Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.45 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This dissertation aims to understand the impact of Information and Communication
Technologies (ICT) in Kindergartens and Pre-schools. In this thesis is tested if with the
implementation of such technologies it is possible to create value for parents with children
under 6 years-old and if it can became a sustainable competitive advantage.
Thus, a value creation model is developed based on four different ICT with distinct
functionalities and purposes: GPS Bracelet, Communication Platform, Homework Software and
Online Didactic Game. Four interviews and 113 online surveys is conducted to evaluate which
of those technologies are more valuable to parents with kids under 6 years old and the
characteristics of those who support each technology. Afterwards, a sustainability analysis
according to RBV model is done for those technologies that have proven to create value for
this population.
After this study, it is concluded that, in fact, some Information and Communication
Technologies can create value to parents and they can also became a sustainable competitive
advantage.
Esta dissertação tem como objectivo principal compreender o impacto das tecnologias de informação e comunicação nas creches e jardins-de-infância. Assim, testou-se se a implementação de tais tecnologias poderia criar valor para os pais de crianças com menos de 6 anos e posteriormente tornar-se uma vantagem competitiva sustentável para a escola. Para tal, é desenvolvido um modelo de criação de valor baseado em quatro tecnologias distintas com diferentes funcionalidades e finalidades: Uma pulseira GPS, uma Plataforma de Comunicação para os pais, um Software para trabalhos de casa e um jogo didáctico online. Quatro entrevistas e 113 inquéritos online foram, assim, realizados para perceber quais destas tecnologias são mais valorizadas por estes pais e quais as características dos adeptos de cada uma das tecnologias. Posto isto, é realizada uma análise da sustentabilidade das tecnologias que demostraram criar valor para os pais de acordo com o modelo RBV. Desta forma, conclui-se que sim, é possível criar valor através de algumas das tecnologias de informação e comunicação, assim como torna-las uma vantagem competitiva sustentável.
Esta dissertação tem como objectivo principal compreender o impacto das tecnologias de informação e comunicação nas creches e jardins-de-infância. Assim, testou-se se a implementação de tais tecnologias poderia criar valor para os pais de crianças com menos de 6 anos e posteriormente tornar-se uma vantagem competitiva sustentável para a escola. Para tal, é desenvolvido um modelo de criação de valor baseado em quatro tecnologias distintas com diferentes funcionalidades e finalidades: Uma pulseira GPS, uma Plataforma de Comunicação para os pais, um Software para trabalhos de casa e um jogo didáctico online. Quatro entrevistas e 113 inquéritos online foram, assim, realizados para perceber quais destas tecnologias são mais valorizadas por estes pais e quais as características dos adeptos de cada uma das tecnologias. Posto isto, é realizada uma análise da sustentabilidade das tecnologias que demostraram criar valor para os pais de acordo com o modelo RBV. Desta forma, conclui-se que sim, é possível criar valor através de algumas das tecnologias de informação e comunicação, assim como torna-las uma vantagem competitiva sustentável.
Description
Keywords
Information and Communication Technologies (ICT) as a sustained competitive advantage ICT in kindergartens Technology as competitive advantage for kindergartens Innovation and kindergartens