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- Information and communication technologies as a sustainable competitive advantage for kindergartens and pre-schoolsPublication . Ramos, Beatriz Pessoa de Araújo; Amaral, Paulo Cardoso doThis dissertation aims to understand the impact of Information and Communication Technologies (ICT) in Kindergartens and Pre-schools. In this thesis is tested if with the implementation of such technologies it is possible to create value for parents with children under 6 years-old and if it can became a sustainable competitive advantage. Thus, a value creation model is developed based on four different ICT with distinct functionalities and purposes: GPS Bracelet, Communication Platform, Homework Software and Online Didactic Game. Four interviews and 113 online surveys is conducted to evaluate which of those technologies are more valuable to parents with kids under 6 years old and the characteristics of those who support each technology. Afterwards, a sustainability analysis according to RBV model is done for those technologies that have proven to create value for this population. After this study, it is concluded that, in fact, some Information and Communication Technologies can create value to parents and they can also became a sustainable competitive advantage.
- A congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias : antes e depois do Concílio VaticanoPublication . Nóbrega, Pedro Filipe de Góis; Barbosa, David Sampaio Dias
- Augmented reality and the interest for consumers in their buying processPublication . Correia, Luís Filipe de Oliveira; Amaral, Paulo Cardoso doThe purpose of this study is to understand if a technology that is recently available for the majority of the consumers, like Augmented Reality, can be an interesting component in their buying process, and at the same time understand if this technology can be used by the companies to effectively reach the customers. Augmented Reality is a technology that mixes the real and virtual worlds through proper devices and applications, generating augmented content that is not possible to see without the devices, and it is recently being used by the companies in campaigns and in different ways to promote their products and brands. From conducting this study, it is possible to understand that the consumers are open to embrace this new technology in their daily lives, and use them in their buying process not only to have fun and entertainment, but also to get discount opportunities before buying a product. It is also understandable that by using this technology to promote products and create new campaigns, the companies can establish a strong relation/connection with the customers by reaching them in different and original ways, getting their attention and participation in specific campaigns.
- Adequação de uma Plataforma de Gestão de Competências ao Ensino Superior : identificação de requisitos globaisPublication . Silva, Carolina Cardoso Pinto Ferreira da; Andrade, António Manuel Valente deA Gestão de Competências é hoje um tópico de importância crescente na Gestão de Recursos Humanos. Verifica-se que as escolas e, em particular as Universidades, preparam técnica e cientificamente os cidadãos para o mercado de trabalho, dando progressiva atenção ao valor de uma outra esfera de competências, vulgarmente designadas por transversais ou soft skills. Numa sociedade global e competitiva, a articulação profícua entre a universidade e a empresa é um factor relevante no prestígio das Instituições de Ensino Superior (IES) e na estratégia de marketing e comunicação que daí advém. Neste contexto, a complexa Gestão das Competências desenvolvidas nos seus estudantes e a identificação das competências que o mercado solicita, é uma área de substantiva importância que só um suporte tecnológico sofisticado pode apoiar. O presente trabalho desenvolvido no âmbito do Trabalho Final de Mestrado, modalidade de relatório de estágio, tem como objectivo central a identificação dos requisitos essenciais necessários a uma IES para a adoção de uma plataforma informática que apoie na Gestão das Competências dos seus alunos. Com base num desenho metodológico guiado pela Soft Systems Methodology (SSM) o trabalho de estágio permitiu construir um quadro teórico sobre a Gestão por Competências de modo a perceber a relevância da temática, nas instituições modernas e globais, a funcionar em rede, mas também, estudar sua relevância particular e específica nas IES no contexto atual. Possibilitou igualmente a identificação de plataformas informáticas que procuram facilitar a Gestão de Competências através da sua medida e avaliação. Com suporte no caso da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa foram identificados requisitos globais para a adequação do Matchinglab a uma IES. odemos ressalvar que O percurso aqui sintetizado permitiu concluir que pela viabilidade de adaptação da proposta Machinglab, definidos os níveis de integração da informação, perfis de acesso, e identificados os impactos organizativos, no contexto das IES.
- O trilho do saberPublication . Manuel, Carla da Conceição; Borges, TeresaEste relatório insere-se na proposta metodológica do processo ensino/aprendizagem no âmbito de uma unidade curricular única, o estágio. Está inserido no III Curso de Pós- Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde, Pólo das Beiras. No seu plano curricular estão contemplados três Módulos de estágio: Modulo I que corresponde ao Serviço de Urgência; Módulo II ao Serviço de Unidade de Cuidados Intensivos e Módulo III que é opcional, ao qual tivemos creditação. Tem como finalidade impulsionar um trabalho de auto-reflexão, imperativo para a promoção dos possíveis melhoramentos científico-pedagógicos, inerentes à substituição do anterior modelo “tradicional” pelo modelo baseado no desenvolvimento de competências. A necessidade de frequentarmos o Curso de Especialização em Enfermagem Médico – Cirúrgica, surge, pelo aumento da complexidade das doenças e pela dimensão dos recursos que impuseram com singeleza a diferenciação de profissionais. Os objectivos que pretendemos alcançar com a realização do presente relatório são: fazer uma breve caracterização estrutural e organizacional dos locais de estágio; descrever as actividades desenvolvidas ao longo dos estágios situando-as no contexto de trabalho duma unidade de cuidados intensivos e de um Serviço de Urgência; avaliar e analisar a consecução das competências técnicas, relacionais e cientificas adquiridas durante os estágios. A metodologia utilizada para a execução deste relatório baseia-se no método descritivo, através da descrição das actividades desenvolvidas e no método analítico, através da análise e fundamentação baseada nos conhecimentos pedagógicos adquiridos durante a parte teórica do curso, assim como nas experiências adquiridas ao longo do estágio e na pesquisa bibliográfica. Quanto á estrutura, este relatório encontra-se dividido em três partes. À primeira parte concerne a introdução, onde é feita uma breve apresentação das razões que estiveram na origem do presente relatório, referência aos módulos de estágio, locais e datas onde foram realizados e quais os objectivos e a metodologia usada para a sua concretização. Na segunda parte consta a análise dos objectivos delineados para os referidos estágios conjuntamente com a análise das actividades desenvolvidas e das competências adquiridas. Por último, será elaborada uma conclusão na qual é feita uma pequena reflexão pessoal do trabalho realizado assim como principais contributos que recebemos e deixámos nos serviços onde estagiámos. A elaboração deste relatório referente á analise dos estágios, trouxe-nos vários contributos, pois tivemos necessidade de fazer uma avaliação diária onde pudemos analisar e reflectir sobre as actividades desenvolvidas, reconhecendo eventuais falhas que exigissem uma mudança de atitude, levando-nos a uma maior autonomia, maior qualidade no cuidar e a uma maior visibilidade social, essencial para o desenvolvimento da profissão. A aquisição de competências, destreza técnica, planificação e tomada de decisão perante situações complexas e imprevisíveis, em contexto de Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos, foi impreterível para uma adequada abordagem ao doente crítico.