Repository logo
 
Publication

Adequação de uma Plataforma de Gestão de Competências ao Ensino Superior : identificação de requisitos globais

dc.contributor.advisorAndrade, António Manuel Valente de
dc.contributor.authorSilva, Carolina Cardoso Pinto Ferreira da
dc.date.accessioned2016-03-17T15:51:07Z
dc.date.available2016-03-17T15:51:07Z
dc.date.issued2013-05-10
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractA Gestão de Competências é hoje um tópico de importância crescente na Gestão de Recursos Humanos. Verifica-se que as escolas e, em particular as Universidades, preparam técnica e cientificamente os cidadãos para o mercado de trabalho, dando progressiva atenção ao valor de uma outra esfera de competências, vulgarmente designadas por transversais ou soft skills. Numa sociedade global e competitiva, a articulação profícua entre a universidade e a empresa é um factor relevante no prestígio das Instituições de Ensino Superior (IES) e na estratégia de marketing e comunicação que daí advém. Neste contexto, a complexa Gestão das Competências desenvolvidas nos seus estudantes e a identificação das competências que o mercado solicita, é uma área de substantiva importância que só um suporte tecnológico sofisticado pode apoiar. O presente trabalho desenvolvido no âmbito do Trabalho Final de Mestrado, modalidade de relatório de estágio, tem como objectivo central a identificação dos requisitos essenciais necessários a uma IES para a adoção de uma plataforma informática que apoie na Gestão das Competências dos seus alunos. Com base num desenho metodológico guiado pela Soft Systems Methodology (SSM) o trabalho de estágio permitiu construir um quadro teórico sobre a Gestão por Competências de modo a perceber a relevância da temática, nas instituições modernas e globais, a funcionar em rede, mas também, estudar sua relevância particular e específica nas IES no contexto atual. Possibilitou igualmente a identificação de plataformas informáticas que procuram facilitar a Gestão de Competências através da sua medida e avaliação. Com suporte no caso da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa foram identificados requisitos globais para a adequação do Matchinglab a uma IES. odemos ressalvar que O percurso aqui sintetizado permitiu concluir que pela viabilidade de adaptação da proposta Machinglab, definidos os níveis de integração da informação, perfis de acesso, e identificados os impactos organizativos, no contexto das IES.pt_PT
dc.description.abstractSkills Management is today a topic of increasing importance in the Human Resource Management. Verifying that the schools and, in particular universities, prepare citizens for the market, giving increased attention to the value of another area of competences, commonly known as soft skills. In a competitive global society the proficuous articulation between the university and enterprises is a relevant factor for the prestige of Higher Education Institutions and marketing strategy communication that comes with it. In this context, the management of skills developed in their students and the identification of skills that the market is requesting is an area of substantial importance that only a sophisticated IT platform support can support. This work developed in the framework of Final Masters Project, in the form of internship report, has as main purpose the identification of the essential requirements for a Higher Education Institution (HEI) to adopt a platform that supports the student’s management skills. Based on the Soft Systems Methodology (SSM) the internship enabled to form a theoretical framework on Skills Management in order to understand the relevance of this topic in modern and global institutions, but also, to study its particular relevance in the Higher Education Institutions in the present context. Additionally allowed the identification of software platforms that aim to facilitate the Skills Management through its measurement and evaluation. Though the case of School of Economics and Management of Universidade Católica Portuguesa, overall requirements were identified for the suitability of the Matchinglab to a HEI. The path summarized here led to the conclusion, for the viability to adapt the Machinglab proposal, by identifying levels of integration of information, access profiles, and organizational impacts to the context of the HEI, the platform is adopted and adapted.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/19389
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão de competênciaspt_PT
dc.subjectCompetências transversaispt_PT
dc.subjectIESpt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectPlataforma informáticapt_PT
dc.subjectSkills managementpt_PT
dc.subjectSoft Skillspt_PT
dc.subjectHigher educations institutionspt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectITpt_PT
dc.subjectPlatformpt_PT
dc.titleAdequação de uma Plataforma de Gestão de Competências ao Ensino Superior : identificação de requisitos globaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
19389.pdf
Size:
3.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: