Repository logo
 
Publication

A voz dos nossos alunos : perspectivas e sentires

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, José Joaquim Ferreira Matias
dc.contributor.authorMartins, Sara Silvina Ventura
dc.date.accessioned2022-10-07T15:08:47Z
dc.date.available2022-10-07T15:08:47Z
dc.date.issued2018-09-19
dc.date.submitted2018-02
dc.description.abstractA escola vive e desenvolve-se à luz da democratização do acesso e do sucesso de todos os alunos, determinando “o melhor para todos através da escola única, do currículo único, do tempo único, segundo o modelo da padronização e a aceitação implícita de que o sucesso de uns tem de gerar o insucesso de outros” (Alves e Cabral, 2017a, p.8). Numa escola formatada, muitos alunos crescem no seu interior sem vínculos de pertença e de aprendizagem. São alguns destes alunos que serão, neste estudo, ouvidos com o objetivo de compreender e aprender a forma como estes alunos vivem e sentem a escola. A finalidade é ouvir “as vozes” dos alunos, que agem como segregados da matriz e da filosofia da escola, tentando integrar as suas perspectivas nas dinâmicas de melhoria dos processos educativos para a promoção do sucesso escolar de todos os alunos. Neste sentido, este estudo nasce com o compromisso de ajudar os professores, envolvidos empenhadamente na sua ação de educar todos os alunos, e, especialmente, “dar voz” aos alunos, que atuam como “alunos em abandono” nos interiores das nossas escolas. A metodologia implementada consiste na elaboração de um estudo de natureza qualitativa, envolvendo vinte e nove alunos e duas equipas de conselhos de turma, integrando, ao todo, dez professores.pt_PT
dc.description.abstractSchool is based and developed under the premise of democratic access and success of every student, determining “the best for all through a single school, a single curriculum, a single time, according to the model of standardization and the implicit acceptance that the success of some generates the failure of others” (Alves e Cabral, 2017a, p.8). In a standardized school, many students grow within it with no sense of belonging and learning. Some of these students will be heard in this study in order to understand and learn how they live and feel school. The purpose is to listen to the "voices" of the students who act as segregated from the matrix and philosophy of the school, trying to integrate their perspectives in the dynamics concerning the improvement of the educational processes for the promotion of school success for all students. Therefore, this study aims to help teachers, deeply committed to educating all students, and specially to help the students who act as if “abandoned” in our schools and try to have their voice heard. The methodology implemented consists in a qualitative study, involving twenty-nine students and two teams of class councils, ten teachers in total.pt_PT
dc.identifier.tid202196518pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39074
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVinculação/desvinculação educativapt_PT
dc.subject(In) Sucesso escolarpt_PT
dc.subjectAbandono escolarpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEducational binding/ untyingpt_PT
dc.subjectAcademic sucess/ failurept_PT
dc.subjectDrop outpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.titleA voz dos nossos alunos : perspectivas e sentirespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202196518.pdf
Size:
1.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202196518.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: