Repository logo
 
Publication

Arte : um gesto desviante : da exploração de novos mercados à construção de uma identidade

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorNeves, Sónia Patricia Inácio
dc.contributor.advisorMadsen, Ana Margarida Lima Ferreira C. O. Juncker
dc.contributor.authorArcanjo, Marta Teixeira Pinto
dc.date.accessioned2025-02-06T12:40:37Z
dc.date.available2025-02-06T12:40:37Z
dc.date.issued2024-12-16
dc.date.submitted2024-09
dc.description.abstractO projeto "Arte: Um Gesto Desviante. Da exploração de novos mercados à construção de uma identidade" insere-se no contexto da arte contemporânea e no questionamento da sua mercantilização. O principal objetivo, foi explorar novas vias de inserir a arte no mercado de consumo, convertendo-a num produto. Este projeto, procurou subverter as convenções tradicionais do mercado de arte, reconfigurando o papel do artista, o estatuto da obra de arte e denunciado como esta é reclusa de uma cultura de nicho. O foco esteve na democratização do acesso à obra de arte e na reconfiguração de uma via profissionalizante do artista. O trabalho desenvolvido consistiu na realização da exposição "Arte Bazar – Limitado ao Stock Existente", que decorreu entre maio e junho de 2024. A exposição foi concebida como uma instalação performática, onde as obras de arte foram apresentadas como produtos de consumo. Paralelamente, foi criado um inventário de todas as obras produzidas entre 2016 e 2024, que serviu de base para a produção de um catálogo comercial. Esta publicação, foi desenvolvida com o intuito de se tornar uma ferramenta, para um futuro contato com grandes corporações. Propondo a arte como uma solução criativa que visa reforçar a identidade visual das empresas, abrindo ainda o debate entre o valor cultural da obra em contraste com o capital simbólico. As considerações finais do projeto demonstram a importância de alinhar a prática artística às exigências do mercado na contemporaneidade. Sem que este gesto, comprometa a integridade e a autenticidade do artista. Este projeto reafirma que, mesmo no contexto empresarial, é possível preservar a essência criativa, ao mesmo tempo, que se antecipa e denuncia uma manobra peculiar e castradora do mercado da arte.pt_PT
dc.description.abstractThe project "Art: A Deviant Gesture. From the Exploration of New Markets to the Construction of an Identity" falls within the context of contemporary art and questions its commodification. The main objective was to explore new ways of inserting art into the consumer market, turning it into a product. This project aimed to subvert the traditional conventions of the art market, reshaping the role of the artist, the status of the artwork, and highlighting how art is confined to a niche culture. The focus was on democratizing access to art and reconfiguring a professional pathway for the artist. The work developed included the exhibition "Art Bazaar – Limited to Available Stock," held between May and June 2024. The exhibition was conceived as a performative installation, where artworks were presented as consumer products. Simultaneously, an inventory of all works produced between 2016 and 2024 was created, serving as the basis for the production of a commercial catalog. This publication was developed with the intent of becoming a tool for future contact with large corporations, proposing art as a creative solution aimed at reinforcing companies' visual identity. It also opened a debate on the cultural value of the artwork in contrast to its symbolic capital. The project's final considerations highlight the importance of aligning artistic practice with contemporary market demands, without compromising the artist’s integrity and authenticity. This project reaffirms that, even in a corporate context, it is possible to preserve creative essence while anticipating and denouncing the peculiar and stifling maneuvers of the art market.pt_PT
dc.identifier.tid203848489pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/48084
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectArtistapt_PT
dc.subjectDemocratizaçãopt_PT
dc.subjectSubsistênciapt_PT
dc.subjectIdentidade corporativapt_PT
dc.subjectMercadopt_PT
dc.subjectArtpt_PT
dc.subjectArtistpt_PT
dc.subjectDemocratizationpt_PT
dc.subjectLivelihoodpt_PT
dc.subjectCorporate identitypt_PT
dc.subjectMarketpt_PT
dc.titleArte : um gesto desviante : da exploração de novos mercados à construção de uma identidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Indústrias Criativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
203848489.pdf
Size:
2.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
203848489_Anexo.pdf
Size:
28.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: