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Authors
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Abstract(s)
The emergence of the COVID-19 respiratory disease in 2019/2020 has highlighted some health conditions, particularly in terms of mental health. There has been an increase in the number of children/adolescents who have come to pediatric emergency services for psychiatric conditions/symptoms, namely anxiety, depression and suicidal ideation. As a health professional in the field of Pediatrics area, with a professional background in Pediatric emergency care, and a future nurse specializing in child and Pediatric health, it is needed to reflect about these issues, particularly the impact that it’ll have in the future life’s of this population, as well as what can be done to minimize this impact. Sensibilizing health professionals about this issue and explaining the approach to children/adolescents and their families in these conditions is a priority. Thus, the theme developed throughout the Master's course in Child and Pediatric Health Nursing, which will be explained later on, is related to the repercussions of COVID-19 on anxiety, depression and suicidal ideation in pediatric age, and the promotion of mental health has become the focus in this path. Throughout this report, I will describe the objectives that I set out to achieve during my internships, as well as the activities carried out to that end. The specific competences of the specialist nurse that I believe I have achieved will be mentioned, as well as the common competences in each internship context. This report also aims to provide a critical and reflective analysis of my development and what I had learned during my internships, as well as the skills I have improved as a master in nursing. The internship projects developed in each clinical context were based on the Project Methodology and all the work developed was inspired by nursing theorist Hildegard Peplau and her theory, the Theory of Interpersonal Relationships.
O aparecimento da doença respiratória COVID-19, em 2019/2020, evidenciou algumas condições de saúde, nomeadamente a nível da saúde mental. Houve um aumento no número de crianças/adolescentes que recorreram aos serviços de urgência pediátrica por patologias/sintomas do foro psiquiátrico nomeadamente ansiedade, depressão e ideação suicida. Como profissional de saúde na área de pediatria, com percurso profissional em contexto de urgência pediátrica, e futura enfermeira especialista em saúde infantil e pediátrica, surge a necessidade de refletir sobre estas questões, nomeadamente no impacto que terá na vida futura desta população bem como naquilo que poderá ser feito para minimizar esse impacto. Sensibilizar os profissionais de saúde para esta temática e explanar uma abordagem a crianças/adolescentes e respetivas famílias nestas condições, torna-se uma prioridade. Deste modo, a temática desenvolvida ao longo do curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (MESIP) e que será aqui explanada, relaciona-se com as repercussões do COVID-19 na ansiedade, depressão e ideação suicida em idade pediátrica sendo que a promoção da saúde mental tornou-se o foco neste percurso. Ao longo deste relatório serão descritos os objetivos que me propus atingir durante os estágios bem como as atividades desenvolvidas para esse fim. Serão mencionadas as competências específicas do enfermeiro especialista que considero ter atingido mas também as competências comuns, em cada contexto de estágio. Este relatório tem ainda como objetivo fazer uma análise crítica e reflexiva do meu desenvolvimento e aprendizagens adquiridas ao longo dos estágios realizados, bem como das competências adquiridas enquanto mestre em enfermagem. Os projetos de estágio elaborados ao longo de cada contexto clínico tiveram por base a Metodologia do Projeto e todo o trabalho desenvolvido foi inspirado na teórica de enfermagem Hildegard Peplau e a Teoria das Relações Interpessoais.
O aparecimento da doença respiratória COVID-19, em 2019/2020, evidenciou algumas condições de saúde, nomeadamente a nível da saúde mental. Houve um aumento no número de crianças/adolescentes que recorreram aos serviços de urgência pediátrica por patologias/sintomas do foro psiquiátrico nomeadamente ansiedade, depressão e ideação suicida. Como profissional de saúde na área de pediatria, com percurso profissional em contexto de urgência pediátrica, e futura enfermeira especialista em saúde infantil e pediátrica, surge a necessidade de refletir sobre estas questões, nomeadamente no impacto que terá na vida futura desta população bem como naquilo que poderá ser feito para minimizar esse impacto. Sensibilizar os profissionais de saúde para esta temática e explanar uma abordagem a crianças/adolescentes e respetivas famílias nestas condições, torna-se uma prioridade. Deste modo, a temática desenvolvida ao longo do curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (MESIP) e que será aqui explanada, relaciona-se com as repercussões do COVID-19 na ansiedade, depressão e ideação suicida em idade pediátrica sendo que a promoção da saúde mental tornou-se o foco neste percurso. Ao longo deste relatório serão descritos os objetivos que me propus atingir durante os estágios bem como as atividades desenvolvidas para esse fim. Serão mencionadas as competências específicas do enfermeiro especialista que considero ter atingido mas também as competências comuns, em cada contexto de estágio. Este relatório tem ainda como objetivo fazer uma análise crítica e reflexiva do meu desenvolvimento e aprendizagens adquiridas ao longo dos estágios realizados, bem como das competências adquiridas enquanto mestre em enfermagem. Os projetos de estágio elaborados ao longo de cada contexto clínico tiveram por base a Metodologia do Projeto e todo o trabalho desenvolvido foi inspirado na teórica de enfermagem Hildegard Peplau e a Teoria das Relações Interpessoais.
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Keywords
Ansiedade Anxiety COVID-19 Depressão Depression Idade pediátrica Ideação suicida Pediatric age Suicidal ideation
Pedagogical Context
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