Browsing by Issue Date, starting with "2018-09-24"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Estilo parental e mediação do uso de tecnologias por crianças até 6 anosPublication . Brito, RitaAs crianças cada vez utilizam mais as tecnologias e numa idade cada vez mais jovem. Os pais têm o papel primordial de as guiar numa utilização segura e relevante em aprendizagens. O objetivo deste trabalho foi perceber como o as perceções dos pais sobre tecnologias se relacionam com o estilo de mediação parental na utilização tecnológica pelos filhos. Deste modo, foram entrevistadas 15 famílias com, pelo menos, uma criança até 6 anos, de modo a conhecer as suas práticas familiares com tecnologias, as suas perceções sobre estas e o estilo de mediação parental realizada. Após análise dos dados, verificou-se que a mediação parental realizada aos filhos está diretamente relacionada com as perceções dos pais sobre as tecnologias: os pais que têm mais experiência e boas perceções sobre as tecnologias tendem a adotar um estilo autoritativo, guiando os filhos nesta utilização, fazendo uma co-utilização esporádica e confiando nas práticas dos filhos; os pais com perceções negativas tendem a realizar uma mediação autoritária, impondo regras rígidas, nomeadamente de tempo de utilização, desvalorizando a utilização das tecnologias pelos filhos.
- Ganhos em saúde na comunidade laboral : promoção de estilos de vida saudáveisPublication . Monteiro, Mónica Sofia de Oliveira; Almeida, Armando Manuel GonçalvesAs doenças crónicas não transmissíveis são, na atualidade, a principal causa de morbilidade e mortalidade nas sociedades desenvolvidas, sendo responsáveis por processos de incapacidade e défice de qualidade de vida, que implicam um aumento significativo do consumo de recursos de saúde. Na sua etiologia estão um conjunto de fatores comportamentais, essencialmente relacionados com os estilos de vida. No meio laboral, a adoção de estilos de vida prejudiciais pode comprometer a saúde do trabalhador, podendo originar acidentes, lesões fatais, doenças e absentismo, constituindo fatores de sobrecarga económica para a entidade patronal. Nesse sentido, infere-se a importância da promoção da saúde, no âmbito dos estilos de vida saudáveis, em ambiente laboral, esperando que este trabalho possa contribuir para a sua implementação e sistematização alargada a nível nacional. Tendo como ponto de partida estas premissas, desenvolveu-se no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária da Universidade Católica Portuguesa, um projeto de intervenção comunitária com a finalidade de diagnosticar problemas e promover respostas comportamentais associadas a estilos de vida saudáveis, numa comunidade de 526 trabalhadores, de uma unidade fabril do norte de Portugal. Utilizando a metodologia do planeamento em saúde, realizou-se um diagnóstico de situação utilizando uma amostra constituída por 323 indivíduos. Tendo em consideração o apertado friso cronológico para a intervenção, optou-se por recolher dados através de um formulário construído por forma a articular diretamente com os trabalhadores quais as melhores estratégias para a transição saudável. Assim, foram operacionalizadas consultas de vigilância e acompanhamento, sustentadas por algoritmos clínicos, por forma a consciencializar, responsabilizar e promover a mudança nos trabalhadores, usando como principais estratégias a educação para a saúde e a negociação comportamental. No entanto, a curta duração dos estágios não permitiu realizar o adequado folow-up que a mudança comportamental requer, ficando para a equipa de enfermagem do trabalho a incumbência de acompanhar e monitorizar a curto/ médio prazo a efetividade das intervenções. Por último, a fim de enriquecer a aquisição de competências, realizou-se o terceiro módulo de estágio no contexto de um Agrupamento de Centros de Saúde (ACES), onde foi possível experienciar toda a dinâmica e articulação entre as diferentes unidades funcionais dos Cuidados de Saúde Primários do Sistema Nacional de Saúde (SNS), bem como desenvolver o raciocínio clínico e a tomada de decisão especializada, aquando da participação nos diferentes projetos de intervenção da Unidade de Cuidados à Comunidade (UCC).
- De enfermeiro generalista a especialista : o início de um percurso de aquisição de competênciasPublication . Pimenta, João Daniel da Silva Maia Ferreira; Oliveira, Irene Maria SilvaEste relatório reflete o percurso formativo realizado no mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, no qual se descreve o percurso de aquisição de competências ao longo dos módulos de estágio em Contexto de Cuidados Intensivos, na Comissão de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos e em Contexto de Serviço de Urgência. Encontra-se estruturado de acordo com o desenvolvimento de competências em quatro domínios: Domínio do cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, Domínio da capacidade comunicacional, Domínio da prevenção e controlo de infeção e Domínio da promoção da aprendizagem ao longo da vida. No domínio do cuidar a pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, potenciei a minha capacidade de gerir e cuidar da pessoa em situação crítica, identificando possíveis focos de instabilidade, gerindo a comunicação e a relação terapêutica, abrangendo a pessoa e a família nos cuidados tendo por base a evidência científica atual. No domínio da capacidade comunicacional, foi estimulada a competência de comunicar as minhas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, tendo sido uma das competências mais estimuladas no âmbito académico enquanto mestrando. Para o conseguir foram realizadas atividades como: uma ação de sensibilização centrada nos feixes de Intervenção de prevenção de infeção da Direção Geral de Saúde; o desenvolvimento e a apresentação de documentos elaborados ao longo dos módulos de estágio e ainda da prática clínica, onde foram utilizadas técnicas de comunicação com a família e com o doente crítico. No domínio da prevenção e controlo de infeção, o estágio na Comissão de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos permitiu desenvolver a capacidade de integrar, de aplicar os conhecimentos nesta temática, tendo como finalidade a adequação da minha prática neste âmbito. Houve também a oportunidade de desenvolver duas revisões da literatura focadas na prevenção de infeção do Local Cirúrgico e na prevenção de Infeção associada aos Acessos Vasculares, colaborando deste modo na atualização de duas normas internas da instituição. No domínio da promoção da aprendizagem ao longo da vida, destaco a constante análise e identificação de oportunidades de melhoria com a respetiva sugestão de melhoria, como é exemplo o documento realizado sobre o Armazenamento dos Medicamentos LASA no Serviço de Urgência, que exigiu uma atualização e um aprofundamento dos conhecimentos através da revisão de bibliografia, sendo essa uma das principais competências académicas para estimular a minha evolução ao longo do meu percurso como especialista. As implicações deste percurso na minha vida profissional a médio e a longo prazo irão refletir-se certamente na consciência crítica das minhas atitudes e intervenções em contexto laboral, na gestão dos cuidados, no interesse pela atualização de conhecimentos, na evolução contínua da minha prática e no aumento da segurança no ambiente de prática, em especial ao nível da prevenção e controlo de infeção.
- Talk this dance: on the conceptualization of dance as fictive conversationPublication . Abrantes, Ana Margarida; Pascual, EstherAs a means of expression, the unequivocally physical experience of dance is typically construed and spoken about in communicative terms, as a 'conversation between body and soul,' a 'dialogue between dancers' or a means to 'tell a story' to an audience. This chapter analyses this metaphor through a case study of Tiago Rodrigues' choreography A Perna Esquerda de Tchaikovski. The choreography is self-referential, a form of meta-theatre: it is a performance about performing that grants an unusual view of pre-show work. As a choreography about the memory of the body, the piece makes use of marking as a strategy for simulated movement, with the body as a carrier of memories (scars, pains, etc.). The collection of pains is the collection of memories that the dancer reconstructs in dialogue as the episodes of her own story, in essence, they represent cause-effect compressions of her career.
- O evangelho no evangelho segundo S. Marcos : identidade por excelência de Jesus CristoPublication . Mathe, Jaime Pedro; Carvalho, José Carlos da SilvaEste trabalho trata do tema: «Evangelho no evangelho de Marcos: identidade por excelência de Jesus». Para tal, percorre analisando com algum rigor e pormenor as Oito ocorrências do termo «εὐαγγέλιον (Euanghélion)» no evangelho canônico segundo São Marcos. Faz a contextualização de cada uma das perícopes no respetivo ambiente literário, tendo em conta a riqueza do seu significado nas comunidades cristãs primitivas, em relação com algumas passagens bíblicas do Antigo e Novo Testamento, fora das Oito ocorrências em Mc. e em confronto com o contexto greco-romano e judaico.
- Consulta de Enfermagem para prevenção do risco de queda em contexto domiciliarPublication . Venegas, Cecilia Margoth Vinocuna; Almeida, Armando Manuel Gonçalves deEste relatório descreve os caminhos percorridos, ao longo dos três módulos de estágio, do curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Comunitária. No primeiro módulo, adotando a metodologia do planeamento em saúde, realizou-se um diagnóstico de situação circunscrito aos fenómenos de enfermagem, estado nutricional capacidade cognitiva e funcional, risco de queda e gestão/ adesão ao regime medicamentoso, que teve como população alvo, utentes com 75 anos ou mais, inscritos numa Unidade de Saúde Familiar (USF) da cidade do Porto. No segundo módulo, após um procedimento de priorização de problemas, emergiu a queda acidental como área prioritária de intervenção, tendo sido delineada e testada uma consulta de enfermagem. Esta é composta por duas etapas: a de triagem, dirigida a todos os idosos, que tem por finalidade avaliar o potencial de risco individual, com base num algoritmo de decisão empiricamente consensual; e a prevenção de quedas no domicílio, centralizada na conjugação entre risco ambiental e comportamental. A implementação da consulta na USF não foi concretizada de forma sistemática, devido ao curto tempo do estágio, mas a testagem permitiu comprovar a viabilidade do procedimento. Finalmente no terceiro módulo foram realizadas atividades com vista ao desenvolvimento de diferentes competências na área de especialização, nomeadamente no âmbito do nascer e crescer saudável, crianças seguras, saúde escolar, redes sociais na comunidade e equipa de cuidados continuados integrados
- O doente crítico e paliativo e seus contextos de vulnerabilidadePublication . Fonseca, Ana Rita de Oliveira Silveira da; Coelho, Sílvia Patrícia FernandesO documento exposto pretende descrever o percurso de aprendizagens e aquisição de competências no âmbito do 10º Curso de Mestrado com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, conforme preconizado pela Universidade Católica Portuguesa – Instituto de Ciências da Saúde, incidindo sobre a Unidade Curricular - Estágio em Enfermagem Médico-Cirúrgica, que decorreu cronologicamente num Serviço de Cuidados Paliativos (Módulo III), num Serviço de Urgência (Módulo I) e numa Unidade de Cuidados Intensivos (Módulo II). Através de uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva abordam-se os objetivos de estágio, atividades na consecução dos mesmos, com orientação pelos domínios da responsabilidade profissional, ética e legal, melhoria de qualidade contínua e aprendizagens profissionais. Refletem-se cuidados especializados à pessoa em situação crítica, englobando a avaliação diagnóstica, concreta e em tempo útil, por forma a reconhecer, prever e detetar precocemente as complicações decorrentes do processo de doença e conduzindo à readaptação total do indivíduo. Os cuidados especializados à pessoa em situação paliativa decorrem de um controlo de sintomatologia eficaz, no suporte psicológico, emocional e espiritual, com valorização da comunicação, no cuidado à família e no trabalho em equipa. Descreve-se o conceito de vulnerabilidade da pessoa doente e da família, alertando para os fatores que o potenciam e que são alvo de intervenção do Enfermeiro Especialista em Médico-Cirúrgica. As oportunidades de melhoria encontradas ao longo do percurso académico enriqueceram o presente documento, no sentido de as perceber e solucionar. No Serviço de Cuidados Paliativos promoveu-se a reflexão sobre o apoio à família no processo de perda, inerente à morte, com a realização de uma proposta de protocolo de acompanhamento no luto que se coaduna com a qualidade dos cuidados, nomeadamente com o envio da “carta de luto”. No Serviço de Urgência respondeu-se à necessidade de um manual de integração e acolhimento dos Enfermeiros, como parte integrante de uma gestão eficaz. Na Unidade de Cuidados Intensivos desenvolveu-se um estudo de caso – Refletir e Agir sobre a Vulnerabilidade do Doente Crítico que permitiu o enriquecimento acerca do conceito, sobressaindo na aprendizagem profissional. Em conclusão foi alcançado o propósito inicial, ainda que se reconheça que há caminho a percorrer.