Browsing by Issue Date, starting with "2018-09-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A voz dos nossos alunos : perspectivas e sentiresPublication . Martins, Sara Silvina Ventura; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasA escola vive e desenvolve-se à luz da democratização do acesso e do sucesso de todos os alunos, determinando “o melhor para todos através da escola única, do currículo único, do tempo único, segundo o modelo da padronização e a aceitação implícita de que o sucesso de uns tem de gerar o insucesso de outros” (Alves e Cabral, 2017a, p.8). Numa escola formatada, muitos alunos crescem no seu interior sem vínculos de pertença e de aprendizagem. São alguns destes alunos que serão, neste estudo, ouvidos com o objetivo de compreender e aprender a forma como estes alunos vivem e sentem a escola. A finalidade é ouvir “as vozes” dos alunos, que agem como segregados da matriz e da filosofia da escola, tentando integrar as suas perspectivas nas dinâmicas de melhoria dos processos educativos para a promoção do sucesso escolar de todos os alunos. Neste sentido, este estudo nasce com o compromisso de ajudar os professores, envolvidos empenhadamente na sua ação de educar todos os alunos, e, especialmente, “dar voz” aos alunos, que atuam como “alunos em abandono” nos interiores das nossas escolas. A metodologia implementada consiste na elaboração de um estudo de natureza qualitativa, envolvendo vinte e nove alunos e duas equipas de conselhos de turma, integrando, ao todo, dez professores.
- Efeitos terapêuticos da ayahuasca em indivíduos em processo de lutoPublication . Rocha, Rute Alexandra Rodrigues Pereira; Carvalho, Maria Carmo de AzevedoA presente investigação visa caracterizar o potencial terapêutico da ayahuasca em indivíduos que estão a atravessar um processo de luto, e que se submetem à experiência num retiro no Perú. O estudo contou com cinco participantes, do sexo feminino, de diversas nacionalidades, que se deslocaram ao Temple of the Way of Light na tentativa de integrar uma experiência de luto, motivada pela morte de um ente querido. Esta investigação segue uma metodologia qualitativa, na medida em que se pretende caracterizar as experiências sob a perspetiva de cada participante. Desta forma, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade, procedendo-se a uma análise temática semi-indutiva dos dados obtidos, recorrendo ao NVIVO ® 11. Os resultados obtidos permitiram identificar processos psicológicos que ocorrem durante a experiência, sob o efeito da ayahuasca, e durante a fase de integração da experiência, que, segundo as participantes, demonstram ser relevantes para a diminuição da sintomatologia associada ao seu processo de luto, principalmente, a libertação de emoções (Emotional Release), a Autoconsciência, e a Aceitação, processos estes também suportados pela literatura que se tem debruçado sobre a intervenção psicológica no luto. São, igualmente, apresentadas, as implicações dos resultados alcançados, bem como, as limitações do estudo e sugestões para futuras investigações.
- A cultura de repúdio : Roger Scruton e a ameaça do Islamismo RadicalPublication . Nunes, Francisca Maria Fernandes de Almeida; Coutinho, João PereiraRoger Scruton investiga a possibilidade de o actual conflito entre o Islão e o Ocidente poder estar a ser alimentado pela decadência da sociedade Ocidental e da ordem e lealdade política que reside nessa civilização. Isto é, de que forma é que o declínio dos valores Ocidentais que estão assentes em pressupostos Cristãos e de que forma é que a perda do sentimento religioso no Ocidente, pode estar a dar margem para que o Islão entre no seu território e dê um novo suporte a todos os que procuram um motivo sagrado para as suas vidas. Ao longo deste trabalho vou abordar o estado actual da sociedade Ocidental, que está a viver numa cultura de repúdio aos seus valores que permitiram que a civilização Ocidental se tornasse na civilização dominante no mundo. Explicar que este repúdio está a vir do interior do próprio Ocidente, e que está ser incitado e desenvolvido por uma nova corrente política – a Nova Esquerda – que surgiu em grande força no século XX. Esta corrente política apela ao relativismo cultural, ao transnacionalismo e ao multiculturalismo, repudiando os valores tradicionais e substituindo-os por um concreto nada. O problema é que o Ocidente está a abdicar dos seus valores para se transformar numa sociedade abrangente e inclusiva, o que leva a um vazio cultural e moral. A juntar a isto o Ocidente considera-se dono de uma cultura superior e pensa que todos os povos devem acatá-la. O resultado deste repúdio e do desejo universalista do Ocidente leva a que, por um lado, os povos de outras culturas se revoltem contra o desejo imperialista do Ocidente, e por outro, o Ocidente deixa de ter valores concretos que possa oferecer aos imigrantes que procuram o seu território para se estabelecerem. Estes imigrantes, de maioria muçulmana, começam a refugiar-se na sua cultura e a tentar impô-la no Ocidente, provocando um reacordar do antigo conflito entre o Islão e o Ocidente.