Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-19"
Now showing 1 - 10 of 28
Results Per Page
Sort Options
- Impacto da dor pós-cirúrgica oral na qualidade do sono : estudo clínicoPublication . Oliveira, André Simões; Ramos, Susana Isabel Falardo; Carvalho, Ana Rita da Rocha Martins deIntrodução: Este estudo pretende avaliar a inter-relação da dor odontogénica pós-cirúrgica, na qualidade do sono. A falta de sono pode aumentar a sensibilidade à dor. Vários estudos recentes indicam que uma noite de sono reparador tem um impacto positivo no controlo da dor. Pelo contrário, várias noites de mau sono tem impacto exacerbante na intensidade da dor. Objetivos: Este estudo tem como objetivo, avaliar a relação entre a dor pós-operatória e a qualidade de sono e quais as suas implicações na qualidade de vida dos doentes que recorreram à consulta de cirurgia oral da clínica universitária, na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa em Viseu. Materiais e métodos: Este é um estudo observacional transversal que incluiu 32 doentes que recorreram à consulta de cirurgia oral da clínica universitária, na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa em Viseu, entre o dia 1 de março e o dia 20 de maio de 2024. A recolha de dados foi concretizada através da aplicação de questionários subjetivos validados. Pretendeu-se avaliar a qualidade de sono, os horários e higiene do sono e a dor. Foram aplicados os seguintes questionários: Escala de Sonolência de Epworth (ESS), Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQ), Diário de Sono (para avaliação dos hábitos e higiene do sono uma semana após a cirurgia oral) e a Escala Visual Analógica (EVA). Os dados foram inseridos na plataforma Microsoft Office Excel® e tratados com recurso ao software SPSS versão 27. Resultados: Demonstrou-se que nos indivíduos da amostra, a dor odontogénica pós-cirúrgica influência negativamente a qualidade do sono, o grau de sonolência diurna, a fragmentação do sono, o tempo de latência, assim como os sintomas subjetivos de insónia na semana seguinte à extração dentária. Conclusão: A qualidade do sono sofre um impacto negativo significativamente elevado, em todos os indivíduos da amostra, na semana seguinte à extração dentária, principalmente em doentes vulneráveis. Mais estudos são necessários para elucidar esta relação tão complexa e dinâmica entre o sono e a dor. Os médicos dentistas devem estar conscientes das alterações da qualidade do sono no pós-operatório cirúrgico.
- Prevalência e aplicações das impressoras 3D na medicina dentária em PortugalPublication . Abrantes, Renata da Costa; Marques, Tiago Miguel Santos; Fernandes, Danilo; Araújo, Filipe Miguel Soares Framegas deIntrodução: Nas últimas décadas temos acompanhado um avanço digital significativo que revolucionou a prática clínica na Medicina Dentária. As Impressoras 3D surgem nos anos 80 como técnica de Manufatura Aditiva, que consiste na criação de um objeto pela adição de material camada a camada, através de um modelo digital 3D, contrariamente à técnica convencional de Manufatura Subtrativa. O propósito deste estudo é avaliar as aplicações e a prevalência desta tecnologia em Portugal. Materiais e métodos: Foi realizado um questionário na plataforma Qualtrics, constituído por 18 perguntas, com a finalidade de avaliar variáveis como o conhecimento das tecnologias de Impressão 3D, as crenças acerca da compatibilidade de diversos materiais, assim como vantagens e limitações associadas a esta tecnologia. O questionário foi partilhado de forma pessoal na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa e online nas redes sociais, no grupo
- Impacto da blockchain em corporate governance : alteração do paradigma da teoria de agênciaPublication . Ribeiro, Ricardo Manuel Esteves; Alves, Paulo Alexandre PimentaAos dias de hoje, é evidente a crescente pressão por maior transparência e prestação de contas nas práticas de Corporate Governance. Isto é impulsionado pela necessidade de garantir a legitimidade e a autenticidade de todas as ações levadas a cabo pelas organizações, de modo a garantir uma boa reputação institucional, fortalecendo assim a confiança de todas as partes interessadas. Neste cenário, a adoção da tecnologia Blockchain nas práticas de Corporate Governance pode desempenhar um papel crucial, permitindo um aumento significativo na simetria de informação, e na confiabilidade das operações e redução de custos. Este impacto poderá ser especialmente benéfico no que diz respeito à Teoria da Agência, sendo esta a estrutura conceptual usada para analisar e entender os conflitos de interesses que surgem entre os acionistas e os gestores de uma empresa. A natureza descentralizada e distribuída da Blockchain torna mais difícil para os gestores manipularem informações ou agirem em interesse próprio em detrimento dos acionistas. Ao promover maior transparência, imutabilidade e confiabilidade nas operações corporativas, a Blockchain contribui para uma melhor supervisão dos gestores por parte dos acionistas, reduzindo, assim, a assimetria de informações e os conflitos de interesses inerentes à relação principal-agente. Isto resulta em uma gestão mais eficaz, aumentando a confiança dos investidores e fortalecendo a das organizações no mercado.
- Parâmetros de análise cefalométrica craniofacial preditivos da AOS - apneia obstrutiva do sono : revisão sistemáticaPublication . Romeo, Donatella; Ramos, Susana Isabel Falardo; Carvalho, Ana Rita da Rocha Martins deIntrodução: O objetivo desta monografia é analisar o conhecimento e a literatura atual sobre rastreio/diagnóstico da apneia obstrutiva do sono (AOS) através de parâmetros anatómicos identificados por cefalometria. Materiais e Métodos: Esta revisão foi registada na plataforma PROSPERO e foi redigida de acordo com a declaração PRISMA. O processo foi efectuado em quatro bases de dados (PubMed, Science direct, Web of Science e Scopus), incluindo apenas estudos dos últimos 5 anos. Respeitando os critérios de inclusão e exclusão previamente selecionados, os artigos identificados foram analisados e incluídos ou excluídos. Resultados: Após a triagem dos artigos obtidos, foram selecionados dez artigos incluídos nesta revisão sistemática e sintetizamos as informações e os dados extraídos. Discussão: A posição da mandíbula, a posição do osso hioide, o sexo, o comprimento do palato mole e a posição da língua encontram-se associados à apneia obstrutiva do sono. No entanto, são evidentes as limitações dos dados disponíveis, como a variabilidade das técnicas de diagnóstico e a falta de padronização dos parâmetros cefalométricos utilizados. Esta revisão sistemática reforça a importância da análise cefalométrica como uma potencial ferramenta no rasteio da apneia obstrutiva do sono, apesar das limitações existentes. Conclusões: Esta revisão sistemática enfatiza a importância de uma abordagem integrada e multidisciplinar no tratamento e diagnóstico da apneia obstrutiva do sono. Os doentes com AOS apresentam vias aéreas póstero-superiores mais estreitas, atresia maxilar. Alguns estudos referem ainda que a posição do osso hioide é inferior à orientação do corpo vertebral da C3, a presença de retrognatismo, redução do comprimento mandibular e hipertrofia do palato mole. Avanços nas técnicas de análise e imagem podem oferecer no futuro, novas formas de auxílio no rastreio ou mesmo no diagnostico da apneia obstrutiva do sono.
- Oral microbiome and obstructive sleep apnea : a systematic reviewPublication . Amaral, Isabel Almeida; Correia, Maria José Serol de Brito; Ramos, Susana Isabel Falardo; Lopes, Pedro André Ferreira CamposIntroduction: Obstructive sleep apnea is responsible for a decrease in oxygen saturation and an increase in carbon dioxide. Patients diagnosed with this condition are mostly mouth breathers. These factors may be responsible for changes in their oral microbiome. Objective: To assess the available scientific evidence on possible changes in the oral microbiome (identified by molecular methods) of patients diagnosed with obstructive sleep apnea. Materials and Methods: This systematic review used Pubmed, Web of Science, Scopus and Cochrane databases to identify relevant articles. Two independent authors selected the studies. Data extraction was carried out using the PRISMA method, answering the PICO question “In patients diagnosed with obstructive sleep apnea, compared to patients without the same diagnosis, what changes occur in the oral microbiome?”. Results: Ten articles were selected, seven on the adult population and three on the pediatric population. Six studies used swabs from different areas of the oral cavity and 4 studies used saliva as microbial sample. In general, differences were found between the oral microbiome of patients with obstructive sleep apnea and healthy individuals, however, these differences were not always significant. Conclusion: Given the limited existing literature, it is not possible to definitively conclude on the impact of obstructive sleep apnea on the oral microbiome. However, the conditions favored by these patients seem to favor the growth of anaerobic and periodontopathogen bacteria.
- Preditores de bem-estar nos profissionais de intervenção em emergência de Portugal : o papel mediador do equilíbrio trabalho-vida pessoalPublication . Garcia, Constança do Carmo Henriques Dias de Jesus; Francisco, Rita Mafalda Costa; Arriaga, MiguelNos últimos anos, o bem-estar e o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal dos profissionais de intervenção em emergência têm recebido uma atenção crescente devido à natureza desafiadora e exigente da profissão, sendo que a pandemia de COVID-19 veio despertar ainda mais para a importância desses profissionais e necessidade de se compreender e apoiar tanto o seu bem-estar físico como mental. Todavia, são ainda escassos os estudos sobre o bem-estar desta população, nomeadamente em Portugal. O presente estudo tem como objetivo geral a descrição os níveis de adaptação destes profissionais em relação ao bem-estar e a identificação dos seus principais preditores, explorando em concreto o papel mediador do equilíbrio trabalho-vida pessoal na relação. Participaram no estudo 204 profissionais da área de intervenção em emergência portugueses (e.g., INEM, Bombeiros, Forças de Segurança) que responderam a um conjunto de questionários para avaliar o bem-estar, a satisfação com o trabalho, as competências de literacia em saúde mental e o equilíbrio trabalho-vida pessoal. Os resultados relevam que existem fatores que influenciam de forma positiva o bem-estar, como as características do trabalho, como também o ambiente profissional. Particularmente, os profissionais do INEM e outros serviços de saúde, Corpos de Bombeiros e Sapadores Florestais apresentaram níveis mais elevados de bem-estar em comparação aos profissionais das Forças de Segurança, Forças Armadas, Autoridade Marítima e Aeronáutica, corroborando resultados existentes na literatura que abordam o papel que o ambiente de trabalho e o apoio psicológico têm no bem-estar. No estudo foi realizada uma análise mediação que demonstra o papel mediador do equilíbrio trabalho-vida profissional na relação entre o excesso de horas de trabalho e o bem-estar. Estes resultados sugerem a necessidade de se desenvolverem estratégias de apoio mais consistentes, de modo a promover um melhor equilíbrio trabalho-vida pessoal e o bem-estar e qualidade de vida destes profissionais.
- Conhecimentos e atitudes dos estudantes de faculdades de medicina dentária portuguesas na prevenção e diagnóstico precoce do cancro oralPublication . Andrade, António Carlos da Costa; Couto, Patrícia Sofia Soares; Veiga, Nélio Jorge; Marques, Tiago Miguel SantosIntrodução: O cancro oral, como o conhecemos, é uma doença que, apesar de ter diferentes modalidades de tratamento, apresenta uma elevada taxa de morbilidade e mortalidade. É definido pela Classificação Internacional de Doenças como o “conjunto de tumores malignos que afeta qualquer localização da cavidade oral, dos lábios à garganta, incluindo as amígdalas e a faringe”. Em Portugal, registam-se cerca de 1200 novos casos e 420 óbitos anualmente. Objetivos: Aferir os conhecimentos e atitudes relativos a lesões potencialmente malignas e ao cancro oral nos estudantes de Medicina Dentária do 4º e 5º ano das Universidades portuguesas, identificando as lacunas existentes. Materiais e métodos: Estudo observacional descritivo transversal, aplicado a estudantes de Medicina Dentária do 4º e 5º ano em Portugal. Como instrumento de recolha de dados foi aplicado um questionário em formato online, inserido na plataforma Qualtrics, desenvolvido originalmente por Horowitz (2000) e Dib (2003) e adaptado por Rodrigues (2013), Pinto (2021), Vozzo e Silva (2023), e dividido pelos seguintes grupos: Grupo I – Caracterização sociodemográfica; Grupo II – Opinião Pessoal; Grupo III – Conhecimentos teóricos e Grupo IV – Prática Clínica. O tratamento estatístico foi realizado com recurso ao software SPSS versão 26.0, utilizando para tal os testes não paramétricos Mann-Whitney e Kruskal-Wallis e um valor de significância de 5%. Resultados: Participaram 105 estudantes, dos quais 43,8% (n=46) frequentavam o “4º ano” e 56,2% (n=59) o “5º ano”. 96,2% (n=101) dos estudantes identificaram apenas parcialmente os fatores de risco, assim como os locais com maior potencial de malignização. 95,2% identificaram parcialmente as lesões potencialmente malignas e 67,6% as características com maior potencial de malignização. 73,3% (n=77), reportaram o carcinoma como o tipo de cancro oral mais comum. 85,7% (n=90) dos inquiridos apontaram “acima dos 40 anos” como a faixa etária mais prevalente. 51,4% (n=54) identificaram o sexo masculino como o género mais afetado. 82,9% incluem a palpação dos nódulos linfáticos e 93,3% a avaliação das mucosas, língua, palato, pavimento a boca e região retromolar no seu exame clínico. Conclusão: É fundamental fazer face às lacunas identificadas neste estudo, reforçando os conhecimentos e práticas dos estudantes, para que consigam diagnosticar e atuar perante o cancro oral.
- Value stream mapping for waste minimization and process improvement : a case study in the storage process at Hospital da Luz CoimbraPublication . Ramos, António João Soares de Albergaria; Teymourifar, AydinHealthcare services have garnered considerable attention in the academic world, aimed at process enhancement through the lens of lean methodology. A fundamental aspect of this approach assesses the evaluation of effectiveness and efficiency within the context of healthcare provision. This study seeks to scrutinize the ramifications of such a perspective on the effectiveness and efficiency of hospital services. This work presents an investigation into the storage process at Hospital da Luz Coimbra, employing a case study methodology. Data collection involved a multi-faceted approach, including direct observations, formal interviews, and informal discussions, all meticulously aligned with predetermined criteria. The analysis utilized Value Stream Mapping and Process Activity Mapping to identify inefficiencies and propose enhancements within the process. The findings underscore the potential benefits of implementing lean principles to improve the efficiency and effectiveness of the hospital's supply chain. However, achieving these benefits necessitates making the best use of available resources, and facilities management practices to optimize value creation. This research contributes to the understanding of lean implementation within healthcare settings and offers practical insights for hospital management seeking to streamline their storage supply chain processes.
- Tradução de terminologia médico-dentária para língua gestual portuguesaPublication . Branquinho, Jorge Emanuel Marques; Veiga, Nélio Jorge; Couto, Patrícia Sofia Soares; Moita, MaraIntrodução: As pessoas surdas ou com perda auditiva têm tido dificuldades de acesso à informação nos cuidados na Medicina Dentária, porque há uma pobre comunicação entre médico e paciente resultado da ausência de terminologia em Língua Gestual Portuguesa (LGP) de termos específicos na Medicina Dentária. Objetivo: No presente estudo, o objetivo foi identificar os termos médico-dentários a serem aplicados em LGP na área da Medicina Dentária. Adicionalmente, teve-se como objetivo desenvolver uma tradução de termos médico-dentários para a mesma língua. Métodos: O trabalho realizou-se em 3 fases: na primeira fase, criou-se uma lista de termos em cada área da Medicina Dentária, semelhante a um glossário. Na segunda fase, a partir de suportes lexicográficos online, foi verificada a existência destes termos e a congruência do seu conceito com cada termo médico-dentário. Na terceira fase, foi criada uma terminologia gestual como proposta para os termos lexicais incongruentes e ausentes da Medicina Dentária com o apoio de 3 pessoas, um estudante em Medicina Dentária, um técnico da prótese dentária e uma intérprete da LGP. Resultados: No total obteve-se uma lista de 154 termos médico-dentários, em que apenas 23 termos tinham um gesto correspondente. Dos 154 termos, 70 termos, que não se encontram nos suportes lexicais existentes online, foram desenvolvidos por três especialistas gestuantes. Os 61 termos restantes não possuem gesto e foram desenvolvidos 49 termos em gestos. Conclusão: Observa-se a ausência de terminologia na área da saúde, e em específico da medicina-dentária, que compromete a comunicação com pessoas surdas em contexto de saúde. A criação de uma proposta terminológica de de medicina-dentária para a LGP promoverá a comunicação entre ouvintes e surdos profissionais da área da medicina-dentária bem como a comunicação com os pacientes surdos gestuantes. A introdução destes termos num gestuante 3D de acesso digital será uma mais-valia na promoção da comunicação entre os médicos e os seus pacientes.
- Application of value stream map for minimization of wastes in the supply chain : a case study on the lithium industryPublication . Faria, Mariana Dias da Cruz Morais; Teymourifar, AydinLean manufacturing plays a significant role in eliminating waste (activities/resources) in a manufacturing organization. Value stream mapping is one of the critical tools in lean manufacturing that will help to identify wastes in materials and information flow in a specific product family. The study aims to address gaps in existing literature by examining the application of VSM in the context of lithium extraction and processing, with a specific focus on European and Portuguese perspectives. By investigating the challenges and opportunities in the lithium supply chain, with a specific focus on waste reduction and strategic supplier selection, utilizing VSM methodology, the study analyzes the current state of the supply chain, particularly examining transportation inefficiencies between mining and refining stages, where findings reveal significant opportunities for improving efficiency and sustainability through targeted interventions. The methodologies are used to help identify companies in the lithium industry, analyze European countries' use of lithium in battery production, evaluate nearshore strategies, and assess the ecological impact of lithium mining. Implications of this research feature the critical importance of waste reduction in achieving sustainability goals within the lithium supply chain. In this matter, recommendations for future research and practice include strategies for optimizing shipping routes, enhancing logistical processes, and leveraging strategic supplier partnerships to minimize environmental impact and enhance overall supply chain resilience.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »