Repository logo
 
Publication

O papel do reader na análise da narrativa ficcional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorTorres, Eduardo Cintra Coimbra
dc.contributor.authorVicente, Mariana Costa Silva
dc.date.accessioned2021-07-29T10:30:45Z
dc.date.available2021-07-29T10:30:45Z
dc.date.issued2021-03-01
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractNeste relatório de estágio a que chamámos “O Papel do reader na análise da narrativa ficcional”, procurou-se estudar a nova aposta na função de reader. A grande oferta diversificada e procura de conteúdos audiovisuais por parte dos espectadores induziu um maior sentido crítico na análise dos projetos para produção, visto que a margem para erro tende a ser menor. O processo da escrita é o primeiro de várias etapas de longa duração e de grande investimento. Neste sentido, é importante a aposta numa função única e exclusivamente específica para a análise crítica do guião. A função de reader, mais reconhecida em meios audiovisuais internacionais, começa a ganhar destaque em Portugal, sendo uma nova aposta a longo prazo da empresa SP Televisão, onde decorreu o estágio. O estudo dos elementos inerentes ao guião de uma narrativa ficcional e do seu processo de escrita tem como finalidade responder à questão de partida que se relaciona com as regras de análise que se podem colocar a um guião, de modo a saber analisar o seu potencial. Com base num enquadramento teórico e na entrevista a profissionais no meio audiovisual português e internacional, seguimos para a proposta de um modelo de análise da narrativa ficcional, capaz de nortear a escrita de um relatório do reader, que posteriormente tentamos exemplificar como poderia ser feita a sua aplicação com o guião do primeiro episódio da telenovela Nazaré.pt_PT
dc.description.abstractIn this internship report we called "The Role of the Reader in the Analysis of the Fiction Narrative", we tried to study the new bet on the function of reader. The large diversified offer and demand of audiovisual content by the spectators induced a greater critical sense in the analysis of projects for production, since the margin for error tends to be smaller. The writing process is the first of several stages of long duration and great investment. In this sense, it is important to invest in a unique and exclusively specific function for the critical analysis of the script. The function of reader, more recognized in international audiovisual media, begins to gain prominence in Portugal, being a new long-term bet of the company SP Televisão, where the internship took place. The study of the elements inherent to the script of a fictional narrative and its writing process aims to answer the starting question that relates to the rules of analysis that can be placed on a script, in order to know how to analyze its potential. Based on a theoretical framework and an interview with professionals in the Portuguese and international audiovisual milieu, we proposed a model for the analysis of fictional narrative, capable of guiding the writing of a reader's report, which we later tried to exemplify with the script of the first episode of the Nazaré soap opera.pt_PT
dc.identifier.tid202730298pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34319
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMeio audiovisualpt_PT
dc.subjectNarrativas ficcionaispt_PT
dc.subjectGuiãopt_PT
dc.subjectAnálise de guiãopt_PT
dc.subjectReaderpt_PT
dc.subjectAudiovisual mediapt_PT
dc.subjectFictional narrativespt_PT
dc.subjectScriptpt_PT
dc.subjectScreenplay analysispt_PT
dc.titleO papel do reader na análise da narrativa ficcionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202730298.pdf
Size:
1.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format