Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O professor em contexto TEIP : ações conducentes ao sucesso escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201023679.pdf1.35 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Nos últimos anos, os professores e a qualidade da prática docente tornaram-se o foco de amplo debate sobre políticas de ensino. As atividades que os professores desenvolvem têm sido alvo de diversas investigações que procuraram compreender o seu efeito nas aprendizagens dos alunos, sendo apontadas como fatores que têm influência nos seus rendimentos escolares. É precisamente na ação dos professores que o presente estudo centraliza a sua linha de pesquisa, particularmente na vontade de compreender o perfil do professor promotor do sucesso escolar dos alunos, em contexto TEIP. Neste domínio, o estudo aqui apresentado visa compreender que variáveis caraterizam o papel do professor no sucesso escolar dos alunos de dois Agrupamentos de Escolas TEIP. Optando por uma metodologia qualitativa, procurou-se, através da realização de entrevistas semiestruturadas a diretores, professores e alunos, identificar que características possuem os docentes destes estabelecimentos que conseguem promover os índices de motivação e aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que as estratégias de ensino que produzem mais efeitos positivos nas aprendizagens são aquelas que se baseiam na participação ativa dos alunos e na utilização de diferentes recursos didáticos. Por outro lado, o estudo evidencia a importância que a afetividade assume no desenvolvimento de uma relação pedagógica de qualidade e a sua influência na motivação e no rendimento escolar dos alunos.
In recent years, teachers and the quality of teaching have become the focus of extensive debate on education policies. The activities that teachers develop have been the subject of several investigations that sought to understand its effect on student learning overall. Such activities are identified as factors that have an impact on the school’s income. It is precisely in the action of the teachers that this study focuses its line of research, particularly in the desire to understand the promoter teacher profile in the academic success of its students, in TEIP context. In this area, the study presented here aims to understand which variables characterize the teacher's role in the academic success of students in two groups of TEIP Schools. Opting for a qualitative methodology, the study was carried out with semistructured interviews with principals, teachers and students in order to identify specific characteristics of these particular teachers that can affect positively the students learning and promote levels of motivation and learning’s. The results allow us to conclude that the teaching strategies that produce more positive effects on learning are those that are based on the active participation of students and the use of different teaching resources and methods. On the other hand, the study shows the importance that the affection assumes on the development of a pedagogical relationship quality and its influence on motivation and academic performance of students.

Description

Keywords

Sucesso escolar Professor eficaz Relação pedagógica Estratégias de ensino School success Effective teacher Pedagogical relationship Learning strategies

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue