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O potencial dos jogos digitais na promoção da saúde mental dos jogadores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBurnay, Catarina do Amaral Dias Duff
dc.contributor.authorLourenço, Bernardo Pereira
dc.date.accessioned2024-09-10T08:41:06Z
dc.date.available2024-09-10T08:41:06Z
dc.date.issued2024-07-19
dc.date.submitted2022-04
dc.description.abstractNum mundo ditado pela evolução da tecnologia, os jogos digitais têm se tornado meios de entretenimento cada vez mais populares. Graças às suas características únicas, tais como a sua imersão, interatividade e feedback instantâneo, este “medium” tem se mostrado cada vez mais promissor em diversas áreas para além do entretenimento. Com o reconhecimento deste potencial, os jogos digitais começaram a ser estudados com o intuito de compreender como podem ser utilizados no auxílio do tratamento de transtornos mentais, contribuindo assim para um melhoramento da saúde mental das pessoas. Neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo tentar entender uais os principais efeitos dos jogos digitais na saúde mental dos jogadores, compreendendo se estes podem, ou não, ser usados como ferramentas auxiliares no melhoramento da saúde mental. Esta investigação centrou-se não só na análise de diversos estudos teóricos, mas também nas perspetivas dos jogadores, recolhidas através da aplicação de inquéritos por questionário. Com esta investigação, verificou-se os jogos digitais parecem ter um potencial para servirem como ferramentas de apoio no tratamento de transtornos mentais, que existe uma predominância significativa de emoções positivas durante a experiência de jogo e que uma grande parte dos participantes acredita que os jogos digitais podem contribuir para um melhoramento da saúde mental das pessoas, destacando a sua capacidade de proporcionar alegria, diversão e relaxamento.pt_PT
dc.description.abstractIn a world dictated by the evolution of technology, digital games have become an increasingly popular entertainment media. Thanks to their unique characteristics, such as immersion, interactivity and instant feedback, this media is proving increasingly promising in areas other than entertainment. Recognizing this potential, digital games began to be studied to understand how they could be used to help treat mental disorders, thus contributing to improving people's mental health. The aim of this dissertation is to try to understand the main effects of digital games on players' mental health, and whether they can be used as auxiliary tools to improve mental health. This research focused not only on the analysis of various theoretical studies, but also on the players' perspectives, collected through the application of questionnaire surveys. This research has shown that digital games have the potential to serve as support tools in the treatment of mental disorders, that there is a significant predominance of positive emotions during the gaming experience and that a large proportion of participants believe that digital games can contribute to improving people's mental health, highlighting their ability to provide joy, fun and relaxation.pt_PT
dc.identifier.tid203667441pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/46427
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectJogos digitaispt_PT
dc.subjectConectividade socialpt_PT
dc.subjectSaúde mentalpt_PT
dc.subjectImersãopt_PT
dc.subjectEstímulos mentaispt_PT
dc.subjectDigital gamespt_PT
dc.subjectSocial connectivitypt_PT
dc.subjectMental healthpt_PT
dc.subjectImmersionpt_PT
dc.subjectMental stimuluspt_PT
dc.titleO potencial dos jogos digitais na promoção da saúde mental dos jogadorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

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