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A era do jornalismo digital : o caso do Jornal Expresso que ao semanário juntou uma edição diária

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicação
dc.contributor.advisorSantos, Rogério José de Almeida
dc.contributor.authorRodrigues, Inês Barrento
dc.date.accessioned2016-06-17T09:58:33Z
dc.date.available2016-06-17T09:58:33Z
dc.date.issued2016-05-06
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO jornalismo foi uma das áreas mais afectadas com o constante avanço das novas tecnologias durante a última década. A forma como se contam histórias e se dá a conhecer as notícias sofreu uma grande alteração e o seu paradigma está sempre em constante actualização. O presente relatório de estágio foi então construído com base na experiência de trabalho durante seis meses no jornal Expresso, onde a constante inovação dos meios veio trazer ao seio dos órgãos de comunicação social um jornal totalmente digital. A investigação teórico-prática orientada pelo Professor Doutor Rogério Santos analisa a estrutura e estratégia de um jornal tradicional que teve necessidade de se (re)adaptar para enfrentar o mercado que está em constante mudança e adaptação com o crescimento da tecnologia, criando um jornal digital único em Portugal. Desta forma, este relatório procura, através de entrevistas exploratórias e grelhas de análise, encontrar um padrão na publicação de artigos diários no jornal. Ou seja, a investigadora tenciona perceber qual o método de trabalho utilizado para a criação de um jornal digital, já que as ofertas ao nível da tecnologia são inúmeras permitindo aos jornais poupar tempo e recursos. As principais conclusões mostram que a internet incentiva o jornalista a ser um profissional sedentário e de rotinas. Ou seja, atrás do computador encontramos tudo aquilo que procuramos. Contundo, é este mesmo jornal digital que poderá atrair mais leitores. Com a inserção de conteúdos interactivos nas peças jornalísticas, o leitor vai sentir-se atraído pela novidade e pelas imagens que há muito deixaram de ser estáticas passando assim a ser apresentadas em vídeo e facilitando a sua leitura.pt_PT
dc.description.abstractJournalism was one of the most affected areas with the steady advance of new technologies over the last decade. The way how journalists tell stories and make news has changed and its paradigm is a constant updated. This internship report was built by the work experience for six months in the Expresso newspaper, where the constant innovation of media has brought into the social media a new digital newspaper. The theoretical and practical research supervised by Professor Rogerio Santos analyzes the structure and strategy of a traditional newspaper which had need to (re) adapt to face the market that is constantly changing and adapting to the technological growth, creating a unique digital newspaper in Portugal. Thus, this report search, through exploratory interviews and analysis grids, find a pattern in the publication of articles in the daily newspaper. I.e., the researcher try to realize what the working method is used to create a digital newspaper, once that the new media offers in terms of technology numerous resources which is able to save time and resources of the companies. The main conclusions show that the internet encourages the journalist to be a sedentary professional who lives by routines. This means that the journalist makes his job behind the computer where we find everything we need. However, this same online newspaper is the one which will attract more readers. With the interactive contents in news stories, the reader will be attracted by the novelty and by the images that are no more static, becoming presented on video, and thus facilitating the reading for the audience.pt_PT
dc.identifier.tid201337142
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20217
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectDigitalpt_PT
dc.subjectRotinapt_PT
dc.subjectInteractividadept_PT
dc.subjectImprensapt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectArtigospt_PT
dc.subjectDigitalpt_PT
dc.subjectExpressopt_PT
dc.subjectRoutinept_PT
dc.subjectInteractivitypt_PT
dc.subjectPresspt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectNewspt_PT
dc.titleA era do jornalismo digital : o caso do Jornal Expresso que ao semanário juntou uma edição diáriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação

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