Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

De enfermeiro generalista a especialista : o início de um percurso de aquisição de competências

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Mestrado - João Pimenta.pdf3.88 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório reflete o percurso formativo realizado no mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, no qual se descreve o percurso de aquisição de competências ao longo dos módulos de estágio em Contexto de Cuidados Intensivos, na Comissão de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos e em Contexto de Serviço de Urgência. Encontra-se estruturado de acordo com o desenvolvimento de competências em quatro domínios: Domínio do cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, Domínio da capacidade comunicacional, Domínio da prevenção e controlo de infeção e Domínio da promoção da aprendizagem ao longo da vida. No domínio do cuidar a pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, potenciei a minha capacidade de gerir e cuidar da pessoa em situação crítica, identificando possíveis focos de instabilidade, gerindo a comunicação e a relação terapêutica, abrangendo a pessoa e a família nos cuidados tendo por base a evidência científica atual. No domínio da capacidade comunicacional, foi estimulada a competência de comunicar as minhas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, tendo sido uma das competências mais estimuladas no âmbito académico enquanto mestrando. Para o conseguir foram realizadas atividades como: uma ação de sensibilização centrada nos feixes de Intervenção de prevenção de infeção da Direção Geral de Saúde; o desenvolvimento e a apresentação de documentos elaborados ao longo dos módulos de estágio e ainda da prática clínica, onde foram utilizadas técnicas de comunicação com a família e com o doente crítico. No domínio da prevenção e controlo de infeção, o estágio na Comissão de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos permitiu desenvolver a capacidade de integrar, de aplicar os conhecimentos nesta temática, tendo como finalidade a adequação da minha prática neste âmbito. Houve também a oportunidade de desenvolver duas revisões da literatura focadas na prevenção de infeção do Local Cirúrgico e na prevenção de Infeção associada aos Acessos Vasculares, colaborando deste modo na atualização de duas normas internas da instituição. No domínio da promoção da aprendizagem ao longo da vida, destaco a constante análise e identificação de oportunidades de melhoria com a respetiva sugestão de melhoria, como é exemplo o documento realizado sobre o Armazenamento dos Medicamentos LASA no Serviço de Urgência, que exigiu uma atualização e um aprofundamento dos conhecimentos através da revisão de bibliografia, sendo essa uma das principais competências académicas para estimular a minha evolução ao longo do meu percurso como especialista. As implicações deste percurso na minha vida profissional a médio e a longo prazo irão refletir-se certamente na consciência crítica das minhas atitudes e intervenções em contexto laboral, na gestão dos cuidados, no interesse pela atualização de conhecimentos, na evolução contínua da minha prática e no aumento da segurança no ambiente de prática, em especial ao nível da prevenção e controlo de infeção.
This report reflects the training course carried out in the Master's degree in Nursing with specialization in Medical-Surgical Nursing, which describes the course of acquisition of competencies throughout the internship modules in the Intensive Care Context, in the Commission for Infection Control and Resistance to Antimicrobial and Emergency Service Context. It is structured in accordance with the development of competences in four domains: Dominion of the care of the person experiencing complex processes of critical illness, Dominion of the communicational capacity, Dominion of infection prevention and control of and the Dominion of the promotion of lifelong learning. In the area of caring for the person experiencing complex processes of critical illness, i have strengthened my ability to manage and care for the person in critical condition, identifying possible sources of instability, managing communication and therapeutic relationship, covering the person and the family in that care, based on current scientific evidence. About the area of communicational capacity, the competence to communicate the knowledge, my conclusions, and the rationale behind them was encouraged, having been one of the most stimulated competences in the academic scope as a Master’s degree student. To achieve this, activities were carried out such as: an awareness raising action centered on the bundles of Intervention of prevention of infection by the Direção Geral de Saúde; the development and presentation of documents elaborated throughout the internship modules and also of clinical practice, where communication techniques were used with the family and with the critical patient. In relation to the area of infection prevention and control, the internship in the Commission for Control of Infection and Resistance to Antimicrobials allowed the development of the capacity to integrate and apply knowledge in this area, with the purpose of adapting my practice in the area. There was also the opportunity to develop two literature reviews focused on the prevention of Surgical Site infection and on the prevention of Injury associated with Vascular Access, thus helping to update two internal norms of the institution. In the field of promoting lifelong learning, I would highlight the constant analysis and identification of improvement opportunities with their improvement suggestion, such as the document on the storage of LASA drugs in the Emergency Service, which required an updating and deepening of knowledge through bibliography review, which is one of the main academic competences to be able to evolve along my path as a specialist. The implications of this path in my professional life in the mid and long term will certainly be reflected in the critical awareness of my attitudes and interventions in the workplace, in the management of care, in the interest of updating knowledge, in the continuous evolution of my practice and in the increase of safety in the practice environment.

Description

Keywords

Enfermagem médico-cirúrgica Especialização Competência clínica Qualidade dos cuidados Medical-surgical nursing Specialization Clinical competence Quality of care

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue