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Da opinião à representação : o Islão no discurso dos jornais em Portugal : 2010-2020 : Público, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Observador

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorArêas, Camila Cabral
dc.contributor.authorVentura, Helena Sofia Lourenço Cruz
dc.date.accessioned2022-03-21T15:38:01Z
dc.date.available2022-03-21T15:38:01Z
dc.date.issued2022-02-01
dc.date.submitted2021-09
dc.description.abstractOs media são elementos fundamentais na construção de significados, representações e agenda da actualidade. O seu poder é inegável na representação de eventos, fenómenos, pessoas ou grupos, também étnicos ou religiosos. Este poder estende-se aos opinion makers e à sua produção, que se pressupõe como legítima e credível, servindo como barómetro para a opinião pública. Islão e muçulmanos, segundo a literatura científica, tendem a ser representados pelos media ditos “ocidentais” de uma forma negativa, sendo associados a temas como conflito, terrorismo, intolerância e extremismo. Mais ainda, são frequentemente representados como uma massa homogénea e tratados com alteridade. A produção científica indica que os produtores de opinião que escrevem sobre o Islão em Portugal não são especialistas no tema. Igualmente, indica que o Islão português é praticamente invisível nos media e que existe a ideia não-fundamentada cientificamente de que está “bem integrado”. Esta dissertação analisa a forma como Islão e muçulmanos são tratados pelo jornalismo de opinião em Portugal, durante dez anos (2010-2020), nas versões online dos jornais portugueses o Público, o Correio da Manhã, o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias e no jornal electrónico Observador. Por meio de uma metodologia mista, que combina análise de conteúdo com análise crítica de discurso, são analisados o tratamento temático e discursivo desta cobertura jornalística que engloba 494 artigos de opinião. Identifica, ainda, os mais frequentes opinion makers sobre o tema do Islão em Portugal, chegando à conclusão de que não são, na sua maioria, especialistas no assunto. O estudo demonstra que as representações do Islão e dos muçulmanos são redutoras e maioritariamente associadas ao terrorismo e às diferenças de valores, partindo sempre de uma lógica de alteridade, e sendo quase nula aquela feita sobre o Islão português. Mais, os artigos revelam existir a pressuposição de uma identidade cristã/católica nacional.pt_PT
dc.description.abstractThe media are fundamental elements in the construction of meanings, representations, and current agenda. Their power is undeniable in the representation of events, phenomena, people or groups, whether ethnic or religious. This power extends to opinion makers and their production, which is assumed to be legitimate and credible, serving as a barometer for public opinion. Islam and Muslims, according to scientific literature, tend to be represented by the so-called “Western” media in a negative way, being associated with topics such as conflict, terrorism, intolerance and extremism. Furthermore, they are often represented as a homogeneous mass and treated with altrity. Scientific production indicates that opinion makers who write about Islam in Portugal are not experts on the subject. Likewise, it shows that Portuguese Islam is practically invisible in the media and that there is a scientifically unfounded idea that it is “well integrated”. This dissertation analyzes the way in which Islam and Muslims are treated by opinion journalism in Portugal, for ten years (2010-2020), in the online versions of the Portuguese newspapers, Público, Correio da Manhã, Diário de Notícias and Jornal de Notícias, and in the electronic newspaper Observador. Through a mixed methodology, which combines content analysis with critical discourse analysis, the thematic and discursive treatment of this journalistic coverage are analyzed, encompassing 494 opinion articles. It also identifies the most frequent opinion makers on the topic of Islam in Portugal, concluding that the vast majority are not experts on the subject. This research demonstrates that the representations of Islam and Muslims are reductive and mostly associated with terrorism and differences in values, always from a perspective of alterity, and Portuguese Islam shows no representative presence. Furthermore, the articles reveal that there is an assumption of a national Christian/Catholic identity.pt_PT
dc.identifier.tid202955885pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37103
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMediapt_PT
dc.subjectRepresentaçãopt_PT
dc.subjectAlteridadept_PT
dc.subjectIslãopt_PT
dc.subjectMuçulmanospt_PT
dc.subjectJornaispt_PT
dc.subjectImprensapt_PT
dc.subjectDiscursopt_PT
dc.subjectRepresentationpt_PT
dc.subjectAlteritypt_PT
dc.subjectIslampt_PT
dc.subjectMuslimspt_PT
dc.subjectNewspaperspt_PT
dc.subjectPresspt_PT
dc.subjectDiscoursept_PT
dc.titleDa opinião à representação : o Islão no discurso dos jornais em Portugal : 2010-2020 : Público, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Observadorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

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