumatismos, de doenças ou de procedimentos invasivos. Quando uma família e criança ou jovem procuram os cuidados de saúde (quer unidades hospitalares ou unidades de cuidados de saúde primários) pode ocorrer a existência de procedimentos dolorosos que leva à dor ou desconforto. A dor na criança e/ou jovem e sua família é complexa na forma como é expressada, devido às especificidades de cada faixa etária. Os procedimentos dolorosos são associados a dor e/ou desconforto e estes levam ao medo e à ansiedade das crianças e suas respetivas famílias. O presente relatório teve como objetivo uma perspetiva crítica e reflexiva que contribuíram para o desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista generalista, Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica e competências de enfermeiro especialista com grau de mestre. Ao longo do percurso realizado no Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica foi suportado pela Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba assim como a revisão da literatura – Scoping Review. Foram definidos objetivos gerais em todos os contextos de estágio com foco na promoção do conforto e posteriormente foram definidos objetivos específicos para cada estágio através da metodologia de projeto. O presente relatório é constituído pela introdução ao relatório, o enquadramento teórico, aplicação do mesmo na área de pediatria e a scoping review, o percurso realizado e desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista nos diferentes contextos de estágio e a conclusão.
A dor é uma experiência complexa e subjetiva, multifatorial com componentes sensoriais, mas também emocionais, cognitivos e comportamentais. É uma experiência frequente na vida da criança que pode resultar de traumatismos, de doenças ou de procedimentos invasivos. Quando uma família e criança ou jovem procuram os cuidados de saúde (quer unidades hospitalares ou unidades de cuidados de saúde primários) pode ocorrer a existência de procedimentos dolorosos que leva à dor ou desconforto. A dor na criança e/ou jovem e sua família é complexa na forma como é expressada, devido às especificidades de cada faixa etária. Os procedimentos dolorosos são associados a dor e/ou desconforto e estes levam ao medo e à ansiedade das crianças e suas respetivas famílias. O presente relatório teve como objetivo uma perspetiva crítica e reflexiva que contribuíram para o desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista generalista, Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica e competências de enfermeiro especialista com grau de mestre. Ao longo do percurso realizado no Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica foi suportado pela Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba assim como a revisão da literatura – Scoping Review. Foram definidos objetivos gerais em todos os contextos de estágio com foco na promoção do conforto e posteriormente foram definidos objetivos específicos para cada estágio através da metodologia de projeto. O presente relatório é constituído pela introdução ao relatório, o enquadramento teórico, aplicação do mesmo na área de pediatria e a scoping review, o percurso realizado e desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista nos diferentes contextos de estágio e a conclusão.
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Keywords
Child and family Comfort Conforto Criança e família Intervenções de enfermagem Nursing interventions Painful procedures Procedimentos dolorosos
Pedagogical Context
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